Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Descubra se existe faculdade de Moda a distância

Veja os detalhes sobre a formação EaD e o curso de Moda!

Criação de roupas e acessórios, compras de matéria-prima, assessoria e consultoria de moda, desenvolver moldes, gerenciar desfiles e os processos de produção e distribuição de peças. Essas são algumas das funções exercidas pelo profissional da área de Moda e que são ensinadas aos futuros profissionais ao longo da graduação de Design de Moda, como também é conhecida.

Com a expansão do ensino a distância no Brasil, é comum que as pessoas interessadas por essa área tenham a dúvida se, de fato, existe curso de Moda EaD no País. De acordo com o Censo da Educação Superior 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no último ano o número de matrículas nessa modalidade ultrapassou dois milhões, enquanto o número de cursos EaD em todo o País chegou a 4.529. A seguir, você pode descobrir se um desses cursos é o de Moda.

Existe faculdade de Moda a distância?

O curso de Design de Moda pode ser encontrado a distância no grau tecnológico. Já no bacharelado, o curso só é ofertado no modelo presencial.

 A diferença entre o grau de tecnólogo e o bacharelado está, principalmente, no fato de a graduação tecnológica ter um maior enfoque para aspectos práticos, com o objetivo de oferecer aos futuros profissionais um ingresso mais rápido no mercado de trabalho.

Como funciona o curso de Moda a distância?

No modelo de ensino a distância, a maior parte da carga horária do curso é destinada para atividades online, por meio de uma plataforma virtual conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Nesse espaço, os alunos têm acesso à aulas ao vivo e gravadas, materiais de estudo, atividades, além da possibilidade de interação com colegas de turma e professores, assim como esclarecimento de dúvidas com os tutores.

Na modalidade EaD, também há a exigência de 75% de presença para ser aprovado em uma disciplina. Mas, nesse contexto, a frequência é contabilizada a partir das atividades entregues dentro do prazo.

Como o curso de Moda possui matérias práticas, o aluno deve comparecer ao polo mais próximo da instituição de ensino onde está matriculado para realizá-las com a frequência determinada pela própria instituição. A realização de atividades práticas faz parte das diretrizes do Ministério da Educação (MEC) para o curso e o estudante precisa realizá-las para se formar.

O estágio, as atividades complementares, assim como a produção, entrega e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – sujeito à aprovação – também são obrigatórios para a formação no curso de Moda e retirada do diploma.

Qual é a duração do curso de Moda?

A duração do curso de Moda varia de acordo com o grau escolhido. O bacharelado possui duração média de quatro anos, enquanto o tecnológico tem duração de aproximadamente três.

Quanto custa o curso de Moda a distância?

Segundo o site Quero Bolsa, é possível encontrar cursos de Moda a distância com mensalidades a partir de R$ 290,00.

Algumas instituições de ensino privadas aceitam o Programa Universidade para Todos (Prouni), um programa do governo que oferece bolsas de 50% e 100% para pessoas com renda de até três salários mínimos por pessoa, para as bolsas parciais, e de até 1,5 salário mínimo por pessoa, para as bolsas integrais. Para concorrer a uma bolsa de estudo é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pois a seleção é feita a partir das melhores notas na prova.

Algumas faculdades também oferecem bolsas de estudo por meio de parcerias com empresas privadas, ou até mesmo por conta própria. Essas informações podem ser obtidas na instituição de seu interesse ou em sites de bolsas de estudo.

Onde encontrar cursos de graduação a distância?

Apesar de o diploma de graduação não ser obrigatório para atuar na área de Moda, ele pode ser um diferencial na disputa por uma oportunidade no mercado de trabalho. Além disso, de acordo com dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), profissionais com diploma de nível superior ganham mais que o dobro do que aqueles que não o possuem.

Porém, antes de efetuar a matrícula em um curso de Moda em qualquer Instituição de Ensino Superior, é importante verificar se a graduação possui a autorização e reconhecimento do MEC, pois isso garante que o documento seja válido em todo o território nacional. 

A seguir, veja algumas opções de instituições que oferecem o curso de Moda na modalidade a distância, todos autorizados e reconhecidos pelo MEC:

Veja também:
Moda: curso, carreira e mercado de trabalho
Veja faculdades que oferecem graduação em Moda

Agora que você tirou suas dúvidas sobre o curso de Moda a distância, está preparado para ingressar nessa área? Responda nos comentários abaixo!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário