Prouni e Fies para EAD

Ao contrário do ProUni, o Fies não oferece ensino gratuito, mas também traz grandes oportunidades, já que o pagamento só precisa ser efetuado após a conclusão da graduação e a taxa de juros é pequena.

Os programas de bolsa e financiamento para o EAD

Alunos que optam por fazer uma graduação à distância sempre tem dúvidas a respeito dos programas de bolsas e financiamento promovidos pelo Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Primeiramente, você deve entender o que é cada um desses programas e se eles são aplicados para beneficiar os alunos que escolhem participar do Ensino a Distância (EAD).

 

[Veja aqui maiores informações sobre: faculdades a distância!]

 

O que é o ProUni e o Fies?

O ProUni é o programa do Ministério da Educação (MEC) que disponibiliza bolsas parciais e integrais para aqueles alunos que atingiram uma média maior do que 400 pontos nas cinco partes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), como Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias e a Redação. Lembrando que o aluno que obter zero na redação está automaticamente eliminado do programa.

Além da nota no ENEM, o aluno que deseja participar do programa de bolsas de estudo do governo deve atender a alguns requisitos referentes à renda familiar, como não ultrapassar três salários mínimos e meio por pessoa.

Esse programa do MEC traz ensino superior gratuito para aqueles que sonham em fazer uma graduação, mas não tinham nenhuma possibilidade. Para se inscrever no ProUni, o aluno deve ter em mãos o número de inscrição e a senha do ENEM realizado no ano anterior.

O Fiesé um financiamento oferecido para aqueles alunos que não tem condições de pagar pela sua graduação. Esse financiamento pode ser solicitado em qualquer período do curso e tem juros de 3,4% ao ano. Os  estudantes que concluíram o ensino médio a partir do ano de 2010 necessitam ter participado do ENEM para fazer o pedido de financiamento.

Ao contrário do ProUni, o Fies não oferece ensino gratuito, mas também traz grandes oportunidades, já que o pagamento só precisa ser efetuado após a conclusão da graduação e a taxa de juros é pequena.

[Pensando no seu futuro? Considere uma faculdade perto de você.]

ProUni

Para aqueles alunos que desejam se graduar através de um curso a distância, mas não tem condições de arcar com as mensalidades, aqui vai uma boa notícia: o ProUni disponibiliza bolsas para o ensino a distância todos os anos. Cerca de 90%, aproximadamente 5 mil bolsas do ProUni não são utilizadas, mesmo com a EAD crescendo de forma significativa ano após ano. Muitos alunos não sabem da existência dessas bolsas e, por conta disso, muitas vezes deixam de cursar uma graduação por não ter como pagar as mensalidades.

Fies

Infelizmente, os alunos que não conseguirem a bolsa pelo ProUni e quiserem um financiamento como o Fies não poderão ser contemplados com o benefício. De acordo com o Portal do MEC, os cursos que podem ser financiados pelo Fies são os credenciados pelo Ministério da Educação, desde que sejam cursos presenciais.

Esse talvez seja um dos motivos pelo qual os cursos de EAD ainda não são muito procurados. Nos cursos presenciais a utilização do ProUni e do Fies, muitas vezes em conjunto, facilita ainda mais a entrada dos alunos na faculdade.

Quem opta por um curso a distância busca comodidade e economia, seja ela de tempo ou dinheiro. Por isso, utilizar o ProUni vai trazer, além de um ensino gratuito de qualidade para as mais diversas pessoas, muitas oportunidades para aqueles que sonham em fazer uma graduação sem sair de casa. As opções de cursos no ensino a distância são diversos, podendo encontrar desde Administração até cursos de Tecnologia da Informação, Pedagogia e Educação Física, o que anima ainda mais os ingressantes nessa modalidade de ensino.

Artigos Relacionados a: EAD e Fies

4 fatores que comprovam a eficácia do ensino a distância

Se você ainda duvida que o ensino a distância não pode proporcionar uma educação da mesma qualidade do ensino presencial, confira 4 fatores que comprovam a eficácia deste método!

Vale a pena fazer um curso de idiomas a distância?

Atualmente, o conhecimento de outras línguas é um diferencial na formação de qualquer candidato. Será que vale a pena fazer um curso de idiomas à distância?

Por que o ensino a distância exige mais dedicação que o presencial?

Os alunos de um curso a distância são muito valorizados e um dos motivos é que a dedicação é maior para conseguir concluir o curso. Confira alguns dos pontos em que a EAD se diferencia dos cursos presenciais!

Como escolher a melhor universidade para realizar um curso de graduação online?

A escolha da universidade para a realização de um curso de graduação a distância é determinante para a conquista do diploma. Confira algumas dicas para tomar a melhor decisão sobre a instituição de ensino para realizar a sua graduação online.

Consigo FIES para cursos online?

Têm pretensões em realizar uma graduação a distância, mas gostaria de contar com os benefícios do financiamento estudantil para viabilizar ainda mais o seu diploma? Confira todas as informações sobre o FIES para o seu curso online.