Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba tudo sobre o curso de Design Gráfico online

Para onde quer que você olhe, pode ter certeza que ali existe o trabalho de um designer gráfico: na embalagem do lanche, na identidade visual do ônibus, no desenho do seu cartão do banco, na tela do seu celular, na interface de sua rede social favorita e até no site em que você está lendo este texto!

Deu para sentir a importância desse profissional no mercado de trabalho?

O curso de Design Gráfico já é bastante popular na modalidade presencial. De uns tempos para cá, passou a ficar disponível também no formato online, o que facilita muito a vida de quem precisa estudar e conciliar atividades do dia a dia.

Vamos então conhecer um pouco sobre o curso de Design Gráfico online, descobrir quais faculdades oferecem o curso, saber o que se estuda e o nível de formação?

Basta ficar ligado a seguir!

Como é feito o curso de Design Gráfico online?

Design gráfico é um curso que envolve bastante teoria (história da arte, teoria das cores, comunicação visual, etc.) mas também tem um uma carga considerável de atividades práticas (aprender a lidar com os principais softwares, desenvolver projetos para meios diversos, etc.).

Entre as faculdades que oferecem o curso, você vai encontrar duas formas de estudar: uma que é quase totalmente a distância e outra que equilibra a parte presencial e online.

A opção a distância é ideal para quem tem o dia a dia atribulado e só consegue estudar nos horários livres. São realizados poucos encontros presenciais ao longo do semestre — uma ou duas vezes, para aplicação de provas finais, apresentação de trabalho ou de alguma dinâmica entre professores e alunos.

No semipresencial, há uma quantidade maior de aulas tradicionais, com todos os alunos em sala de aula, acompanhados de professores e tutores. A frequência desses encontros pode variar de faculdade para faculdade, mas, no geral, vai de uma vez por semana a uma vez a cada 15 dias. Nesses momentos, os alunos desenvolvem projetos nos laboratórios de informática, aprendem a manusear softwares, etc.

Em ambos os formatos, grande parte das aulas é mesmo online. Ao se matricular no curso, o aluno ganha acesso a uma plataforma digital de aprendizagem. Lá ele tem tudo disponível para acompanhar as disciplinas do semestre: textos, apostilas, aulas em vídeo, bibliotecas, ferramentas de contato para tirar dúvidas, conexão com outros alunos e muito mais.

Como o curso tem um aspecto prático forte, muitas das atividades são feitas e enviadas pelo próprio sistema de aprendizagem. Os professores e tutores analisam o material recebido e orientam os alunos sobre como melhorar seus projetos.

O que se estuda em Design Gráfico online?

O curso de Design Gráfico online traz bastante conteúdo sobre expressão gráfica, design digital, desenho, comunicação e semiótica.

A seguir, temos um uma amostra das disciplinas oferecidas pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL):

  • Expressão Gráfica
  • Expressão Plástica
  • Ergonomia e Percepção Visual
  • Design Tipográfico
  • Ilustração por Computador
  • Fotografia
  • Teoria da Comunicação e Semiótica
  • Tratamento de Imagens Gráfica e Digital
  • Motion Design
  • Recursos Audiovisuais
  • Projetos Gráficos para Mídias Digitais
  • Narrativas Gráficas
  • Design Contemporâneo
  • Propriedade Intelectual
  • Teoria e História da Arte e do Design
  • Gestão de Marketing em Design
  • Design Sustentável e Responsabilidade Social
  • Desenho Técnico Aplicado

Quanto custa estudar Design Gráfico online?

Está preparado para uma ótima notícia? O curso de Design Gráfico online pode ser bem acessível!

Em algumas instituições, como a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), com menos de R$ 300 por mês já dá para garantir a formação na área. Perto dos valores cobrados por uma faculdade presencial, é uma economia e tanto!

Esse valor ainda pode ser ainda menor, se você buscar a ajuda de programas de incentivo.

Por exemplo, quem fez o Enem mais recente e tirou uma boa pontuação pode tentar o ProUni. O programa concede bolsas de estudos parciais ou integrais em centenas de cursos, incluindo Design Gráfico online. A participação, no entanto, é restrita aos alunos que se encaixam nos perfis socioeconômicos determinados pelo MEC. As inscrições abrem duas vezes ao ano e a seleção é bem concorrida.

É possível também tentar usar facilidades como o desconto por pontualidade, aproveitar promoções eventuais ou financiar o curso com os sistemas de crédito oferecidos pelas próprias faculdades. Informe-se sobre essas opções junto à secretaria do local onde você planeja estudar.

Onde estudar Design Gráfico online?

O curso de Design Gráfico no formato a distância está disponível em nove faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Trata-se de uma graduação de nível tecnológico, com dois anos de duração e formação voltada para as necessidades do mercado de trabalho, o que amplia bastante as chances de conseguir emprego rapidamente.

Vamos conhecer algumas faculdades que oferecem o curso:

Fazendo curso de Design Gráfico online em uma faculdade reconhecida pelo MEC, você sai com o diploma de nível superior nas mãos e pode usá-lo para disputar uma vaga de emprego de designer gráfico, fazer pós-graduação ou se inscrever em concursos públicos.

Veja também:

Conheça tudo sobre o curso de Design de Interiores EAD

O que achou do curso de Design Gráfico online? Vai tentar esse formato ou prefere o presencial? Conte para a gente aqui nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário