Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Conheça opções de faculdade em 2 anos agora mesmo

Você sabe que pode fazer uma faculdade de 2 anos e acelerar a sua carreira? Há opções em cursos presenciais, semipresenciais e a distância – saiba mais!

Uma faculdade de 2 anos é a opção perfeita se você tem pressa em iniciar uma profissão e ingressar rapidamente no mercado de trabalho.

Os cursos de graduação tecnológica são uma versão mais curta dos bacharelados e licenciaturas. Eles têm duração de 2 ou 3 anos, são ofertados nas modalidades presencial, semipresencial e a distância e dão o título de “tecnólogo” ao estudante, ao final do curso.

É importante frisar que não se trata de uma versão compacta de uma graduação tradicional. A diferença é que o curso superior tecnológico direciona o foco para o desenvolvimento de competências, enquanto o bacharelado foca nos conceitos e teorias.

Mas por que uma faculdade de 2 anos deve ser a sua escolha de graduação? Veja a seguir algumas razões.

3 motivos para escolher cursos de graduação tecnológica

1. Aplicabilidade do que é aprendido

Os cursos tecnológicos promovem condições para que os alunos apliquem o que aprendem em sala de aula, os aproximando de sua área de atuação. Exemplos são as aulas de laboratório, imersões profissionais e estágios.

2. Atendem eficientemente às demandas do mercado de trabalho

Os cursos de graduação tecnológica são moldados para atender as necessidades urgentes do mercado, algo que faltava nos cursos de bacharelado. Enquanto os bacharéis precisam especializar-se e direcionar suas carreiras, os tecnólogos já saem prontos para o trabalho.

3. Investimento acessível

Apesar de o baixo investimento estar diretamente ligado ao tempo reduzido da graduação, esse é um grande diferencial nessa modalidade. O valor do investimento cai pela metade, muitas vezes até mais, pois há a possibilidade de o aluno conseguir bolsas de estudos.

Dados alguns dos inúmeros motivos, é hora de você conhecer opções em faculdades e cursos superiores de curta duração.

Faculdades que duram 2 anos: conheça as opções e escolha a sua

Direcione a sua atenção para as instituições de ensino que vamos listar a seguir, pois elas podem ser o caminho do sucesso na sua vida profissional:

Em qualquer uma dessas universidades você pode encontrar o curso que tem a ver com suas habilidades, em áreas como Administração e Negócios, Tecnologia, Recursos Humanos, Saúde e Bem-estar e outras.

Como nosso compromisso é lhe mostrar o quão próximo e possível está a sua graduação, que tal conhecer alguns dos cursos disponíveis, modalidade ofertada e tempo de duração? Vamos lá!

Faculdades de 2 anos: hora de conhecer algumas opções de cursos

Antes de listarmos algumas alternativas, precisamos reforçar que os cursos tecnológicos são de graduação plena, exatamente como as licenciaturas e os bacharelados, e com diploma de curso superior válido em todo o território nacional.

Agora veja quais carreiras você pode seguir, estudando em 4, 5 ou 6 semestres:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Há um amplo campo de atuação em tecnologia da informação, assim como um mercado aquecido. Essa é uma área em franca expansão e que garantirá ocupações nas próximas décadas – lembre-se de que estamos dando os primeiros passos na indústria 4.0 e que a transformação digital guiará o futuro das organizações na próxima década.

Outras opções na área de tecnologia:

  • Banco de dados
  • Gestão de TI
  • Internet das Coisas
  • Jogos Digitais
  • Redes de computadores

Gestão do Agronegócio

Cerca de 50% das exportações no Brasil são de commodities. O agronegócio movimenta centenas de bilhões de reais por ano. Esses dados são para mostrar a importância do setor para a economia do país e que a empregabilidade na área é alta. Que tal apostar nesse curso para a sua formação e garantir seu lugar em um campo de atuação em constante crescimento?

Outros cursos em ciências administrativas e negócios:

  • Empreendedorismo
  • Comércio Exterior
  • Gestão Comercial
  • Gestão da Produção Industrial
  • Gestão da Qualidade
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão Financeira
  • Gestão Hospitalar
  • Gestão pública
  • Logística
  • Processos Gerenciais

Design Gráfico

Se você tem talento para artes, é criativo e ligado em inovações, tendências e novas tecnologias, esse pode se o curso tecnológico perfeito para você. O designer gráfico é um profissional muito requisitado tanto para atividades relacionadas à marca, como criação de logomarcas e identidade visual quanto para produções gráficas, design de editoriais, de games etc.

Gastronomia

Se o seu mundo e suas habilidades têm a ver com alimentos, temperos, bebidas e doces, tornar-se um chef pode ser uma excelente escolha. Se você acha que não tem essa habilidade, mas essa é uma área de interesse, não se preocupe, você aprenderá todo o necessário para se destacar na carreira. Fortemente ligada ao turismo, a gastronomia é um dos ramos de alta empregabilidade no país, fator que pode pesar na sua decisão por esse curso.

Fotografia

Quem tem um olhar apurado para detalhes que outras pessoas não conseguem notar pode apostar em um curso de fotografia e fazer dessa arte a sua profissão. Essa formação direciona o trabalho do profissional para vários segmentos como moda, fotojornalismo, perícia, fotografia para banco de imagens, eventos, entre outros.

Estética e cosmética

Os cuidados com a beleza e saúde do rosto e do corpo movimentam o mercado de cosméticos e serviços estéticos. Não podemos deixar de lado as terapias alternativas, que auxiliam as pessoas em busca de seu bem-estar físico e mental. Essa formação abrange esses aspectos e abre um leque de alternativas de atuação, seja com vínculo empregatício seja como empreendedor, em salões de beleza, SPAs ou clínicas estéticas, entre outros tipos de negócios.

Isso também pode lhe interessar:

Teste vocacional grátis

Confira os salários das principais profissões

Agora é a sua vez de falar: estamos curiosos para saber qual faculdade e curso você escolheu. Conte-nos tudo, o espaço dos comentários é todo seu!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário