Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba tudo sobre fazer o ensino superior a distância

Conheça as práticas de ensino dessa modalidade.

O ensino a distância é uma modalidade educacional que se caracteriza por apresentar mais de 70% do conteúdo através de atividades didático-pedagógicas que não exigem a presença dos estudantes e professores em um mesmo lugar ou na mesma hora.

Nessa modalidade, o processo de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação.

Segundo os dados do Censo de Educação Superior realizado em 2016 pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), os cursos superiores a distância apresentaram um crescimento de 50% nos últimos anos.

Isso se deve provavelmente aos inúmeros benefícios do ensino EAD, tais como: flexibilidade de horário e custo mais acessível para o estudante.

O crescimento dessa modalidade de ensino também proporcionou uma maior aceitação desse tipo de formação no mercado de trabalho atual.

Como funciona o ensino a distância?

Os cursos a distância têm algumas características e exigências específicas, veja a seguir algumas delas.

Computador e internet

A educação a distância acontece em ambientes de aprendizado online, com canais de diálogo, fóruns especializados, textos pedagógicos, videoaulas, dentre outros recursos tecnológicos. Por isso, o aluno precisa ter um computador atualizado, com configurações mínimas e internet rápida, a partir de 2 Mbps.

Dessa forma, o estudante terá acesso ao ambiente de aprendizagem sem falhas ou pausas.

Provas e avaliações

Assim como os cursos presenciais, a graduação a distância possui exames, trabalhos, frequência, notas mínimas e repetência, exigindo tempo e dedicação.

As provas para avaliar o aprendizado são realizadas com metodologias diferentes, de acordo com o curso e a universidade escolhida, mas elas são fundamentais para a aprovação dos alunos.

Além disso, para a realização das provas, você precisará se descolocar até um polo de apoio da instituição para fazê-las.

Professores e tutores

Para auxiliar o aprendizado, os alunos contam com professores e tutores na modalidade EAD.

Os professores são responsáveis pela criação de conteúdos de suas disciplinas. Além da preparação dos conteúdos das aulas e da definição do material didático a ser utilizado, eles devem garantir que tudo esteja disponível nas plataformas online para acesso dos alunos, e ainda elaborar as avaliações contínuas e presenciais.

Além disso, os docentes também devem analisar o conteúdo oferecido aos estudantes para verificar se foi suficiente para o aprendizado da matéria. Se necessário, ele deverá melhorar o material oferecido, as ferramentas de aprendizagem e a abordagem.

No que diz respeito aos tutores, são responsáveis por auxiliar os alunos durante todo o curso. Eles devem acompanhar o estudante, colocando-se à disposição para conversas sobre os conteúdos e dúvidas. Além disso, ele é responsável por comunicar os professores sobre as dúvidas e questões mais frequentes apresentadas sobre a disciplina.

O tutor também pode pesquisar sobre as temáticas das aulas, repassando aos alunos, quando necessário, textos, vídeos e materiais externos que possam agregar ao conhecimento obtido no curso.

Resumindo, ele é responsável pela interação, supervisão e bom relacionamento entre aluno e professor.

Em alguns cursos a distância, é possível encontrar um mesmo treinador atuando como professor e tutor, incentivando os alunos a evoluir na aquisição do conhecimento.

Quem pode fazer o ensino superior a distância?

Assim como os cursos presenciais, os alunos do ensino superior a distância precisam ter o ensino médio completo.

Além disso, o estudante deve ter acesso à infraestrutura mínima exigida para esse tipo de modalidade de ensino, como computador, tablet ou celular com acesso a internet.

Ao contrário do que muitos pensam, o ensino a distância não é mais fácil que o presencial, pois quem opta pela modalidade EAD precisa ter disciplina, capacidade de concentração e saber gerir seu tempo.

Mas o que pode ser tratado como um grande desafio, ao final, torna-se mais uma importante habilidade desenvolvida na graduação. Disciplina, concentração e gestão de tempo são características que todos os empregadores buscam ao contratar novos funcionários.

Formas de ingresso

Para ingressar em um curso a distância, o aluno pode:

  • Fazer a prova de vestibular tradicional na instituição de ensino escolhida;
  • Fazer um vestibular agendado na universidade ou polo de apoio;
  • Fazer um exame virtual, em tempo real, no site ou plataforma de aprendizagem da instituição escolhida;
  • Usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
  • Fazer a transferência de um curso presencial para a modalidade EAD.

Diplomas

Ao contrário do que muitos pensam, os diplomas da educação a distância são totalmente válidos e têm o mesmo valor dos diplomas do ensino presencial.

O Ministério da Educação (MEC) avalia todos os cursos da modalidade a distância, por isso, as graduações aprovadas pelo órgão emitem diplomas iguais aos cursos presenciais, sem nenhuma restrição.

Assim, fique atento: antes de definir a instituição onde vai estudar, verifique se ela foi aprovada pelo MEC. Caso a instituição não tenha recebido uma nota suficiente para a aprovação do curso, mesmo que você conclua todas as disciplinas e avaliações, seu diploma não terá validade para o mercado de trabalho.

Confira as principais instituições particulares que oferecem cursos à distância no Brasil

Com tantas opções disponíveis atualmente, escolher a faculdade ideal não é uma tarefa fácil, não é verdade?

Quando se fala sobre ensino a distância, as dúvidas sobre a instituição certa são ainda maiores.

Para te ajudar nessa missão, selecionamos as principais instituições particulares do Brasil que oferecem excelentes cursos superiores EAD, confira:

Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

Atuando no ensino superior há 24 anos, o Centro Educacional Anhanguera possui mais de 100 cursos nas modalidades presencial e EAD.

Com polos de apoio bem localizados e distribuídos por todo o Brasil, a instituição possui duas modalidades de ensino a distância: uma totalmente online e outra semipresencial.

No ensino superior 100% online, o aluno terá acesso ao conteúdo das disciplinas (aulas e materiais) por meio de uma plataforma de ensino online. Além disso, receberá o suporte de um tutor por meio da internet, auxiliando no desenvolvimento das atividades e possíveis dúvidas. Nessa modalidade, o estudante deve comparecer à instituição ou ao polo de apoio apenas para participar do encontro inaugural e para para realizar as avaliações do curso, duas vezes por semestre.

Na modalidade semipresencial, o aluno deverá ir ao polo da instituição 1 vez por semana para assistir videoaulas e interagir com seu tutor e colegas de curso. Nos outros dias da semana, o conteúdo didático é disponibilizado apenas no ambiente virtual, podendo ser acessado em qualquer hora e local.

Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Com mais de 50 anos de história no setor educacional, a Universidade Cruzeiro do Sul pertence a um dos maiores grupos privados de educação superior do Brasil.

Observando o desenvolvimento do ensino a distância no país, a instituição implantou em 2001 um núcleo de EAD, que se transformou posteriormente na Cruzeiro do Sul Virtual.

A Cruzeiro do Sul Virtual é responsável por organizar e desenvolver todas as atividades pedagógicas relacionadas aos cursos superiores a distância.

Atualmente, o grupo possui aproximadamente 500 polos de apoio ao ensino EAD e mais de 50 cursos de ensino superior (bacharelado, licenciatura e tecnológico).

Faculdade Pitágoras – Minas Gerais

Com mais de 45 anos de história, a Faculdade Pitágoras pertence a um importante grupo de ensino privado do país, a Kroton Educacional.

Comprometida com a educação e a inovação, a instituição possui 250 mil estudantes matriculados no ensino a distância.

Com um projeto pedagógico específico e conteúdos desenvolvidos por especialistas, os cursos de graduação EAD da Faculdade Pitágoras são autorizados pelo MEC e utilizam uma moderna ferramenta de ensino a distância, disponibilizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

É importante saber também que, além dessas, existem outras excelentes faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem excelentes cursos a distância. Conheça algumas:

Veja também:

Faculdades online com menores mensalidades

Cursos a distância ajudam a aumentar o salário

Agora que você já está sabendo tudo sobre o ensino superior a distância, conta para a gente qual modalidade você pretende fazer. É só deixar um comentário aqui embaixo!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário