Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Carreiras

Gosta de bichos? Veja 7 profissões para trabalhar com animais

5 de outubro de 2022
trabalhar com animais
Imagem do autor
Escrito porAmanda Nonato
Atualizado em: 24/04/2024

Muitas pessoas que têm paixão pelos bichos sonham em poder trabalhar com animais e buscam graduações que possibilitem construir carreira na área, seja cuidando diretamente deles, aprimorando o ambiente em que vivem ou pesquisando, mais a fundo, suas vidas.

Encontre bolsas de estudo de até 80%
+ Quer saber se EaD é para você? Faça nosso Teste Vocacional!

Isso porque há uma grande diversidade nas possibilidades profissionais para atuação. Esses caminhos vão além da Medicina Veterinária, que é uma área que trabalha diretamente com os animais e seu bem-estar.

E, claro, não basta só gostar de estar com bichos para trabalhar com animais, é preciso também ter muita responsabilidade e dedicação nos estudos para se desenvolver na profissão escolhida e ter um bom rendimento no trabalho.

Por isso, escolher um bom curso superior é o primeiro passo para começar a carreira com os animais, seja um tecnólogo, bacharelado ou licenciatura. Não importa! O ideal é ter uma graduação de qualidade.

Para ajudar nessa decisão, listamos 7 profissões para trabalhar com animais. Não se esqueça que algumas dessas áreas podem ser estudadas à distância!

7 profissões para trabalhar com animais

Antes de conhecer as profissões que possibilitam trabalhar com animais é importante saber que as áreas de atuação permitem tanto o contato direto com os bichos, quanto indireto, fazendo serviços de melhoria e proteção.

Aquicultor

Espaço dedicado a aquicultura

Essa profissão é para quem quer trabalhar com animais aquáticos ou organismos aquáticos, já que o aquicultor estuda e desenvolve técnicas de cultivo e reprodução de cada um deles, como peixes, moluscos e algas, por exemplo.

O profissional também precisa estudar as condições adequadas de cultivo, como a iluminação ou controle de temperatura da água, seja onde for, mas respeitando todas as leis ambientais de pesca e aquicultura como fonte de renda, alimentação e lazer.

Entre as áreas profissionais possíveis, o aquicultor pode trabalhar na criação de peixes, ostras, rãs, mexilhões e camarões. Também pode atuar no planejamento e coordenação de atividades do agronegócio, na fiscalização, elaboração de documentação técnica, assistência e consultoria.

Para a formação, existe o curso superior em tecnologia em Aquicultura, Engenharia de Aquicultura ou Engenharia de Pesca. A duração do curso bacharelado é de 5 anos.

Biólogo

Biólogo trabalhando em um laboratório observando amostras em um microscópio

Responsável por estudar várias formas de vida existentes, o biólogo faz pesquisas sobre a origem, desenvolvimento, reprodução e relacionamento dos seres vivos, de todas as espécies, em seus ambientes.

Esse profissional pode ser técnico ou pesquisador em instituições de meio ambiente ou laboratórios, além de, dependendo da formação, atuar como professor em escolas ensinando a área.

É o biólogo que vai catalogar espécies, realizar técnicas de sustentabilidade e perícia ambiental dos locais em que trabalha, inclusive, no setor público, compreendendo doenças e controlando a qualidade.

Para se tornar um biólogo e trabalhar com animais, é necessária a formação em Ciências Biológicas, seja bacharelado ou licenciatura. Ambos os formatos têm a duração de 4 anos e o que diferencia é o que cada formação possibilita de atuação no mercado.

+ Confira o Teste Vocacional Grátis, feito pela Quero Bolsa


Engenheiro Ambiental

Engenheiro ambiental a frente de contes de energia eólica, usando equipamento de segurança e colete

Essa também é uma possibilidade de trabalhar com animais, mas de forma indireta. Isso porque o Engenheiro Ambiental é responsável pelas técnicas de preservação do meio ambiente e, também, de buscar resolver as ações nocivas do homem.

É dessa forma que o profissional também protege os animais, ao trabalhar para garantir o equilíbrio nas formas de vida.

Entre as funções também estão o planejamento, coordenação e administração do tratamento de esgoto, saneamento básico, distribuição de água, além da coleta e descarte de lixo, entre outras ações de preservação, atuando como gestor de resíduos.

O profissional pode trabalhar em ONGs, órgãos públicos e instituições privadas, fazendo pontes para que estabeleça, sempre, decisões a favor da sustentabilidade.

Essa formação de Engenharia Ambiental dura 5 anos e passa por disciplinas como biologia, química e física, como também análise de dados, como meio de aprimorar o olhar ao criar projetos de preservação.


Gostando dessa matéria? Inscreva-se para receber as principais matérias no seu e-mail
Imagem do coletor de lead


Gestor Ambiental

Gestor ambiental ao lado de um notebook, fazendo anotações em um papel, ao lado de uma maquete simulando um campo de produção de nergia eólica.

Responsável pelo gerenciamento e interação da empresa com o meio ambiente, o gestor ambiental também trabalha com animais durante as ações de diminuição do impacto das atividades da empresa.

E, por isso, que gostar de animais é um ponto importante, já que eles dependem da preservação ambiental para viver, com bom uso dos recursos naturais, atenção na quantidade de resíduos gerados, entre outros pontos.

Esse trabalho é feito com gestão de projetos, na área urbana, rural e nas indústrias, além de fiscalização e avaliação desses impactos ambientais.

Para a formação, o estudante precisa cursar a graduação em Gestão Ambiental, que aborda assuntos como Direito e Legislação Ambiental, Gestão de Recursos Naturais e Saúde Ambiental.

Médico Veterinário

Médica veterinário de jaleco e com equipamentos de saúde como o estetoscópio está segurando um cachorrinho em mãos enquanto o observa em um consultório.

Se o seu sonho é trabalhar diretamente nos cuidados dos bichos, ser um médico veterinário, com certeza, é a profissão certa para trabalhar com animais. Esse é o profissional que trata da saúde e do bem-estar de cada um.

É o veterinário que oferece assistência clínica e cirúrgica aos animais domésticos e silvestres, além de tratar da alimentação, reprodução, controle de doenças e outras demandas da saúde dos bichos..

O profissional pode trabalhar, também, na proteção ambiental e produção animal, prevenção e controle de zoonoses, além de pesquisas relacionadas a área, lidando com temas como reprodução, clonagem, entre outros.

A formação dura 5 anos e tem uma grade que abrange algumas disciplinas como anatomia animal, estatística, genética, microbiologia, matemática, bioética e nutrição. Nos últimos anos da graduação, os conteúdos começam a ser mais práticos, com técnicas clínicas e cirúrgicas.

+ Descubra se existe faculdade de Veterinária a distância


Oceanógrafo

Oceanógrafos em um barco observando o oceano com outro barco ao fundo

A Oceanografia é uma área que estuda e investiga os oceanos e suas características, como também outros ambientes aquáticos: lagos, rios e mares.

O contato com os animais acontece durante a pesquisa das formas de vida, na coleta de amostras, análises das condições físicas, químicas e biológicas desses lugares.

No dia a dia de trabalho, o profissional pode atuar em instituições de ensino voltados para a área, consultoria ambiental, pesca e maricultura, por exemplo. Mas há possibilidades em empresas privadas e públicas, podendo planejar, monitorar e realizar a gestão ambiental.

Para trabalhar na área, é necessário estudar Oceanografia durante 5 anos, onde vai estudar disciplinas de Física, Matemática, Biologia, Química e Geologia. Entre os estudos estão as espécies das vidas aquáticas, os habitats e o movimento dos oceanos.

Zootecnista

Profissional zootecnista próximo de uma cabra, fazendo anotações em um tablet.

O zootecnista entende toda a cadeia produtiva dos animais, podendo atuar desde os processos da criação de rebanhos de bois, aves, cabras, ovelhas, porcos e cavalos, aumentando a cadeia de produção.

A profissão é voltada para quem gosta de trabalhar com animais, visto que há uma atuação direta com o rebanho, coordenando sua nutrição e funções genéticas no dia a dia.

A demanda no setor aumenta, porque há uma busca por profissionais que possam trabalhar para diminuir a crueldade animal em criadouros, além de preservar e cuidar de animais silvestres. O profissional também pode desempenhar funções em gestão, consultoria e planejamento agropecuário.

Para essa área, o curso superior de Zootecnia é o ideal. A duração é de 4 a 5 anos de estudos de zoologia, biologia, genética e ciências do solo.

+ Existe faculdade de Agronomia EaD? Veja onde estudar


Curso técnico para trabalhar com animais

Existem cursos de graduação bacharelado, licenciatura e tecnólogo para trabalhar com animais, como na lista anterior. As profissões citadas existem em diversas possibilidades de cursos. No entanto, há outras possibilidades de estudos.

Apesar de não ser um diploma de ensino superior, os cursos técnicos são caminhos para o mercado de trabalho para quem gosta de bichos e todo o ecossistema que envolve. Veja algumas possibilidades:

  • Agricultura
  • Agronegócio
  • Agropecuária
  • Aquicultura
  • Equipamentos Pesqueiros
  • Pesca
  • Recursos Pesqueiros
  • Zootecnia


Onde estudar para trabalhar com animais?

O primeiro passo é escolher um curso que faça sentido com seus objetivos profissionais e de carreira.  Trabalhar com animais é um ponto! Após decidir a graduação ou curso técnico que combine com o que você deseja, chega a hora de buscar uma boa instituição de ensino.

Outro passo é entender qual modalidade de curso faz sentido com o seu momento. Devido à rotina agitada de muitas pessoas, a educação a distância é uma opção pela flexibilidade e, até mesmo, pela economia.

E, claro, para todos os cursos, o importante mesmo é olhar para quais são reconhecidos e bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC). Por isso, separamos uma lista de instituições com essas características e que contam com bolsas de estudo de até 80%!

+ Leia também:
7 cursos de pós-graduação em sustentabilidade para trabalhar com meio ambiente
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Os mais lidos
Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Áreas da Tecnologia: veja as habilidades mais promissoras!

Por Lucas Loconte em 27/01/2023
Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Júnior, pleno e sênior: entenda a diferença entre os cargos

Por Amanda Nonato em 06/01/2023
Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Vale a pena fazer segunda graduação? Veja as possibilidades

Por Amanda Nonato em 26/09/2022
O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

O que não fazer no EaD? 5 dicas para o ensino a distância

Por Amanda Nonato em 14/09/2022

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.