Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Veja quais cursos técnicos EAD que estão em alta em 2020

Descubra quais cursos técnicos a distância estão em alta e veja as melhores opções para se qualificar e obter seu diploma de nível superior.

Conseguir uma formação profissional rápida, com foco nas necessidades do mercado de trabalho, e ainda ter a liberdade de organizar os próprios horários de estudo – essas são algumas das vantagens de fazer um curso técnico a distância (EAD).

Para se matricular em um curso técnico, é preciso estar cursando o ensino médio ou já ter concluído essa etapa escolar. Dependendo da carga horária e da distribuição de aulas nos semestres, é possível concluir essa formação no período de 1 a 3 anos.

Técnico ou tecnólogo?

Os cursos técnicos são uma ótima alternativa para quem deseja entrar logo no mercado de trabalho e garantir alguma renda, mas a melhor forma de crescer na carreira e conseguir salários mais altos é cursar um ensino superior na faculdade. 

Segundo dados do IBGE, os brasileiros com diploma de nível superior ganham mais que o dobro do que aqueles que têm apenas o ensino médio.

E, se o que você busca é uma faculdade de curta duração e com foco na prática profissional, os cursos superiores tecnológicos (que formam tecnólogos) são a opção perfeita. 

Duram entre 4 e 6 semestres, podem ser feitos na modalidade EAD e habilitam o profissional tanto para o mercado de trabalho privado quanto para concursos públicos e programas de pós-graduação.

Abaixo, listamos 6 cursos técnicos EAD que estão em alta em 2020, acompanhados pela formação de nível superior correspondente. Confira!

Cursos técnicos EAD em alta:

1. Administração

O setor de Administração tem alta empregabilidade e está entre os mais abrangentes e procurados pelos estudantes brasileiros. O curso dura 2 anos e forma profissionais para atuar em diferentes funções administrativas e de apoio gerencial: expedição de documentos, controle de estoque, operação de sistemas de informação, entre outras.

Formação de nível superior: Processos Gerenciais

Também com duração de apenas 2 anos, a graduação tecnológica em Processos Gerenciais EAD combina disciplinas de Administração, Economia e Comunicação para formar profissionais capazes de pensar nas melhores soluções de gestão em diferentes tipos de organizações. 

Está disponível, por exemplo, na Universidade Anhanguera e no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

2. Agronegócio

O setor agropecuário é o que mais cresce na economia brasileira. Com o uso cada vez maior de tecnologia na área, a demanda por profissionais qualificados só aumenta.

O curso técnico em Agronegócio tem duração média de 4 semestres (2 anos) e forma profissionais para atuar na produção, no armazenamento, no processamento e na distribuição de produtos agrícolas e derivados.

Formação de nível superior: Gestão de Agronegócios

O curso superior tecnológico de Gestão de Agronegócios forma profissionais capacitados para implementar soluções que tornem as empresas do setor mais eficientes e competitivas. A formação dura 6 semestres (3 anos) e inclui disciplinas de Economia, Gestão, Meio Ambiente e Tecnologia. 

Entre as universidades que oferecem o curso está a Cruzeiro do Sul Virtual.

3. Estética

No Brasil, a área de Estética é conhecida por apresentar crescimento mesmo em tempos de crise. O curso técnico da área prepara o aluno para selecionar e executar procedimentos estéticos faciais e corporais, usando técnicas manuais e com o auxílio de equipamentos e produtos cosméticos. A formação dura 1 ano e meio, em média.

Formação de nível superior: Estética e Cosmética

Com duração de 4 semestres (2 anos), a graduação em Estética e Cosmética combina disciplinas de Anatomia, Fisiologia, Cosmetologia e Química, com aulas práticas em laboratórios. 

O curso em formato EAD está disponível, por exemplo, na UNOPAR.

4. Informática

Essa é uma das formações técnicas mais tradicionais e procuradas – tanto pelos estudantes quanto pelo mercado de trabalho. O curso, que geralmente dura 3 ou 4 semestres (até 2 anos), prepara o aluno para lidar com equipamentos físicos (hardware) e com programas e aplicativos (software).

Formação de nível superior: Gestão de Tecnologia da Informação

A graduação tecnológica em Gestão de Tecnologia da Informação (TI) tem duração de 4 semestres (2 anos) e inclui disciplinas sobre Programação, Governança de TI, Tecnologias para Internet e Inteligência de Negócio. 

Está disponível, na modalidade EAD, em universidades como a UNICID e a UNIFRAN.

5. Técnico em Marketing

Com tantas plataformas disponíveis para se comunicar com potenciais clientes, sai na frente quem consegue traçar boas estratégias de comunicação. 

O profissional com formação técnica em Marketing pode trabalhar com análise de vendas, relacionamento com clientes e fornecedores, operação de telemarketing, estudos de mercado e apresentação de produtos e serviços. O curso dura entre 2 e 4 semestres (até 2 anos).

Formação de nível superior: Marketing

Essa é a faculdade ideal para quem gosta de se comunicar e formular estratégias de venda e relacionamento com clientes. Para quem busca um curso com foco em internet e redes sociais, outra opção é o curso tecnológico em Marketing Digital.

Ambos têm duração de 2 anos, são oferecidos no formato EAD e estão disponíveis na Universidade Anhanguera.

6. Técnico em Programação de Jogos Digitais

Mais um setor conhecido por crescer mesmo em cenários de crise econômica. O técnico em Programação de Jogos Digitais atua no desenvolvimento, na implantação e na manutenção de jogos para computadores, consoles e dispositivos móveis. A duração média do curso é de 3 semestres (1 ano e meio).

Formação de nível superior: Jogos Digitais

A graduação tecnológica em Jogos Digitais apresenta e detalha toda a cadeia de produção do game: conceito, desenvolvimento, produção, lançamento e atualizações. Inclui disciplinas de Matemática, Física, Lógica e Linguagens de Programação. 

Na Cruzeiro do Sul Virtual, essa faculdade dura 4 semestres (2 anos).

Afinal, como decidir onde estudar?

Ao pesquisar onde fazer um curso técnico ou uma graduação tecnológica, verifique sempre se a instituição de seu interesse tem credenciais válidas para emitir certificados e diplomas. 

Para facilitar sua busca por uma boa faculdade, listamos abaixo instituições que são reconhecidas pelo MEC (Ministério da Educação), oferecem diversas graduações de curta duração no formato EAD e têm sistemas próprios de bolsas e descontos. Conheça e clique para saber mais:

Leia também:

Descubra quais são os 7 cursos de tecnólogo mais bem pagos

Tecnólogo ou bacharelado? Qual o melhor? Saiba mais!

Você pretende fazer um curso técnico? E planeja cursar uma faculdade? Em qual área? Conte para a gente nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário