Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Conheça o curso de Banco de Dados EAD e veja onde estudar

O curso de Banco de Dados EAD prepara profissionais capazes a projetar, desenvolver, implantar, estruturar e gerenciar a base de dados de uma empresa, zelando por sua segurança.

A graduação é oferecida em grau tecnológico, com duração média de 2 anos (4 semestres), podendo chegar a 2,5 anos em algumas instituições.

A grade curricular do curso é semelhante à grade de outras graduações na área de Tecnologia da Informação, com o diferencial de que o profissional que se forma como tecnólogo em Banco de Dados EAD desenvolve habilidades especificamente voltadas para a implantação e gerenciamento de sistemas de bases de dados.

Por atuar como responsável pela segurança das informações de uma empresa, o profissional de Banco de Dados costuma encontrar muitas oportunidades no mercado de trabalho.

Acompanhe o artigo para saber mais sobre o curso tecnológico em Banco de Dados EAD, conhecer a grade curricular e conferir quais são as faculdades particulares reconhecidas pelo MEC que oferecem essa graduação!

O curso de Banco de Dados EAD

Como dissemos, o curso de Banco de Dados EAD é oferecido como graduação em grau tecnológico. Isso significa que sua duração é mais curta do que cursos de bacharelado ou licenciatura e há maior ênfase nas disciplinas específicas de tecnologia, capacitando o aluno a entrar logo no mercado de trabalho.

O aluno do curso de Banco de Dados EAD estuda diferentes plataformas, estruturas de desenvolvimento e administração de sistemas. Com esta formação, o tecnólogo é capaz de avaliar o desempenho do sistema, realizar o planejamento da segurança das informações e propor as melhorias necessárias.

Com estudos voltados à linguagem da computação e cálculos, o profissional também se torna capacitado a realizar a leitura de dados e a transformá-los em informações estratégicas para a tomada de decisão nas empresas.

Algumas instituições exigem estágio supervisionado ao final da graduação e também a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Vantagens de cursar Banco de Dados na modalidade EAD

Diferentemente da graduação presencial, o curso tecnológico em Banco de Dados EAD acontece em ambiente virtual, projetado especialmente para que o aluno possa estudar em seu próprio ritmo, onde e quando quiser.

Por meio da plataforma de aprendizagem, o estudante tem acesso às ferramentas necessárias para aproveitar ao máximo as disciplinas: videoaulas, chat online para a solução de dúvidas, apostilas e livros digitais, atividades interativas individuais e em grupo, biblioteca virtual e fóruns para discussão e envio de trabalhos.

Ao longo do curso, professores e tutores acompanham os estudantes, prestando auxílio e orientando as atividades. Há ainda encontros que acontecem durante o semestre, no quais os alunos precisam comparecer à faculdade para realização de provas, apresentação de trabalhos e atividades presenciais.

Quem se forma no curso de Banco de Dados EAD em uma faculdade reconhecida pelo MEC obtém um diploma válido e aceito no mercado de trabalho em todo o país.

O que se estuda no curso de Banco de Dados EAD

A grade curricular do curso tecnológico em Banco de Dados EAD é, em sua maior parte, formada por disciplinas específicas da área de Tecnologia da Informação.

Para você entender um pouco mais sobre o que se estuda na graduação, mostramos a seguir as matérias oferecidas pela faculdade Cruzeiro do Sul Virtual, instituição reconhecida pelo Ministério da Educação:

  • Empreendedorismo
  • Língua Brasileira de Sinais (Libras)
  • Modelagem de Dados
  • Sistemas Gerenciais de Apoio à Decisão
  • Técnicas de Desenvolvimento de Algoritmos
  • Gestão da Tecnologia da Informação
  • Linguagem de Banco de Dados
  • Matemática
  • Organização e Arquitetura de Computadores
  • Projeto Integrado de Banco de Dados I
  • Banco de Dados Não-Convencionais
  • Linguagem Avançada de Banco de Dados
  • Administração de Banco de Dados I
  • Modelagem Dimensional
  • Estrutura de Dados
  • Projeto Integrado de Banco de Dados II
  • Mineração de Dados
  • Banco de Dados Distribuídos
  • Aplicações para Internet
  • Língua Portuguesa
  • Programação de Computadores
  • Redes de Computadores
  • Sistemas Operacionais
  • Conceitos em Bancos de Dados

É importante lembrar que a grade curricular pode variar dependendo da instituição.

O que faz um tecnólogo em Banco de Dados

O tecnólogo em Banco de Dados é o profissional capacitado a gerenciar o compartilhamento de dados e a segurança das informações corporativas. Dentre suas principais funções estão:

  • Planejamento e desenvolvimento de sistemas de bancos de dados.
  • Administração de banco de dados.
  • Criação de projetos para estruturação das informações empresariais.
  • Controle de acessos, análise de registros e administração de cópias de segurança.
  • Elaboração de mecanismos de proteção para sistemas de informações compartilhadas.
  • Inspeção e teste de computadores e estabelecimento das medidas corretivas necessárias.
  • Supervisão de equipes de desenvolvimento de programas, interfaces ou aplicações direcionadas ao gerenciamento de bancos de dados.

O tecnólogo em Banco de dados encontra oportunidades em empresas de diversos setores, podendo atuar como administrador de banco de dados, analista de suporte, analista de dados, desenvolvedor de projetos de bancos de dados, gerente de sistemas de bancos de dados e outros.

Diploma do curso EAD

Ainda é comum que alguns alunos tenham dúvidas a respeito do diploma dos cursos e faculdades a distância. Por isso, esclarecemos: como a modalidade EAD é reconhecida pelo MEC, não há diferença entre o diploma emitido pelos cursos presenciais e o diploma do curso EAD. Ambos possuem a mesma validade para a comprovação de título!

Além disso, o documento não especifica a modalidade na qual a graduação foi concluída. Logo, não há motivos para ter receio do seu diploma não ser aceito no mercado de trabalho.

Quanto custa o curso de Banco de Dados EAD

Mais econômico que o presencial, o curso tecnológico de Banco de Dados EAD é oferecido a preços acessíveis por diversas faculdades. Na Cruzeiro do Sul Virtual, por exemplo, é possível estudar com mensalidades que custam menos de R$ 300 por mês.

E sem a necessidade de se deslocar diariamente até a faculdade, a economia de gastos com cursos EAD é ainda maior!

Bolsas e benefícios oferecidos para o curso de Banco de Dados EAD

Quem, por algum motivo, não tem condições de arcar com as mensalidades do curso de Banco de Dados EAD, encontra boas opções de suporte financeiro oferecidas por instituições particulares.

Os alunos que tiverem realizado a prova mais recente do Enem e obtido nota acima de 450 pontos, sem zerar a redação, têm a chance de tentar uma bolsa parcial ou integral pelo ProUni, o programa de bolsas de estudos do governo federal. A seleção para o programa é aberta duas vezes ao ano e válida para cursos EAD.

Aqueles que não conseguirem uma vaga pelo ProUni, podem tentar ainda outros benefícios. Em faculdades particulares é possível conseguir descontos, bolsas de estudo e financiamentos próprios de cada instituição.

Onde estudar Banco de Dados EAD

A graduação em Banco de Dados EAD ainda não é oferecida por muitas universidades, concentrando-se em instituições particulares.

Por isso, elaboramos uma breve lista com faculdades que oferecem o curso de Banco de Dados EAD e são reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. Confira:

As faculdades listadas possuem programas de descontos, bolsas e financiamentos próprios, que tornam as mensalidades muito mais em conta para que você possa realizar o sonho de obter um diploma de ensino superior.

Veja também:

Descubra faculdades para fazer curso de TI a distância

Descubra quais são as melhores faculdades a distância

Interessado em cursar Banco de Dados EAD? Conta para a gente nos comentários onde você gostaria de estudar!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário