dcsimg

Saiba mais sobre como é uma universidade EAD

(0.0 de 0)

Entenda como funciona uma faculdade a distância e descubra o que você precisa saber para escolher onde estudar!

Saiba mais sobre como é uma universidade EAD

Na hora de escolher um curso a distância, você visita o site da universidade e tem acesso às principais informações sobre a graduação. Mas muitas vezes surge a curiosidade: como vai ser o meu dia a dia como estudante?

 

As aulas serão parecidas com as dos cursos presenciais? Posso fazer o curso inteiro a distância, sem nunca precisar pisar na faculdade? Enfim, como funciona uma universidade EAD? Vamos esclarecer essas e outras dúvidas a partir de agora!

 

Veja a seguir quais são os requisitos que uma universidade precisa atender para oferecer cursos a distância, os tipos de graduação disponíveis e como escolher sua faculdade EAD!

 

O que uma universidade precisa ter para oferecer cursos EAD

As universidades a distância geralmente estão ligadas a instituições que já oferecem ensino presencial. Para chegar a novos públicos, com custos geralmente mais acessíveis, elas criam estruturas para disponibilizar cursos na modalidade a distância.

 

O primeiro passo é obter a aprovação do Ministério da Educação (MEC) para atuar com EAD. Para isso, a universidade passa por um processo de aprovação do projeto pedagógico. De forma resumida, é um plano no qual a instituição mostra que é capaz de atender a requisitos como proposta curricular, corpo docente qualificado, equipe de apoio, infraestrutura física dos polos de apoio, base tecnológica e capacidade administrativa, entre outros.

 

Obtida a aprovação do MEC, a equipe pedagógica começa a estruturar as disciplinas. Os professores são capacitados para dar aulas a distância e se envolvem na preparação prévia dos materiais e recursos que serão utilizados.

 

Junto com uma equipe de designers e pedagogos, os professores gravam aulas, planejam as atividades práticas e pesquisam materiais adicionais sobre os conteúdos. O resultado é um roteiro de aprendizagem, que vai ajudar os alunos a terem o melhor desempenho naquela matéria.

 

Outro ponto importante é a equipe de apoio, que estará a postos para acompanhar os estudantes durante toda a trajetória no curso. São os chamados tutores, que ajudam tanto nas questões administrativas quanto na solução de dúvidas sobre os conteúdos.

 

Só então a faculdade abre as matrículas para seus cursos EAD.

 

Como são as aulas em uma universidade EAD

Os modelos de aulas a distância podem variar conforme a instituição. Veja alguns exemplos:

  • Cursos EAD telepresenciais: as aulas são transmitidas ao vivo por videoconferência. O professor leciona a partir de um estúdio na universidade para alunos reunidos em salas de aula dos polos de apoio, em outras cidades.
  • Cursos EAD semipresenciais: oferecem tanto atividades online, que o aluno realiza pela internet, como encontros presenciais semanais.
  • Cursos EAD online: nesse modelo, o aluno tem acesso aos conteúdos pela internet, em um ambiente virtual de aprendizagem. Podem ser aulas gravadas em vídeo, textos de apoio, e-books, questionários, fóruns de debates, exercícios, jogos e outros. Os encontros presenciais são menos frequentes – podem ser mensais ou semestrais, dependendo do curso.

 

Você percebeu que, qualquer que seja o modelo, sempre há os tais dos encontros presenciais? Esta é uma exigência do MEC para a oferta de graduação a distância. Os encontros são realizados nos polos de apoio da universidade e se destinam principalmente à avaliação de cada matéria. Dependendo do curso, podem ser programados eventos como aulas inaugurais, práticas em laboratório, estágios supervisionados e apresentação de trabalhos.

 

Se você já tem ideia do curso que quer fazer e onde quer estudar, uma dica é visitar o polo mais próximo e conferir a infraestrutura disponível. Veja se a unidade conta com salas de aula, laboratório de informática, biblioteca e, se for o caso, os laboratórios necessários para as práticas do curso.

 

Verifique também a distância do polo até sua casa ou trabalho e a frequência dos encontros. Assim, você pode calcular os gastos com deslocamentos e optar por uma solução que proporcione mais economia de tempo e dinheiro – um dos grandes benefícios do EAD.

 

Quais são os cursos que posso encontrar em universidades EAD

As universidades EAD oferecem uma variedade de cursos: de Biologia a Teologia, de Engenharia Mecânica a Artes Visuais. Podem ser cursos bastante teóricos, como Filosofia, ou mais voltados para a prática, como Gastronomia.

 

As graduações podem ser de curta duração, como os cursos tecnológicos, de 2,5 anos em média, ou cursos mais longos, como as Engenharias, que duram 5 anos.

 

Veja uma pequena amostra dos cursos que você vai encontrar em universidades EAD:

  • Administração
  • Ciências Contábeis
  • Ciências Econômicas
  • Engenharia Civil
  • Engenharia de Produção
  • Estética
  • Geografia
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Gestão Financeira
  • História
  • Letras
  • Logística
  • Marketing Digital
  • Pedagogia
  • Serviço Social

 

Vale lembrar que algumas graduações não estão disponíveis na modalidade a distância. É o caso de Medicina, Odontologia, Direito e Psicologia, por exemplo, que só podem ser cursadas no formato presencial. As formações EAD nessas áreas costumam ser encontradas somente em nível de pós-graduação.

 

Como é o vestibular de uma universidade EAD

Para conseguir vaga em uma universidade EAD, o candidato deve passar por um processo seletivo específico para os cursos a distância. Veja as alternativas que você pode buscar na hora de ingressar no curso:

  • Vestibulares tradicionais: são provas com datas e horários previamente definidos pela universidade. Para fazer o exame, é preciso comparecer ao campus ou polo de apoio.
  • Vestibulares agendados: nesse formato o estudante pode marcar a data e o horário mais convenientes para fazer a prova, que também é presencial.
  • Nota do Enem: muitas universidades aceitam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificar seus alunos, sem a necessidade de fazer vestibular. As regras variam de acordo com a instituição.

 

Como as universidades EAD são avaliadas

Qualquer universidade EAD passa por avaliações periódicas do MEC. Os critérios são os mesmos os mesmos usados na avaliação de instituições presenciais. Os indicadores de qualidade de uma universidade são:

  • Índice Geral de Cursos (IGC): leva em conta a infraestrutura, qualificação do corpo docente, capacidade administrativa e desempenho dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), entre outros aspectos.
  • Conceito Institucional (CI): nessa avaliação, especialistas do MEC visitam a instituição e avaliam presencialmente todos os itens do IGC.

 

As notas vão de 1 a 5. Resultados abaixo de 3 são considerados insatisfatórios.

 

As avaliações do MEC são públicas e estão disponíveis na internet. Para consultar a nota de uma universidade, os passos são bem simples:

  • Acesse o site e-MEC.
  • Clique na opção “Consulta Avançada”.
  • No campo “Buscar por”, selecione a opção Instituição de Ensino Superior”.
  • No campo “Nome ou Sigla da Instituição”, informe o nome da faculdade.
  • Digite o código de verificação, com as letras e números da imagem que aparece no final do formulário.
  • Clique em “Pesquisar”.
  • Você verá na listagem a instituição, os locais onde está presente e as notas do Conceito Institucional e o Índice Geral de Cursos.

 

Vale lembrar que nem todas as universidades já passaram pelas avaliações do MEC. Mesmo assim, dá para verificar se a instituição está autorizada e oferecer cursos EAD.

 

Como escolher uma universidade EAD

Agora que você já sabe como funciona uma universidade EAD, confira algumas dicas sobre o que é importante verificar na hora de escolher uma graduação a distância:

  • Confira se a universidade tem autorização do MEC para oferecer o curso no formato EAD. Só assim o diploma terá validade legal.
  • Faça uma pesquisa no site e-MEC para descobrir o conceito da instituição.
  • Consulte o site da universidade e as informações sobre a graduação. Confira o formato do curso, a proposta pedagógica e a frequência de encontros presenciais.
  • Consulte também o programa curricular, para ter uma noção dos conteúdos e de como eles poderão ajudá-lo a atingir seus objetivos profissionais.
  • Visite o polo de apoio para conhecer a infraestrutura e a qualidade do atendimento.
  • Reflita sobre seu estilo de aprendizagem para escolher o formato EAD que atenda às suas necessidades.

 

Universidades EAD reconhecidas pelo MEC

No Brasil, existem centenas de universidades que oferecem graduações a distância. Confira alguns exemplos de instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos EAD:

Veja também:

Conheça as tecnologias usadas no ensino a distância

 

E então, o que achou das universidades EAD? Pretende fazer qual curso? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);