Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba quais os cursos mais procurados no mercado de trabalho

Confira cursos superiores em alta no mercado de trabalho que podem aumentar bastante suas chances de sucesso profissional.

Ao escolher qual curso superior fazer, é preciso levar vários fatores em consideração: suas preferências e habilidades, o valor da mensalidade, o tempo de formação e a perspectiva de sucesso na carreira escolhida.

É claro que sempre existe espaço para bons profissionais em todas as áreas, mas algumas profissões têm sido mais requisitadas no mercado de trabalho. Você sabia que, em alguns setores, há dificuldade para encontrar trabalhadores especializados mesmo em tempos de crise? 

Isso acontece principalmente na área de Tecnologia da Informação e em setores que combinam conhecimentos de áreas tradicionais com o domínio de ferramentas digitais. Segundo a empresa multinacional de recursos humanos Randstad, por exemplo, estão em alta carreiras nas seguintes áreas:

  • Tecnologia (programação, desenvolvimento e experiência do usuário) 
  • Business Intelligence (Inteligência de mercado)
  • Marketing digital
  • Operação de cadeias de suprimentos
  • Controle de qualidade

A boa notícia é que existem várias opções de cursos superiores que podem preparar você para atuar nessas áreas. E, se você trabalha ou não tem disponibilidade para frequentar uma faculdade presencial, é possível encontrar ótimas alternativas de formação no formato a distância (EAD). A seguir, vamos detalhar algumas dessas opções.

Tecnologia da Informação

Se você gosta da área de Exatas e está disposto a trabalhar com informática e sistemas de informação, procure saber mais sobre os seguintes cursos:

  • Ciências da Computação (bacharelado)
  • Gestão da Tecnologia da Informação (grau tecnológico)
  • Redes de Computadores (grau tecnológico)
  • Sistemas de Informação (bacharelado)
  • Sistemas para Internet (grau tecnológico)
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas (grau tecnológico)
  • Banco de Dados (grau tecnológico)
  • Ciência de Dados (grau tecnológico)
  • Gestão de Tecnologia da Informação (grau tecnológico)
  • Internet das Coisas (grau tecnológico)

Os cursos superiores do tipo bacharelado duram de 4 a 6 anos e são mais abrangentes, enquanto os cursos de grau tecnológico (que formam tecnólogos) têm duração de 2 a 3 anos e formam profissionais mais especializados.

A graduação tecnológica, aliás, é uma ótima opção para quem deseja entrar rapidamente no mercado de trabalho. Muitos desses cursos são também oferecidos no formato EAD ou semipresencial. 

Na Cruzeiro do Sul Virtual, por exemplo, é possível encontrar várias das graduações tecnológicas que listamos acima. Entre elas, vale destacar aquelas que preparam os alunos para trabalhar com grandes volumes de dados (big data), uma atividade com crescente demanda de especialistas.

O curso de Ciência de Dados, por exemplo, forma profissionais capazes de inovar e atuar em diversas frentes: negócios, estatística, programação, inteligência artificial, entre outras. 

O cientista de dados, especialista em extrair informações úteis dos bancos de dados, é peça central na tomada de decisão nas organizações. De acordo com o site Glassdoor, em que os profissionais podem registrar seus salários, a média de rendimentos dos cientistas de dados é de R$ 7.650,00 por mês.

Marketing e Inteligência de mercado

Também estão em alta no mercado de trabalho os trabalhadores especializados em analisar o comportamento do consumidor, definir o público certo de ações de vendas e ajudar as empresas a se destacarem da concorrência. Entre os cursos que podem preparar você para atuar nesse mercado estão os da área de Marketing. 

A Universidade Anhanguera, por exemplo, oferece graduação tecnológica em Marketing, com duração de dois anos, nas modalidades presencial e a distância. No ciclo de formação específica da graduação, o aluno se aprofunda em tópicos como Análise de relacionamento com o cliente, Gestão, Planejamento de Marketing, Promoção e Vendas.

Para quem deseja trabalhar especificamente com ferramentas digitais, existe o curso de grau tecnológico em Marketing Digital, também com duração de dois anos e disponível no formato EAD. Os estudantes aprendem sobre modelos de negócios, atendimento ao cliente, métricas de acompanhamento de ações comerciais, avaliação de resultados, análise de dados e gestão de iniciativas em redes sociais e outros ambientes digitais.

Logística e suprimentos

Como vimos, outra área em alta é a de Operação de cadeia de suprimentos. Trata-se de um setor relacionado à Logística e à Gestão de Operações em empresas. O especialista da área é responsável por coordenar e integrar todos os componentes de uma cadeia de produção, incluindo atividades de compras, gestão de depósitos e deslocamento dos produtos.

Na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), está disponível a graduação tecnológica em Logística, com duração de dois anos e formato EAD. O tecnólogo na área pode assumir funções de encarregado, coordenador e chegar a postos de alta gestão, como diretor de operações ou de suprimentos.

Controle de qualidade

Outro curso que está entre os mais procurados pelo mercado é o de Gestão da Qualidade. A graduação também é disponibilizada no formato EAD e grau tecnológico na Cruzeiro do Sul Virtual

Esse profissional trabalha na implantação e no cumprimento de padrões e normas de produção nas organizações. Os alunos estudam metodologias de projetos, sistemas de auditoria, certificações e como aplicar ferramentas de qualidade dos processos produtivos.

Onde estudar

Ao pesquisar instituições de ensino superior, lembre-se de escolher uma faculdade que seja reconhecida e bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC). Entre as universidades que cumprem esses requisitos e apresentam ótimas opções de graduações semipresenciais e a distância estão estas:

Ao optar por uma instituição reconhecida pelo MEC, você terá a garantia de que seu diploma será válido e aceito em todo o país. Lembrando, ainda, que o diploma fornecido em cursos superiores a distância tem a mesma validade daquele obtido em faculdades presenciais. 

Outro ponto importante: além de os cursos EAD serem normalmente mais baratos do que os presenciais, as universidades que listamos acima oferecem programas próprios de bolsas, descontos e financiamento. 

Gostou das opções? Então, entre em contato com a instituição de seu interesse para saber mais.

Leia mais:

Conheça outros cursos em destaque no mercado de trabalho

Ensino a distância: saiba como funcionam os cursos EAD

Que curso você pretende fazer na faculdade? Ainda está em dúvida? Conte para a gente nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário