Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Faculdades a Distância

Podologia EAD, tudo que você precisa saber

24 de fevereiro de 2021
Imagem default
Imagem do autor
Escrito poradmin

Quem já teve seus pés tratados por um podólogo sabe: mais que estética, a podologia traz qualidade de vida! É por isso que essa profissão, assim como outras da área de saúde e bem-estar, tem ocupado um espaço cada vez mais sólido e expressivo no mercado de trabalho.

Como consequência, os cursos na área de podologia têm sido bastante procurados. O legal é que, ainda assim, não faltam opções para os interessados. Hoje em dia, além de serem muitos, os cursos para a formação de podólogos estão disponíveis em diversos formatos. Assim, é possível escolher entre fazer uma graduação ou pós-graduação, na modalidade presencial ou a distância (EAD), de curta ou média duração.

Ficou interessado nessa oportunidade de carreira, mas quer entender melhor o que estuda e o que faz um profissional de podologia? Vamos lá que a gente te explica todos os detalhes!

O que faz um podólogo?

A podologia é a área responsável pelo cuidado dos pés, que são os membros que sustentam os nossos corpos. Já parou para pensar nisso? É por meio dos nossos pés que nos levantamos e nos locomovemos ? e, para isso, eles carregam todo o nosso peso.

Ao fazer esse esforço diversas vezes ao dia ? muitas vezes, em sapatos nada confortáveis ? é comum que, com o tempo, nossos pés comecem a apresentar sintomas de desgaste: calos, rachaduras, unhas encravadas, dores, entre outros.

É aí que se nota a importância do podólogo ? o profissional de podologia, que estuda questões de anatomia, fisiologia, patologia, microbiologia e até imunologia relacionadas aos pés, a fim de promover a saúde e o bem-estar da nossa principal base de sustentação corporal.

Nesse sentido, além de atuar diretamente no tratamento de diversas patologias, o podólogo também realiza trabalhos preventivos e terapêuticos em pés saudáveis, que incluem o corte técnico das unhas, a remoção de excessos de pele, a indicação de calçados apropriados ao paciente, a aplicação de cremes para hidratação profunda e a massagem de reflexologia, por exemplo.

Veja algumas das patologias tratadas por podólogos

  • Micoses de unha
  • Bicho de pé
  • Olho de peixe
  • Unha encravada
  • Calosidades
  • Esporão de calcâneo
  • Joanete
  • Fasciíte plantar
  • Pé cavo

+ Confira o Teste Vocacional Grátis, feito pela Quero Bolsa

Em quais áreas um podólogo pode se especializar?

Além de ter a possibilidade de trabalhar com atendimentos genéricos ? enfrentando, conforme a demanda, todos os tipos de caso ? o podólogo pode optar por aprofundar seus conhecimentos em determinada área para especializar os seus atendimentos.

Confira algumas das áreas de especialização da Podologia

  • Podopediatria: cuida dos pés das crianças, acompanhando o seu desenvolvimento e intervindo, quando necessário, a fim de contribuir para o crescimento correto e saudável dos pés infantis;
  • Podogeriatria: cuida dos pés dos idosos, tratando patologias e desconfortos associados ao envelhecimento, no intuito de promover o bem-estar deste público;
  • Podologia desportiva: cuida dos pés dos atletas, que tendem a sobrecarregá-los muito mais que pessoas comuns. Nesta área, o podólogo atua na prevenção e no tratamento de lesões associadas ao esporte praticado pelo paciente;
  • Podologia laboral: cuida dos pés dos trabalhadores, considerando o ambiente de trabalho, a postura corporal e o desempenho de movimentos repetitivos e/ou exaustivos durante a jornada de trabalho como possíveis fatores de influência negativa na saúde dos pés;
  • Pé de risco: os podólogos especializados nesta área cuidam de pés que apresentam alterações neurológicas, metabólicas, sistêmicas e/ou vasculares, e que, por isso, precisam ser acompanhados e tratados por um profissional capaz de evitar complicações maiores, cujos agravamentos podem, inclusive, causar a necessidade de amputação dos pés.

Qual é a diferença entre podólogo e pedicure?

Na hora de buscar um tratamento para os pés, é muito comum que as pessoas fiquem em dúvida se devem procurar um podólogo ou pedicure. Embora ambas as profissões estejam relacionadas ao cuidado com os pés e à promoção do bem-estar, existe uma clara diferença entre elas.

Enquanto o pedicure dedica-se à estética dos pés ? prestando, portanto, serviços de embelezamento ?, o podólogo preocupa-se com a saúde desses membros do corpo. Assim, ainda que os tratamentos de podologia costumem melhorar ou manter a boa aparência dos pés, esse é um efeito secundário, pois não é essa a finalidade deles.

Além disso, as duas profissões têm diferenças em termos de formação. Para o pedicure, o mercado não costuma demandar uma formação específica. No caso do podólogo, por outro lado, exige-se que o profissional tenha feito um curso na área de podologia.

Quanto ganha um podólogo?

Como na maioria das profissões, a média salarial de um podólogo varia conforme a localidade. Nos grandes centros do Brasil, um podólogo generalista costuma ganhar, de início, por volta de 2 mil reais. Conforme o profissional vai ganhando experiência e se qualificando, esta média tende a aumentar.

No caso de podólogos autônomos, que trabalham com atendimento domiciliar ou atendem em estabelecimentos próprios, e de podólogos especializados, os ganhos podem ser consideravelmente maiores, a depender da carteira de clientes que o profissional conseguir formar.

Onde estudar Podologia?

Atualmente, diversas instituições de ensino, em todo o Brasil, oferecem cursos na área de Podologia. Além de não faltarem opções, os formatos disponíveis são muitos: é possível escolher entre fazer uma graduação (tecnólogo ou bacharelado) ou, para aqueles que já têm um diploma de ensino superior em área relacionada, uma pós-graduação (especialização); e, ainda, optar entre estudar presencialmente ou a distância (EAD) ? a oferta de cursos a distância, inclusive, é enorme!

A duração varia conforme o tipo de curso escolhido. As graduações do tipo bacharelado são mais completas, sobretudo em termos de teoria, mas também são mais demoradas, tendo duração mínima de 7 semestres para podologia. As do tipo tecnólogo, por outro lado, duram entre 4 e 5 semestres. Por serem mais rápidas, são mais focadas na prática. Quer saber quais faculdades oferecem essas possibilidades? Confira a nossa lista completa:

Já as pós-graduações costumam ser mais curtinhas, podendo ser concluídas em apenas um semestre. Esta última opção, contudo, é restrita àqueles que já possuem diploma de ensino superior relacionado à área. Veja a seguir opções de cursos de pós-graduação na área de Podologia:

E então, ficou animado em seguir carreira na área de Podologia? Conta pra gente aqui nos comentários!

Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 10/01/2023
Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Esses são 7 motivos para você não trancar a faculdade

Por Amanda Nonato em 03/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Próprio negócio? Veja 6 cursos para quem quer empreender

Por Amanda Nonato em 14/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.