Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Descubra se existe faculdade de Medicina a distância

O tão sonhado curso de medicina é um dos mais disputados de se entrar no Brasil. Não é de se surpreender que muitas pessoas procuram saber se existe faculdade de medicina a distância.

Além de concorrido, o curso exige dedicação em tempo integral e longa duração, durando, no mínimo, 6 anos para formar um clínico geral. E se, no caso, você desejar se especializar em alguma área, como pediatria ou oftalmologia, são mais 2 a 3 anos de estudo.

A alta procura pela medicina como graduação também está ligada pela sua alta taxa de emprego e salário, que possui a média mais alta do país.

Por todos os motivos citados acima, entre outros, é que o MEC não autoriza ainda o curso de medicina a distância.

Se seu sonho sempre foi trabalhar na área da saúde, não desanime! Preparamos um conteúdo completo para você saber mais sobre o curso de medicina, entender os EADs possíveis na área da saúde e ainda conferir uma lista de faculdades acessíveis que podem te oferecer um ótimo negócio. Confira!

Afinal, por que o MEC não autoriza a faculdade de medicina a distância?

Uma das principais preocupações do MEC em autorizar um curso em se tornar EAD (ensino a distância) é se a grade curricular poderá ser passada de forma completa.

O curso de medicina é extenso e pede disciplinas de laboratório, como para a análise de diferentes tipos de sangue, tecidos do corpo, células, dissecação de cadáver entre outros detalhamentos biológicos e químicos.

Além disso, esses processos precisam ser acompanhados por professores na hora da atividade, tornando impossível, por enquanto, um curso como medicina ser ensinado a distância.

Se o seu sonho sempre foi fazer medicina, não precisa desanimar. Existem mais de 240 faculdades no Brasil que oferecem o curso de forma presencial.

Quais alternativas tenho para não pagar o valor total do curso?

Não é só na teoria que medicina é um curso desafiador. Os valores, para quem optar por uma faculdade privada, possuem uma média de R$4.700 reais por mês no Brasil – valor pouco acessível para uma grande parte da população brasileira.

O curso possui esse valor porque demanda um corpo docente especializado, uso de laboratórios equipados devidamente e também materiais que muitas vezes precisam ser importados.

Para aqueles que não possuem esse valor disponível, existem programas governamentais que ajudam no pagamento parcial ou total do curso. Você conhece o ProUni e o Fies?

ProUni

A sigla ProUni vem do nome Universidade para todos e é um dos programas mais famosos oferecido pelo governo brasileiro. Nele, famílias de baixa renda podem ganhar bolsas de 50% a 100% (dependendo da renda bruta mensal da família) em faculdades particulares.

Para participar, é preciso ter alcançado, pelo menos 450 pontos nas provas objetivas do Enem e nota acima de zero na redação. Porém, vale ressaltar que para o curso de medicina a nota média é mais alta.

O processo seletivo ocorre 2 vezes por ano, no começo de cada semestre.

Fies

Fies é o nome dado ao financiamento estudantil a juros baixos que o Governo Federal oferece. Nesse programa, você só começa a pagar o financiamento depois de mais de um ano da conclusão do curso.

Para participar, é também necessário ter feito o Enem e alcançado a nota mínima de 450 pontos e não zerar na redação. O Fies também exige que a renda bruta mensal da família seja no máximo de 2 salários mínimos e meio e que a pessoa nunca tenha feito ensino superior antes.

A boa notícia é que eles priorizam financiamentos para medicina, principalmente para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (exceto o Distrito Federal).

Quais os outros cursos na área da saúde que eu poderia escolher?

Se por hora um curso na área da saúde em tempo integral ou o valor não são viáveis para a sua realidade, que tal considerar outro curso na área da saúde?

Não existe faculdade de medicina a distância, mas existem cursos como biomedicina, farmácia e até enfermagem! Saiba mais sobre algumas das opções:

  • Farmácia – novidade entre os cursos EADs, o curso de farmácia agora também pode ser estudado à distância. O curso dura 5 anos e possui uma grade curricular bem completa.
  • Biomedicina – biologia ou medicina? Com esse curso você não precisa escolher! Biomedicina é o curso destinado para os estudos de doenças que atingem o ser humano. Causas, tratamentos e medidas de prevenção são alguns dos pontos ensinados neste curso que dura 4 anos e oferece diploma de bacharelado.
  • Fonoaudiologia – área voltada para a comunicação, voz e audição, este curso dura 4 anos e estuda os principais distúrbios que atingem essas áreas, assim como seus possíveis tratamentos.
  • Radiologia – o curso EAD de radiologia se trata de um tecnólogo, ou seja, tem menor duração, comparado aos já citados, e é mais voltado para a área de trabalho. Nele, é ensinado como lidar com máquinas de diagnósticos de imagem, como Raio-X, tomografia, entre muitos outros. O curso dura 3 anos e oferece diploma de nível superior.
  • Nutrição – muito popular nas faculdades presenciais, o curso de nutrição também pode ser encontrado na modalidade a distância. A grade curricular é a mesma que a do curso presencial, ensinando a propriedade dos alimentos e como utilizá-los para promoção da saúde e bem-estar. O curso dura 4 anos.
  • Fisioterapia – se ajudar pacientes durante do processo de recuperar é o que você quer, o curso de fisioterapia é o ideal. Ele ensina como cuidar de pacientes lesionados ou que desejam melhorar qualidade de vida. O curso dura em média de 4 a 5 anos.

    Quais são as faculdades presenciais aprovadas pelo MEC que oferecem medicina?

    Se o seu negócio é medicina mesmo, é importante escolher uma faculdade que seja aprovada pelo MEC. Conheça as principais:

      Essas faculdades também oferecem muitos dos cursos a distância na área da saúde citados acima.

      Veja também:

      Conheça o curso de Biomedicina a distância da Estácio

      Descubra quais são os melhores cursos de fisioterapia EAD

      E você? Pensando em fazer medicina ou algum outro curso na área da saúde? Conta para gente nos comentários!

      Mostrar ComentáriosFechar Comentários

      Deixe um comentário