Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Descubra tudo sobre o curso de Direito online

Direito é uma área que nunca está em baixa por aqui. Com oportunidades tanto no setor público quanto no privado, há décadas é uma das profissões mais buscadas pelos brasileiros.

Não é à toa que o país se tornou o campeão em número de advogados no mundo – sim, pode acreditar! São mais de um milhão de profissionais formados atualmente – número mais alto que nos Estados Unidos ou no Reino Unido, por exemplo.

Pois saiba que nem mesmo essa concorrência tem afastado os interessados das salas de aula. Atualmente temos mais de 800 mil alunos matriculados, que devem chegar ao mercado de trabalho nos próximos anos.

Será que muitos deles já estão fazendo um curso de Direito online? E se estão, como funciona? Em quais faculdades é possível encontrá-lo?

A gente tem a resposta para essas questões e muitas outras nos próximos parágrafos. Acompanhe!

O curso de Direito online

Seria uma boa poder estudar Direito a distância. Com uma forcinha da tecnologia, o curso poderia chegar até as cidades mais distantes do país, ampliando ainda mais as oportunidades de formação.

Também seria ótimo para quem tem um dia a dia atribulado. O formato permite conciliar os estudos com a rotina, já que o aluno pode adaptar o curso à própria disponibilidade.

Como Direito é um curso muito teórico, seria possível estudar as matérias praticamente sem ter que sair de casa. Por meio da internet, os alunos acessariam as aulas e estabeleceriam contato com professores, tutores e outros alunos. Todo o conteúdo estaria disponível 24 horas por dia, para estudar em qualquer horário.

Uma beleza, hein?

Mas onde estudar Direito online? Veja no tópico a seguir.

Faculdades de Direito online

Por enquanto, o sonho de estudar Direito online vai ter que esperar: o curso está disponível apenas no formato presencial.

O Ministério da Educação (MEC) não reconheceu, até agora, nenhuma faculdade de Direito na modalidade a distância.

Se você viu alguma instituição oferecendo curso de Direito online por aí, deixe de lado. Quando um curso não é reconhecido pelo MEC, o diploma não tem validade no mercado de trabalho – mesmo quando há promessas de fazer validação mais adiante.

Isso significa, em termos práticos, que você não vai poder atuar na área como bacharel ou advogado. E nem se inscrever no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou prestar concursos públicos que exigem bacharelado em Direito.

Mas não precisa desanimar.

Direito é uma graduação tão popular que pode ser encontrada em mais de 900 faculdades por todo o país, com mensalidades que cabem em todos os bolsos.

A dica para fazer um curso de qualidade é optar por uma faculdade bem avaliada pelo MEC – e que, de preferência, tenha uma unidade próxima à sua casa ou seu trabalho.

Conheça algumas faculdades privadas onde dá para fazer um bom curso de Direito no formato presencial:

Outros cursos na área de Direito online

Se você quer muito estudar online algo na área de Direito, existem algumas alternativas que dá para levar em conta.

São cursos superiores de tecnologia com forte apelo jurídico, duração mais curta (dois a três anos, em média) e que podem ser feitos a distância – com o reconhecimento do MEC!

Eles não permitem que o profissional atue formalmente como advogado ou jurista, mas garantem entrada com o pé direito na área. Conheça as alternativas:

  • Investigação Forense e Perícia Judicial – Forma profissionais que atuarão nas áreas de investigação, fraudes, inteligência e perícia.
  • Serviços Penais – Lida com gestão de serviços penitenciários e populações carcerárias.
  • Segurança Pública – Trata de temas como defesa civil, segurança, legislação e ordem pública.

Veja algumas faculdades onde você pode encontrá-los:

Como pagar a faculdade de Direito online

Cursos presenciais como o de Direito exigem uma infraestrutura pesada: salas de aula, bibliotecas físicas, professores, laboratórios, funcionários de apoio, etc. – por isso custam mais do que os online.

Ainda bem que existem algumas excelentes alternativas para estudar Direito sem estourar o orçamento.

Em algumas delas dá para conseguir bolsa e fazer o curso totalmente sem gastar um real sequer.

Veja algumas opções que separamos para você:

ProUni – Para quem está atrás de uma bolsa de estudos integral ou parcial, talvez o ProUni seja a melhor saída. Trata-se do maior programa de incentivo à formação superior no país. Por meio dele, estudantes que fizeram o Enem mais recente podem disputar bolsas em cursos de todas as áreas – inclusive Direito – em faculdades privadas de primeira linha. A oferta é grande e a concorrência é alta. Os participantes devem atender a certos requisitos de renda familiar, formação escolar e de desempenho nas provas. As inscrições abrem duas vezes ao ano.

FIES – Se você busca um financiamento estudantil a juros baixos e prazo a perder de vista, provavelmente o FIES será sua primeira escolha. O programa do governo federal oferece essa facilidade a quem procura formação superior em faculdades particulares de todo o país. O benefício é concedido por meio de um processo seletivo. São selecionados estudantes com as melhores médias em qualquer Enem a partir de 2010 e que atendam ao critério de renda familiar mensal bruta estipulado pelo MEC. São duas oportunidades por ano de participar.

Parcelamento Estudantil – Se você não fez o Enem ou não está a fim de encarar os trâmites burocráticos do ProUni ou do FIES, talvez a melhor maneira de fazer um curso superior pagando menos seja por meio dos programas de parcelamento estudantil oferecidos pelas próprias faculdades particulares. Instituições como o Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA) e a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)  dão a possibilidade de parcelar até 70% do valor do curso sem dificuldades. A cobrança só vem depois da formatura, com juros baixos.

Promoções e Convênios – Muitas faculdades têm convênios com empresas, o que pode render um desconto de até 40% no valor da mensalidade do curso de Direito. Outras têm promoções interessantes que podem se converter em mensalidades mais em conta nos primeiros semestres, descontos por pontualidade, etc. Verifique a disponibilidade junto à faculdade onde você quer estudar.

Veja também:

Existe faculdade de Psicologia a distância? Descubra

Qual seria sua escolha: Direito presencial ou outro curso online na área? Conte para a gente!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário