Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

Fale com a gente

Como funciona
  1. Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso.


  2. Garanta sua vaga

    Pague a adesão para garantir sua vaga.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade.


Cursos Online

ABED faz Webinar gratuito sobre desafios da educação

5 de setembro de 2023
ABED faz Webinar gratuito sobre desafios da educação
Imagem do autor
Escrito porBárbara Liz

A Associação Brasileira de Educação à Distância (ABED) realiza no dia 11 de setembro de 2023 o Webinar gratuito falando sobre desafios da educação no mundo em transformação, falando sobre conceitos como “mundo VUCA” e “mundo BANI”.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

O webinar acontece às 11 horas do dia 11 de setembro, e será transmitido via YouTube. Você pode acessar e conferir o Webinar clicando neste link. Leia mais detalhes sobre o seminário online e sobre a ABED a seguir.

Veja também:
+ Como colocar no currículo que faço faculdade EaD?
+ A importância do ensino EaD para idosos


Sobre o Webinar

Esta edição do Webinar conta com o tema Desafios da Aprendizagem no mundo em transformação – VUCA/BANI.

Segundo o portal da ABED, o propósito do encontro é promover a discussão acerca dos obstáculos enfrentados no âmbito da educação tanto no ambiente corporativo quanto no acadêmico, levando em consideração o contexto de transformações que estamos atravessando.

A associação explica que hoje, a aprendizagem em um mundo caracterizado pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade (em inglês, Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity: VUCA) e no contexto frágil, ansioso, não-linear e incompreensível (em inglês, Brittle, Anxious, Nonlinear, Incomprehensible: BANI) requer uma abordagem que seja flexível e adaptável.

Os dois termos são melhor explicados abaixo:

Nos cenários VUCA, onde as mudanças ocorrem rapidamente e são difíceis de prever, é crucial que os indivíduos desenvolvam habilidades de resiliência, pensamento crítico e a capacidade de se ajustar a novas situações de forma constante.

Em contrapartida, no mundo BANI, há instabilidade emocional e as interações complexas são predominantes. Por isso, a aprendizagem deve enfatizar a inteligência emocional, a compreensão das conexões sistêmicas e a capacidade de lidar com a incerteza.

O objetivo do Webinar será falar sobre ambos os conceitos e explicar sobre a importância da aprendizagem contínua e do desenvolvimento de competências para enfrentar estes desafios emergentes.

Veja quem serão os participantes do Webinar:

Palestrantes

  • Rita Maria Lino Tarcia – ABED / UNIFESP

    Tema: Aprendizagem em fluxo: refletir em movimento

    Rita Tarcia é Pedagoga, mestre e doutora em Semiótica e Linguística Geral/USP; Docente; Pesquisadora no Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde; Coordenadora Adjunta Laboratório de Criatividade, Empreendedorismo e Inovação em Saúde da Universidade Federal de São Paulo e Coordenadora Pedagógica do Curso de Saúde Mental a Atenção Psicossocial para Jovens e Adolescentes UNICEF/FIOCRUZ.

  • Henrique Tichauer – EXP
    Tema: Construção de Comunidades de Aprendizagem: cases de sucesso
    Henrique Tichauer é Empreendedor e Executivo com 30 anos de experiência em empresas multinacionais, liderando a gestão de negócios.

  • Joana Rebocho – Academia Santander
    Tema: A importância do empoderamento no processo de aprendizagem
    Joana Rebocho nasceu em Coimbra, Portugal. Formada em Administração Pública pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com MBA em Administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas.

  • Mediadora:
    Anne Christi Picollo Santos – IDOr / Cruzeiro do Sul Educacional

Confira o último Webinar promovido pela ABED:

Confira também:
+ Como se motivar para estudar no EaD? Venha conferir!


O que é a ABED?

Associação Brasileira de Educação a Distância

A ABED, sigla para Associação Brasileira de Educação a Distância, é uma organização sem fins lucrativos que atua no Brasil com o objetivo de promover e desenvolver a Educação a Distância (EaD) como uma modalidade educacional de qualidade.

A ABED foi fundada em 1995 e desde então desempenha um papel fundamental na promoção e regulamentação da EaD no Brasil. Suas principais atividades incluem:

  • Advocacia e Regulamentação: A ABED trabalha ativamente para criar políticas e regulamentações que garantam a qualidade e a credibilidade dos programas de EaD no país. Isso inclui o estabelecimento de diretrizes para a formação de professores e a garantia de que as instituições que oferecem cursos a distância sigam padrões de qualidade.
  • Pesquisa e Desenvolvimento: A associação promove a pesquisa acadêmica na área de EaD, contribuindo para o avanço do conhecimento nesse campo. Ela também realiza estudos e pesquisas para compreender melhor as tendências e os desafios da EaD no Brasil.
  • Eventos e Conferências: A ABED organiza eventos, conferências e seminários relacionados à Educação a Distância, reunindo profissionais, educadores e especialistas para compartilhar conhecimentos e experiências.
  • Divulgação e Informação: A associação mantém canais de comunicação, como websites e publicações, para disseminar informações relevantes sobre EaD e manter a comunidade educacional atualizada sobre as últimas tendências e desenvolvimentos no campo.
  • Apoio aos Profissionais: A ABED oferece suporte e recursos para profissionais envolvidos na EaD, incluindo oportunidades de desenvolvimento profissional e networking.

A Educação a Distância tem se expandido significativamente no Brasil e no mundo, especialmente com o avanço da tecnologia e a necessidade de acesso à educação em contextos diversos.

A ABED desempenha um papel importante ao estabelecer diretrizes e promover melhores práticas, garantindo que a EaD seja uma opção viável e de qualidade para aqueles que buscam aprimorar sua educação ou adquirir novos conhecimentos.

Onde posso estudar e fazer minha faculdade EaD?

Junto da ABED e do Ministério da Educação (MEC), nós do EaD.com.br também nos preocupamos em ver você garantindo uma boa educação na modalidade de ensino à distância, com instituições sérias, regulamentadas e bem avaliadas pelos órgãos competentes.

Por isso, selecionamos algumas faculdades parceiras que se encaixam nesses requisitos e ainda contam com excelentes opções de descontos e bolsas de até 80% no valor das mensalidades! Confira:

Veja também:
+ Formação de professores em alta pelo EaD? Sim!
+ Prêmio iBest: o que é e como funciona a premiação?

Os mais lidos
14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

14 cursos EaD gratuitos oferecidos pelo MEC para entender educação especial

Por Amanda Nonato em 10/01/2023
Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC em 2022

Conheça cursos online gratuitos reconhecidos pelo MEC em 2022

Por admin em 26/01/2022
Estudar de graça? Confira lista com cursos online 100% gratuitos

Estudar de graça? Confira lista com cursos online 100% gratuitos

Por admin em 25/10/2017

Estude nas melhores sem sair de casa

As melhores faculdades com ofertas super especiais para você começar a estudar sem sair de casa.