Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba quais as universidades EAD reconhecidas pelo MEC

É muito importante saber se a faculdade onde pretende estudar é reconhecida pelo MEC. Continue lendo e conheça algumas faculdades bem avaliadas pelo órgão!

Antes de se matricular em qualquer faculdade, pensamos em muitos fatores, desde sua localização até os valores da mensalidade. Mas tão importante quanto tudo isso, é verificar se a instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), pois se não for o aluno terá muitas complicações durante e ao finalizar o curso.  

Fique atento: caso a instituição não seja reconhecida, ao se formar, você não terá um diploma válido. Além disso, terá estudado em uma instituição que não passou pelo controle de qualidade do MEC.  

Mas tenho certeza que você não quer passar por nada disso. Por isso, organizamos uma série de informações que poderão te ajudar a escolher a faculdade certa para você.

Por que estudar em uma faculdade EAD reconhecida pelo MEC?

Imagine passar anos estudando e não puder trabalhar na área? Pois é, mesmo que o aluno passe 5 anos estudando, se a instituição não for reconhecida pelo MEC, ele não terá um diploma válido e, assim, não poderá exercer a profissão com a qual tanto sonhou.

Isso, infelizmente, acontece com muitos estudantes que não se informam direito antes de começar o curso e acabam pagando anos de faculdade. O problema é que chegam ao fim e não podem usar seus diplomas para conseguir um emprego.  

As faculdades que participam de programas como ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Financiamento Estudantil) são todas autorizadas e reconhecidas pelo MEC, pois nesses programas só participam se a instituição estiver regular.  

Por isso, se você descobrir que a faculdade onde você deseja estudar — ou já está estudando — participa de algum programa do Governo Federal, pode ficar tranquilo.

No entanto, se descobrir que a faculdade onde está estudando não é reconhecida, saiba que suas opções são poucas. Mesmo que você queira pedir transferência, essa não será tarefa fácil. Para uma disciplina ser aceita em outra instituição, ser eliminada da sua nova grade de disciplinas e ser posta no seu histórico como cursada, também é necessário que a instituição anterior seja reconhecida pelo MEC.  

Como saber se a faculdade EAD é reconhecida pelo MEC?

Então, como você já viu, é necessário e importantíssimo para a vida do estudante que ele se matricule em uma instituição reconhecida pelo MEC.  

Para saber quais instituições são reconhecidas pelo órgão, você pode usar a ferramenta de busca de faculdades a distância reconhecidas pelo MEC. Usando esse link, você encontrará as faculdades EAD que oferecem o curso desejado, descobrirá se ela é reconhecida pelo Ministério e ainda terá acesso ao valor das mensalidades.  

Cursos EAD que são Reconhecidos pelo MEC

Esses são os cursos que são reconhecidos pelo MEC e podem ser oferecidos na modalidade a distância:

Faculdades EAD reconhecidas pelo MEC  

Fizemos uma seleção das principais faculdades reconhecidas e autorizadas pelo MEC. Essas faculdades têm os seus cursos avaliados regularmente pelo Ministério da Educação:

Veja também:  

Conheça as faculdades a distância que aceitam o ProUni

Já viu se a faculdade EAD que você escolheu é reconhecida pelo MEC? Conte pra gente aqui nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário