Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Veja opções de faculdades pra fazer bacharelado EAD

Está pensando em iniciar um bacharelado EAD, mas não tem muitas informações sobre essa modalidade e deseja saber se ela é, de fato, a melhor opção para você? Então confira abaixo mais informações!

Os cursos a distância — sejam eles livres, técnicos ou de nível superior — já conquistaram seu espaço na educação. Apesar disso, por ser uma modalidade relativamente nova, muitas pessoas ainda têm muita insegurança em relação a ela.

Por isso, selecionamos as principais informações para você sanar de vez todas as suas dúvidas. Neste artigo, vamos falar especificamente sobre o bacharelado EAD. Confira:

Sobre o certificado e conteúdo do bacharelado EAD

As principais dúvidas sobre os cursos a distância são relacionadas à validade do certificado no mercado de trabalho e à qualidade do conteúdo aplicado.

As respostas são sim e sim! Não fique com receio de iniciar um bacharelado EAD por causa disso. Primeiramente, é importante entender que antes de iniciar um curso de graduação, seja ele presencial ou a distância, você deve verificar se a universidade onde pretende estudar é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

O MEC é o órgão responsável pela avaliação de ensino no Brasil, estando acima de todas as secretarias de educação estaduais e municipais.

Sendo a universidade de sua escolha reconhecida pelo órgão, você não terá problemas com o certificado.  

Essa mesma lógica pode ser aplicada à segunda dúvida: se o MEC aprova o curso a distância, está garantindo que ele tem a mesma capacidade de formar um profissional na área que a graduação presencial. Portanto, está comprovada a qualidade do ensino.

Vantagens e desvantagens de realizar um bacharelado EAD

Muitas pessoas se perguntam: será que o curso a distância é mais vantajoso do que o presencial? Não existe resposta certa; na verdade, a pergunta que deve ser feita é será que o curso a distância é para mim? Isso porque você deve levar em conta a sua rotina quando escolhe uma modalidade de ensino!

Para ajudar você nesse processo de decisão, separamos alguns prós e contras do curso EAD:

  • Vantagens: dentre os benefícios de realizar o bacharelado EAD, estão flexibilidade de horários e menos gasto. Você não terá que pagar por transporte e alimentação, e a mensalidade do curso a distância tende a ser bem mais em conta que a do presencial.
  • Desvantagens: você terá pouco contato com colegas de classe e professores cara-a-cara. Mesmo assim, é possível tirar dúvidas relacionadas à matéria com os tutores e conversar com outros alunos no ambiente virtual de aprendizagem.

Apesar de o curso a distância proporcionar maior flexibilidade, não pense que será mais fácil. O bacharelado EAD exige disciplina, pois você mesmo fará seu horário de estudo.

Uma das grandes dificuldades de quem estuda a distância é manter-se produtivo. Confira abaixo algumas dicas para focar nos estudos e não adiar suas atividades!

Listas: fazer uma lista com todas as obrigações ajuda você a planejar o seu dia muito melhor. Com as anotações em mãos, fica muito mais fácil visualizar quais atividades são importantes e calcular quantas horas do dia devem ser dedicadas a cada tarefa.

Agenda: além das listas, ter uma agenda é fundamental para manter sua rotina organizada. Sabemos que esse é um hábito que muitas pessoas não têm, mas acredite: faz toda a diferença.

Revisão: você já deve ter ouvido muitas vezes que matéria dada é matéria estudada, não é mesmo? É a mais pura verdade: revise diariamente tudo o que você estudar para não se esquecer do conteúdo e ter que recomeçar do zero na semana de provas.

Resumos: após revisar o conteúdo, faça um resumo com as suas palavras. Esse é outro passo que ajuda você a se apropriar do conhecimento com mais facilidade.

Hábitos saudáveis: para ser produtivo, também é importante manter uma alimentação saudável, fazer exercícios e dormir bem. Quem está em busca de um curso a distância provavelmente trabalha, tem uma rotina corrida e se sente atraído pela flexibilidade que o ensino virtual oferece. Conciliar profissão e estudos é uma tarefa um tanto difícil, portanto manter o corpo sadio é essencial para dar conta de tudo.

Não deixe tarefas para depois: adiar a realização de atividades importantes faz com que você perca muita energia. Quando adiamos uma tarefa importante, somos lembrados dela várias vezes ao dia, o que nos causa angústia. Por isso, quando você tiver uma atividade para fazer, faça logo! Assim, ficará livre para assistir àquele filme ou curtir com os amigos sem a lembrança da atividade inacabada voltando a sua mente o tempo todo.

Como é o bacharelado EAD

Os cursos EAD são feitos por meio do ambiente virtual de aprendizagem, uma plataforma onde você assistirá às videoaulas, terá acesso à biblioteca e poderá tirar suas dúvidas sobre a matéria.

Além das aulas, a universidade exige que o aluno vá aos encontros presenciais no polo de apoio — que, geralmente, acontecem uma vez ao mês. As avaliações também são feitas presencialmente.

Onde cursar o bacharelado EAD

Conforme dito, é importante escolher uma universidade reconhecida pelo MEC para fazer o curso superior. Por isso, separamos algumas instituições que oferecem bacharelado EAD, são aprovadas pelo órgão e tem boas notas. Confira!

Veja também:

Quais as faculdades a distância mais bem conceituadas?
Graduação a distância

Agora que você já sabe como funciona o bacharelado EAD, conte para a gente onde pretende estudar!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário