Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Veja como é e onde fazer o curso técnico de Enfermagem online

Confira todas as informações sobre o curso técnico de Enfermagem a distância e saiba onde estudar para garantir um diploma reconhecido!

O curso técnico de Enfermagem a distância é uma boa oportunidade para quem deseja se profissionalizar numa área onde há grande oferta de empregos.

Após concluir essa formação de nível médio é possível atuar em hospitais, clínicas,  e empresas de home care, entre outros locais. Para ter sucesso na profissão, é preciso ter afinidade com a área de saúde, gostar de lidar com pessoas e saber trabalhar em equipe.

A seguir você terá todas as informações sobre o curso técnico em Enfermagem online, além de conhecer algumas instituições reconhecidas pelo MEC que o oferecem.

Como é o curso técnico de Enfermagem a distância

O curso técnico de Enfermagem EAD tem duração média de dois anos, divididos em quatro semestres, assim como os cursos presenciais.

Os requisitos para a matrícula normalmente são: estar cursando a partir do segundo ano do ensino médio e completar 18 anos até o término do curso. Porém, algumas instituições exigem que o aluno tenha o ensino médio completo para se matricular.

No curso técnico em Enfermagem a distância o aluno pode assistir a parte teórica das disciplinas, que equivale a aproximadamente 33% da carga horária, pela internet. Já a parte prática das matérias é feita presencialmente na instituição de ensino, em aulas de laboratório, uma vez por semana, geralmente aos sábados. Logo, podemos classificar o curso como semipresencial.

Além disso, o curso exige o cumprimento de 600 horas de estágio supervisionado, que pode ser realizado em hospitais e unidades básicas de saúde.

Depois de se formar, o aluno precisa obter seu registro profissional no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) de sua região. Para obter esse registro é necessário ter concluído o curso técnico numa instituição reconhecida pelo MEC (indicaremos algumas em outro tópico).

Grade curricular

O currículo do curso técnico de Enfermagem a distância é igual ao da formação presencial e costuma incluir matérias como:

  • Anatomia e fisiologia aplicada à Enfermagem
  • Assistência de Enfermagem ao paciente crítico
  • Ética na Enfermagem
  • Enfermagem em saúde do idoso
  • Enfermagem na saúde coletiva
  • Enfermagem na clínica médica e cirúrgica
  • Enfermagem e saúde mental
  • Enfermagem no centro cirúrgico
  • Enfermagem na saúde da mulher, do neonato e da criança
  • Farmacologia aplicada à Enfermagem
  • Fundamentos básicos de gestão em Enfermagem
  • Fundamentos da Enfermagem
  • Parasitologia e microbiologia
  • Procedimentos básicos da Enfermagem

O que faz um técnico de Enfermagem?

O técnico em Enfermagem pode atuar em diferentes segmentos do setor de saúde, como clínicas, hospitais, consultórios médicos, ambulatórios, laboratórios e empresas de home care.

É possível trabalhar como empregado no setor privado, prestar concurso para ser funcionários público ou atuar como autônomo, especialmente na área de prestação de cuidados domiciliares a idosos e pessoas com necessidades especiais.

Exemplos de atividades realizadas pelo técnico em Enfermagem:

  • Acolher pacientes na chegada ao hospital
  • Administrar medicamentos conforme prescrição médica
  • Coletar materiais para exames laboratoriais
  • Checar a punção venosa

Onde fazer o curso de técnico em Enfermagem online

Embora seja uma formação de nível médio, o curso técnico de Enfermagem semipresencial é oferecido por algumas instituições de ensino superior, como Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), Faculdade Pitágoras (PITÁGORAS) e Universidade de Franca (UNIFRAN).

Porém, o mais recomendado e melhor para quem busca uma carreira na área de Enfermagem é cursar a faculdade, não o curso técnico.

Faculdade de Enfermagem

Enquanto o técnico de Enfermagem é um profissional de nível médio, o enfermeiro precisa passar pela faculdade de Enfermagem, que é do tipo bacharelado e dura de quatro a cinco anos.

A legislação estabelece que ao enfermeiro cabe o exercício pleno da Enfermagem, sendo inclusive responsável por supervisionar e coordenar o trabalho dos técnicos. Quem faz a graduação também pode dar aulas em cursos técnicos.

Levando isso em consideração, podemos dizer que a faculdade de Enfermagem traz melhores oportunidades de crescimento profissional e renda, em comparação ao curso técnico.

Algumas instituições de ensino, como o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), já oferecem o curso no formato semipresencial, no qual o aluno não precisa comparecer à faculdade todos os dias.

Onde estudar

Abaixo você pode conferir uma pequena lista de faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de Enfermagem.

São instituições que estão presentes em diferentes regiões do país, participam de programas do governo como Fies e Prouni, além de terem sistemas próprios de concessão de bolsas de estudos, crédito estudantil facilitado e descontos diversos:

Veja também:

Saiba mais sobre o curso técnico em Análises Clínicas

Descubra quanto custa uma faculdade de Medicina

Como vimos, o curso técnico de Enfermagem permite que o aluno se profissionalize em apenas dois anos e oferece várias oportunidades de trabalho, embora a faculdade de Enfermagem seja a melhor opção para quem deseja crescer na carreira e ganhar mais.

E você, pretende fazer o curso técnico ou a faculdade de Enfermagem? Deixe seu comentário aqui embaixo!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário