Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Descubra tudo sobre o curso de Enfermagem EAD

Descubra mais sobre a faculdade de Enfermagem EAD e confira opções de boas faculdades que oferecem este curso de graduação.

A graduação em Enfermagem é uma formação que capacita o profissional de maneira ampla. Mais do que um profissional cuja atuação está restrita a prestar assistência ao médico, o enfermeiro tem um papel fundamental na recuperação do paciente.

Este profissional ajudará no pré e pós-operatório dos pacientes, além de apoiá-los em sua recuperação de cirurgias ou a conviver com limitações físicas.

Atualmente, o curso de Enfermagem também pode ser feito na modalidade a distância. Isso porque já há algumas opções de cursos de Enfermagem credenciados pelo Ministério da Educação (MEC).

Como funciona o curso de Enfermagem a distância

Com duração de aproximadamente 5 anos, a faculdade de Enfermagem EAD é oferecida no grau de bacharelado e proporciona ao estudante uma formação ampla para atuar com Enfermagem.

Ao longo de sua formação, o aluno é preparado para atuar em equipes de saúde de diferentes especialidades, apoiar e prestar assistência direta a pacientes, liderar auxiliares de enfermagem e também auxiliar na realização de cirurgias.

A grande diferença entre o curso presencial e aquele a distância é que no EAD as aulas são gravadas e assistidas online. Dessa forma, o estudante tem mais autonomia e liberdade para gerenciar sua rotina de estudos.

Ao se matricular, o aluno receberá acesso a uma área logada, onde encontrará as aulas e diversos outros materiais de apoio e aprofundamento. Dentro desse ambiente, ele participará de uma comunidade online, onde os professores publicam suas aulas previamente gravadas e disponibilizam bibliotecas com conteúdos de apoio, textos, vídeos, links e outros materiais.

Além disso, nesse ambiente, será possível conversar com tutores, pessoas dedicadas a prestar atendimento aos alunos sobre dúvidas do conteúdo do curso e questões administrativas.

Outro recurso que os cursos a distância oferecem aos alunos é a possibilidade de utilizar as ferramentas de comunicação para trabalhos em grupo, troca de experiências e realização de debates.

As atividades práticas na faculdade de Enfermagem a distância

O dia a dia de um enfermeiro é marcado pelo contato intenso com pessoas em diferentes situações, como médicos, pacientes e familiares de enfermos.

Por isso, a faculdade de Enfermagem na modalidade a distância prevê uma carga horária considerável de atividades presenciais, condição estabelecida pelo Ministério da Educação para autorizar o funcionamento de uma graduação EAD.

O curso também prevê aulas presenciais para disciplinas como Anatomia, Fisiologia, Farmacologia e Bioquímica.

Ao longo da graduação, essas atividades são organizadas para que o estudante possa se programar com antecedência e costumam acontecer em centros de apoio ao estudante, espaços mantidos pela universidade em diversas localidades.

Trata-se de espaços contendo salas de aula, laboratórios, bibliotecas e setor administrativo.

Por isso, no momento da escolha de seu curso, opte por uma faculdade que ofereça polo de apoio estruturado e seja próxima de sua casa ou cidade.

O que se estuda na faculdade de Enfermagem a distância

O currículo da faculdade de Enfermagem na modalidade a distância é equivalente ao da modalidade presencial. Em ambos os cursos, o aluno entrará em contato com conteúdos de formação geral e específica, tendo disciplinas como Anatomia, Genética, Psicologia, por exemplo.

Entre as matérias mais específicas do curso estão aquelas que abordam fundamentos da profissão e do dia a dia do profissional de Enfermagem em centros cirúrgicos, no cuidado com idosos, no atendimento em unidades de saúde, Pediatria, terapia intensiva e outros.

Embora o currículo possa variar de faculdade para faculdade, algumas disciplinas costumam ser comuns em todos os cursos dessa formação:

  • Anatomia
  • Biofísica
  • Biologia Celular
  • Bioquímica
  • Farmacologia
  • Fisiologia Humana
  • Fundamentos da Epidemiologia
  • Genética
  • Histologia e Embriologia
  • Imunologia
  • Microbiologia
  • Nutrição
  • Parasitologia
  • Patologia em Enfermagem
  • Psicologia da Saúde
  • Saúde da Família
  • Saúde do Trabalhador

Onde encontrar boas faculdades de Enfermagem a distância?

Atualmente existem poucas universidades credenciadas pelo Ministério da Educação a oferecer o curso de Enfermagem a distância. Somente as faculdades credenciadas estão autorizadas a emitir diplomas válidos no mercado de trabalho.

Entre as autorizadas, destacamos o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), que tem um curso entre os mais bem avaliados, e também possui centros de apoio ao estudante espalhados por todo o país.  

Leia mais:

Confira as 10 melhores faculdades com ensino a distância

Então, já decidiu cursar uma faculdade de Enfermagem a distância? Conta pra gente nos comentários qual faculdade você escolheu!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário