Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Descubra se existe faculdade de Engenharia a distância

Uma pesquisa divulgada pela revista Exame mostrou que até 2020 a procura por engenheiros irá crescer 15%. A área anda junto com o desenvolvimento do país, que anda investindo cada vez mais em infraestrutura, mercado imobiliário e na descoberta de jazidas de pré-sal.

Os pontos citados acima somados à grande gama de opções no setor de engenharia faz com que cada vez mais pessoas se interesse pela área, que além de oportunidade também oferece uma boa média salarial no mercado.

Se você está pensando em investir na carreira de engenharia mas não disponibilidade de fazer uma faculdade presencial, temos uma ótima notícia: existe faculdade de Engenharia a distância!

Para te explicar como funciona o EAD de engenharia, os tipos de cursos disponíveis e as principais faculdades que oferecem os cursos, é que preparamos esse guia. Confira abaixo!

Como funciona o curso de engenharia EAD?

O curso de engenharia EAD é um dos mais ofertados no país. Isso porque, além de oferecer diferentes tipos de engenharia, ainda conta com várias vantagens, independente do segmento escolhido.

Conheça alguns dos principais benefícios da faculdade de engenharia a distância:

  • Possui valores mais acessíveis do que cursos presenciais;
  • Possui flexibilidade de aulas, já que pode ser feito onde e quando quiser;
  • Pelo fato das aulas serem online, só é necessário um computador ou dispositivo móvel para assistir aulas;
  • É reconhecido pelo MEC e dá direito a diploma de ensino superior.

    Os cursos de engenharia EAD possuem uma grade curricular muito parecida com o do presencial. No entanto, é preciso reforçar que, dependendo do curso de engenharia que você escolher, algumas atividades podem ser presenciais, como, por exemplo, a realização de um exame ou apresentação de trabalho.

    Quais são os tipos engenharia que eu posso fazer a distância?

    Para quem deseja fazer engenharia mas ainda não se decidiu pela especialidade ainda, separamos as opções que estão disponíveis via EAD para te ajudar a tomar uma decisão.

    Engenharia Civil

    A Engenharia Civil é um dos cursos mais conhecidos dentro da área. Nele, você irá trabalhar com a concepção, construção e manutenção de espaços físicos, como, por exemplo, prédios, shoppings, escadas e qualquer outro tipo de construção ou reforma.

    O engenheiro civil é capacitado para criar, fazer a gestão e acompanhar de perto qualquer parte do processo da obra.

    Engenharia de Produção

    Engenharia também tem tudo a ver com gestão de pessoas. O engenheiro de produção, por exemplo, é treinado para gerenciar pessoas, a parte financeira e procurar por formas de aumentar a produtividade de uma empresa.

    Resumindo, este profissional é responsável por criar e fazer a gestão de projetos que visam a melhoria em sistemas de produção de bens e serviços.

    Engenharia Elétrica

    Se você é a pessoa que naturalmente já gosta de consertar qualquer aparelho que quebre dentro de casa, que tal se tornar um engenheiro eletricista? O profissional dessa área aprende como criar, executar e gerenciar projetos na área da eletrônica e eletrotécnica, lidando, principalmente, com a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

    Engenharia Mecânica

    Se a parte mecânica é onde você mais se identifica, a engenharia mecânica vai te ensinar como cuidar de projetos; desde o desenvolvimento até a parte da construção e manutenção de máquinas e equipamentos.

    Projetar e fabricar motores, máquinas mecânicas de todo tipo, veículos, sistemas de aquecimento e refrigeração e outras ferramentas da área mecânica.

    Engenharia de Comunicações

    Assim como diz o nome, o engenheiro de comunicação é responsável por cuidar dos sistemas de comunicação de um determinado espaço. Esse profissional é capaz de desenvolver e implementar esses sistemas, assim como gerenciar operações, manutenção e fabricação de equipamentos.

    Engenharia Ambiental

    Focado principalmente no meio ambiente, a principal preocupação de um engenheiro ambiental é encontrar formas de reduzir impactos ambientais e recuperar espaços degradados. É esse tipo de profissional que ajuda a identificar o problema de uma área e atua para encontrar soluções para o controle de problemas ambientais, sendo capaz de criar, implementar e monitorar seus projetos.

    Engenharia de Computação

    Se você gosta de computadores, já pensou em ser um engenheiro? A engenharia de computação é a área que cuida do desenvolvimento de computadores e seus periféricos. O profissional formado nesse tipo de engenharia é capaz de fazer a programação e arquitetura de computadores, assim como seus periféricos, hardwares e sistemas operacionais.

    Engenharia Ambiental e Sanitária

    Muito parecido com o curso de engenharia ambiental, esse curso tem como foco principal auxiliar na criação de projetos para a expansão e das redes de água e esgoto. Esse profissional é o responsável não só por criar projetos, mas como também fazer a coordenação e administração de redes de distribuição de água e estações de tratamento de esgoto. O foco é garantir que o ar, a água e o solo serão preservados.

    Engenharia de Controle de Automação

    Esse curso é bastante relacionado a otimização dos processos dentro de uma indústria. O engenheiro de controle de automação é responsável por criar e executar projetos de automação industrial. Esse profissional também gerencia e opera os equipamentos relacionados com a automação, sendo também responsável por programar máquinas e adaptar softwares aos processos industriais.

    Engenharia de Software

    Relacionado com ciências da computação, a engenharia de softwares utiliza de algumas técnicas e tecnologias da área para especificar, desenvolver e fazer a manutenção de sistemas de softwares de qualidade, ou seja, que ofereçam um bom desempenho e segurança. Esse profissional se concentra mais na parte prática da produção de um sistema de software.

    Em quais faculdades é possível encontrar engenharia a distância?

    Agora que você já aprendeu que não só existe faculdade de engenharia a distância como também uma grande variedades de opções, conheça os principais institutos reconhecidos pelo MEC que oferecem esses cursos:

    Veja também:

    Confira os melhores cursos de engenharia a distância

    ProUni vale para curso EAD?

    E você? Já sabia que existe faculdade de engenharia a distância ou foi novidade? Está pensando em fazer algum desses cursos citados acima? Conta para a gente nos comentários!

    Mostrar ComentáriosFechar Comentários

    Deixe um comentário