Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba tudo sobre o curso de Design de Interiores online

O curso de Design de Interiores online ensina o aluno a criar ambientes a partir de conceitos estéticos, funcionais e de sustentabilidade.

A duração média é de dois anos e meio e o curso é do tipo superior de tecnologia, ou tecnólogo: oferece uma formação focada nas necessidades do mercado de trabalho, com alta empregabilidade.

O profissional de Design de Interiores pode trabalhar em escritórios de arquitetura, empresas, fábricas, lojas e hotéis, bem como atender a clientes particulares.

Tem interesse em seguir essa carreira? Então conheça agora mesmo tudo sobre o curso de Design de Interiores online: como funciona, quais são as principais matérias e onde estudar para garantir um diploma reconhecido no mercado de trabalho!

Sobre o curso de Design de Interiores online

Design de Interiores é uma atividade em alta. A criação do curso superior é relativamente recente, e veio responder a uma demanda do mercado por profissionais especializados.

Sabe quando você entra em uma casa, loja ou empresa e imediatamente se sente bem? Isso tem a ver com o Design de Interiores. Aquela iluminação agradável, móveis charmosos, com materiais confortáveis e dispostos de modo funcional no ambiente são frutos de muita análise e planejamento.

Para conseguir esse efeito, o profissional tem que trabalhar com uma série de variáveis, como ergonomia, sustentabilidade, organização, segurança estética e adequação do ambiente ao público que vai utilizá-lo.

Mas como funciona esse curso a distância?

A maior parte do curso de Design de Interiores online acontece em uma plataforma virtual que você pode acessar em sua casa, pela internet.

Essa plataforma traz todos os textos teóricos, exercícios, vídeos, aulas gravadas e também algumas tarefas práticas que podem ser feitas online e enviadas para avaliação.

Há canais de contato sempre disponíveis para tirar dúvidas e falar com os tutores e professores do curso.

O curso de Design de Interiores online também tem uma parte presencial. Ela ocorre no polo de apoio ou unidade da faculdade. Ali, o aluno participa de tarefas práticas, assiste a algumas aulas e interage com seus companheiros de graduação.

Embora os encontros presenciais não sejam a tônica do curso, eles têm importância fundamental para a discussão, cara a cara, com professores, tutores e colegas, sobre conceitos criativos e alternativas de disposição espacial de ambientes.

O que se estuda no curso online de Design de Interiores?

O contexto do ambiente a ser criado é super importante para o Design de Interiores. Por isso, algumas das matérias centrais do curso envolvem o projeto de ambientes com usos distintos: comerciais, institucionais ou residenciais.

Um bom arsenal de conhecimentos histórico-artísticos também entra em jogo, com matérias como Estética, História do Mobiliário e História das Arte.

O curso traz ainda disciplinas específicas, como Conforto Ambiental, Ergonomia e Representação Gráfica Digital, para que o designer tenha ferramentas para apresentar suas propostas ao cliente.

Pegamos como exemplo de grade curricular o curso a distância da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), uma das maiores instituições do Brasil quando se fala em cursos superiores online.

Veja as disciplinas estudadas:

  • Cenografia
  • Conforto Ambiental
  • Desenho Técnico Aplicado ao Design de Interiores
  • Ergonomia Aplicada ao Design de Interiores
  • Estética
  • Estilo e História do Mobiliário
  • Expressão Gráfica
  • Expressão Plástica
  • História das Artes
  • Fotografia
  • Instalações Prediais: Elétrica e Hidráulica
  • Materiais e Acabamento para Design de Interiores
  • Modelagem Gráfica Digital
  • Modelos Tridimensionais Aplicados ao Design de Interiores
  • Paisagismo para Interiores
  • Patrimônio e Restauro
  • Projeto de Interiores: Comercial
  • Projeto de Interiores: Institucional
  • Projeto de Interiores: Residencial
  • Projetos Interdisciplinares em Design
  • Representação Gráfica Digital

Outras faculdades podem ter grades curriculares um pouco diferentes e as matérias podem receber outros nomes. Mas, basicamente, o conteúdo é o mesmo – aliás, o conteúdo do curso de Design de Interiores online é equivalente ao do presencial.

Onde posso estudar Design de Interiores online?

Design de Interiores online é uma opção relativamente recente no ensino superior brasileiro. Mesmo assim, o Ministério da Educação (MEC) já registra cerca de 20 faculdades que oferecem o curso.

Para quem não sabe, somente o reconhecimento do MEC garante a validade do diploma em todo o território nacional.

A vantagem de estudar online é que o aluno pode fazer uma faculdade que está sediada a muitos quilômetros de distância de seu município.

Isso é possível porque as faculdades online costumam contar com redes de polos de apoio em vários estados. Se você verificar que existe um polo próximo à sua casa, pode se matricular e acompanhar o curso pela internet, participando dos encontros presenciais determinados no programa.

As instituições que listamos a seguir se destacam por terem dezenas de polos espalhados pelo país. Clicando nos links e entrando no site de cada uma delas, é fácil buscar a lista de polos de apoio e verificar se existe um em sua região.

Além disso, todas elas são reconhecidas pelo MEC e têm grande experiência com cursos online. Confira:

Veja também:

Saiba mais como é uma universidade EAD

Vai apostar no Design de Interiores online? Já verificou se tem um polo de apoio perto de você? Deixe seus comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário