Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Veja quando sai o resultado do Encceja e saiba onde estudar

Se você realizou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) neste ano, provavelmente está ansioso para saber o seu desempenho e descobrir se conquistou o tão sonhado diploma do ensino fundamental ou médio. 

Então, para consultar a página do participante do Encceja 2020 e ter acesso ao resultado oficial e aos gabaritos das provas, separamos aqui tudo o que você precisa saber antes de conferir o seu desempenho no exame.

Leia também: Descubra tudo sobre o Encceja 2020

Resultado do Encceja 2020: gabaritos e notas das provas

O Encceja 2020 foi aplicado em todo o território nacional no dia 29 de agosto de 2021, e os gabaritos oficiais das provas já foram liberados logo em seguida, no dia 1º de setembro. Você pode consultá-los no site da Inep para conferir seus erros e acertos.

Mas e as notas das avaliações? Ainda não há uma data exata marcada para a divulgação dos resultados oficiais. Neste ano, ainda, a realização do Encceja foi adiada duas vezes devido à pandemia do coronavírus, por isso houve um atraso generalizado em todo o calendário do exame – atrasando desde a aplicação da prova até a divulgação dos resultados finais.

De qualquer forma, fique de olho no portal do exame no site da Inep – em breve, o edital oficial deve ser atualizado com a data certinha da liberação dos resultados. 

Como é calculada minha nota do Encceja?

Vale reforçar que não é somente com o gabarito em mãos que o participante do exame consegue saber sua nota. Isso porque, para calcular a nota de cada candidato no Encceja, é usada a TRI (Teoria de Resposta ao Item).

Este é o mesmo método de correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que consiste em dividir as questões do exame entre os níveis fácil, médio e difícil. Com base nisso, as questões são distribuídas aleatoriamente no exame, e a ideia é poder avaliar assim cada participante considerando todos os níveis do conhecimento.

Sendo assim, recomendamos que você espere de fato a divulgação dos resultados oficiais do Encceja 2020. Só após isso você saberá se conseguirá seu tão sonhado certificado de conclusão do ensino básico.

EaD - jovem negra sorri e segura calendário em uma mão e celular em outra

Como ver o resultado do Encceja 2020?

Uma vez que os resultados forem divulgados, você vai precisar página do participante Encceja e ter acesso ao resultado final da prova, você vai precisar seguir as instruções a seguir:

  • Passo 1: antes de tudo, acesse o portal da Inep e vá em página do participante.
  • Passo 2: você precisará fazer o seu login, inserindo o seu CPF e a senha de acesso que você criou no momento de realizar sua inscrição. 
  • Passo 3: por questões de segurança, aparecerá uma figura principal seguida de algumas opções de figuras para você clicar. Escolha a correta e clique em “Enviar” para seguir.
  • Passo 4: pronto! Você já deve ter acesso à página do participante Encceja com todas as informações sobre sua inscrição e o exame.

O que fazer com as notas do Encceja?

Os participantes que conseguirem a nota mínima exigida em cada prova podem obter um Certificado de Conclusão para a etapa de ensino que se inscreveu (fundamental ou médio). Veja qual é a pontuação que você precisa garantir o certificado de conclusão:

Notas mínimas para o Ensino Fundamental

  • Ciências Naturais: 100 pontos
  • Matemática: 100 pontos
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física: 100 pontos
  • História e Geografia: 100 pontos
  • Redação: 5,0 pontos

Notas mínimas para o Ensino Médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 100 pontos
  • Matemática e suas Tecnologias: 100 pontos
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 100 pontos
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: 100 pontos
  • Redação:  5,0 pontos

Se você alcançou tais resultados, o próximo passo é a tão sonhada certificação! Para tê-la em mãos, é só seguir as instruções que aparecem no seu Resultado Individual, no portal do Encceja no site da Inep.

Mas se você não alcançar as notas suficientes em todas as áreas do conhecimento exigidas na prova, não se preocupe: você sempre pode tentar novamente no ano seguinte. E ainda, se conseguir ser aprovado em apenas uma ou mais áreas do conhecimento, não precisará prestar novamente essas provas nos exames seguintes, pois o Encceja te garante um certificado de proficiência das matérias em que você já foi aprovado.

Fazendo uma faculdade após o Encceja

Com o seu certificação de conclusão do ensino médio em mãos, dê continuidade aos seus estudos: comece a cursar o ensino superior! Afinal, a principal exigência para começar um curso de nível superior é ter concluído o ensino médio.

Comece decidindo qual é o curso que você deseja seguir, ou saiba em qual área você gostaria de trabalhar. Com essas informações certas, você já consegue começar a analisar suas opções de faculdades e se preparar para a nova fase!

Cogite realizar o Exame Nacional do Ensino Médio, pois com o seu resultado do Enem você consegue se aplicar para milhares de faculdades públicas ou privadas.

É possível fazer um curso superior de tecnologia, um bacharelado ou uma licenciatura. Para entender um pouco melhor sobre cada um, explicamos abaixo:

Tecnológicos

Os cursos tecnológicos são de curta duração: em 2 anos, você conquista o seu diploma universitário para conseguir melhores oportunidades de trabalho. Essa graduação é voltada para o mercado e prepara o aluno para atuar em um ramo específico em que geralmente não há outras graduações disponíveis.

Bacharelados

Os bacharelados duram de 4 a 6 anos. Esse tipo de graduação oferece uma formação mais ampla ao estudante, permitindo que ele exerça profissões regulamentadas e não regulamentadas no ramo.

Licenciatura

As licenciaturas duram cerca de 5 anos e preparam o aluno para atuação no ensino básico como professor ou gestor de escolas públicas e privadas.

Onde estudar após o Encceja?

Se você já sabe qual curso quer seguir e vai tentar se aplicar em faculdades particulares, saiba que há uma infinidade de possibilidades para você nessa trajetória.

Antes de tudo, é possível se aplicar para várias instituições com a sua nota do Enem, com o ingresso direto ou até mesmo com o ProUni (para quem necessita de bolsas de estudos) ou o Fies (programa de crédito estudantil do governo federal que facilita o ingresso no ensino superior).

Certifique-se de escolher faculdades particulares credenciadas e autorizadas pelo MEC. Para facilitar sua vida, separamos algumas instituições que são referência no ensino superior e oferecem os melhores preços e condições facilitadas de pagamento. Veja só:

São faculdades que oferecem dezenas de cursos de graduação para você escolher, e possibilitam o ingresso tanto na modalidade presencial quanto à distância (EAD). Além disso, estão presentes em centenas de cidades brasileiras e concedem descontos especiais e financiamentos privados para te ajudar ainda mais nos seus estudos.

Veja também: Saiba tudo sobre o resultado do Encceja 2020

Conheça as faculdades que duram 2 anos e veja como fazer

Já sabe qual curso pretende fazer na faculdade? Deixe um comentário abaixo dizendo o nome da graduação dos seus sonhos!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!