Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Descubra se existe um curso de Direito EAD

Conheça algumas das oportunidades de carreira para quem estuda Direito e saiba se é possível fazer um curso de graduação a distância nessa área.

O curso de Direito é, certamente, um dos mais desejados pelos estudantes brasileiros. De acordo com o último Censo da Educação Superior, realizado em 2019, entre todos os cursos de graduação, o de Direito é o campeão em número de matrículas, contando com mais de 831 mil universitários por todo o Brasil!

Em grande parte, essa alta procura se deve ao fato de que as carreiras da área de Direito costumam oferecer ótimos salários e muitas oportunidades de emprego. Quer conhecer um pouco mais sobre estas carreiras e descobrir se é possível estudar Direito a distância? Continue a leitura que a gente te explica tudo!

Tem como fazer Direito a distância?

Apesar de se tratar de um curso bastante teórico, o Ministério da Educação (MEC) ainda não homologou o curso de Direito para a modalidade EAD. Por isso, mesmo com a alta procura dos alunos, no momento, as instituições de ensino superior não estão autorizadas a abrir turmas de Direito a distância.

Se você quer muito fazer esse curso, mas por algum motivo não pode comparecer todos os dias à sala de aula, uma boa alternativa pode ser a modalidade semipresencial, que já é oferecida em algumas faculdades. Esta modalidade, também chamada de “flex”, é um meio termo entre o ensino presencial e o ensino a distância. Desta forma, algumas disciplinas são ofertadas on-line, enquanto outras seguem o modelo presencial.

Cursos de Direito presenciais

Na modalidade presencial, as opções são inúmeras. Você pode conferir a lista completa das faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de Direito no portal E-MEC, mas, para facilitar a sua vida, veja aqui uma lista de algumas boas opções:

Como é a carreira de quem se forma em Direito

Quem se forma em Direito pode optar por ser advogado ou por prestar um concurso público para seguir outras carreiras jurídicas, como a de Juiz, Delegado, Promotor, Defensor ou Procurador. As possíveis especialidades são diversas: direito civil, tributário, trabalhista, previdenciário, penal, empresarial, ambiental, entre outras.

O Exame da OAB

O Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) é obrigatório para quem quer exercer advocacia. Sem a aprovação da OAB, o bacharel fica impedido de advogar. O Exame é dividido em duas fases, sendo a primeira composta por 80 questões de múltipla escolha com quatro alternativas. A segunda fase, chamada de “prova prático-profissional”, é focada na área do direito escolhida pelo candidato no ato da inscrição. Trata-se de uma prova escrita, que contém quatro questões discursivas e uma peça processual.

Para passar da primeira fase, é preciso acertar, pelo menos, 50% da prova. Na segunda fase, para ser aprovado, o candidato deve alcançar 60% da pontuação máxima da prova!

O mercado de trabalho

O mercado de trabalho oferece diversas possibilidades aos profissionais da área de Direito. É possível trabalhar em escritórios de advocacia, em instituições do governo, e em qualquer tipo de empresa. O salário varia de acordo com a área de atuação e, também, com a localidade. Em geral, contudo, pode-se dizer que os profissionais autônomos, como os advogados que têm seus próprios escritórios, acabam tendo salários menos constantes, enquanto os que optam por serem funcionários de empresas ou do governo tendem a ter salários mais estáveis.

O mercado é bastante competitivo, mas algumas faculdades ajudam o aluno a ingressar no mercado de trabalho. É o caso da Anhanguera, por exemplo, que tem um portal de vagas exclusivo para seus alunos, onde empresas parceiras buscam pessoal qualificado.

Em muitas das instituições de ensino superior que oferecem o curso de Direito, você ainda poderá contar com a ajuda de programas de incentivo à educação como o FIES e o ProUni, além de possibilidades de bolsas de estudos, convênios, descontos e parcelamento das mensalidades. Consulte a faculdade do seu interesse para obter mais informações sobre as condições de pagamento!

Outros cursos de ensino superior a distância

Se você também estiver considerando outras possibilidades de ensino superior além do Direito, confira os cursos disponíveis nas faculdades que listamos abaixo. Todas elas oferecem cursos EAD em diversas áreas do conhecimento, um deles pode ser o ideal para você!

Veja:

Veja também:

Lista de cursos de graduação e pós-graduação

Tem interesse em cursar Direito na modalidade EAD? Conte para a gente nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!