Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba tudo sobre o supletivo a distância

Entenda como funciona o supletivo a distância e quem pode se matricular

Fazer um curso supletivo a distância é uma opção para aquelas pessoas que, por alguma razão, precisaram parar seus estudos e agora querem voltar para conseguir o certificado de conclusão do ensino fundamental e médio.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Se essa é a sua realidade, você não está só. Um estudo divulgado em 2018 pela Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aponta que 52% dos brasileiros não possuem diploma do Ensino Médio.

Contudo, finalizar o ensino básico é essencial para participar de concursos públicos, buscar uma qualificação, ingressar na faculdade ou até mesmo conseguir um salário melhor. E isso é possível por meio do supletivo.

O supletivo no Brasil é conhecido como Educação para Jovens e Adultos (EJA), e é oferecido tanto na modalidade presencial como EaD. 

São dois tipos de supletivo a distância no Brasil reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC):

  • Ensino Fundamental: é o antigo 1º Grau e para participar é necessário ter estudado pelo menos até a 4ª série. O supletivo do ensino fundamental começa na 5ª série (ou 6º ano, no modelo atual).
  • Ensino Médio: é o antigo 2º Grau, que vai da 1ª à 3ª série do colegial.

O Enem vai mudar! A partir de 2024, o exame será reestruturado com base no Novo Ensino Médio. Entenda tudo o que muda no Novo Enem: Novo Enem: tudo o que você precisa saber sobre a prova

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA)

EJA, CEEJA ou Encceja: qual a diferença?

Confira o que são algumas das siglas mais importantes para quem deseja fazer supletivo: 

  • EJA: significa Educação para Jovens e Adultos e é o supletivo em si. É uma modalidade de estudo para aqueles que desejam terminar o ensino básico e não que conseguiram na idade adequada. Após a finalização, o aluno recebe o diploma de conclusão.
  • CEEJA: sigla para Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos. Tem o mesmo objetivo do EJA, mas é mais flexível quanto à presença, de forma que o estudante consiga adaptar melhor as aulas à sua rotina. A matrícula no CEEJA é feita por disciplinas, as quais o aluno irá eliminando durante os estudos. 
  • Encceja: é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. É uma prova gratuita realizada anualmente pelo Governo Federal. Por ela, os candidatos são avaliados por competências do ensino básico e, caso aprovados em todas as disciplinas, recebem o certificado de conclusão. O estudante também pode eliminar disciplinas no EJA e no CEEJA caso receba nota necessária no Encceja.

https://youtu.be/kYVGuo7gGIQ

Saiba mais: Entenda o que é o Encceja e como estudar para a prova

Quem pode fazer supletivo a distância?

O supletivo, seja EaD ou presencial, é indicado somente para quem não concluiu a educação básica no período e idade adequados. Ou seja, não serve para quem ainda está na idade escolar e quer acelerar seus estudos. O MEC tem regras claras sobre isso, desconfie de qualquer escola que não exija a idade mínima correta.

Segundo a regra do MEC, a idade mínima para poder cursar um supletivo do ensino fundamental é de 15 anos. O curso vai da 5ª até a 8ª série (6º ao 9º ano, no modelo atual). Já para entrar no supletivo do Ensino Médio, ou antigo 2º grau, a idade mínima é de 18 anos.

Em quanto tempo posso terminar um supletivo a distância?

Um dos principais atrativos do supletivo EaD é a possibilidade de concluir as séries mais rapidamente, em um tempo menor se comparado ao ensino regular.

Com dedicação, é possível terminar o Ensino Fundamental e Médio na metade do tempo, comparando com a duração das séries em uma escola regular.

Veja a duração de cada supletivo na tabela a seguir:

Tipo de Supletivo Séries Duração Idade Mínima
Ensino Fundamental (antigo 1º grau) 5ª, 6ª, 7ª e 8ª séries

(ou 6º, 7º, 8º e 9º anos)

Mínimo de 6 meses por série, 24 meses para completar as 4 séries 15 anos
Ensino Médio (antigo 2º grau) 1º, 2º e 3º colegial Mínimo de 6 meses por série, 18 meses para completar as 3 séries 18 anos

Vantagens de fazer o supletivo a distância

Confira algumas das principais vantagens de optar pelo supletivo EaD:

  • É o aluno que escolhe como e quando estudar;
  • Não é necessário frequentar as aulas diariamente, como em uma escola comum;
  • Com o supletivo EaD, fica mais fácil trabalhar e estudar ao mesmo tempo;
  • Dá para começar em qualquer época do ano e na série que precisar;
  • É possível se formar na metade do tempo.

Como é o Supletivo EaD?

O supletivo a distância pode ser feito:

  • Por correspondência: o aluno se matricula e recebe o material de estudo em casa.
  • Pela internet: o aluno se matricula e recebe uma senha para ter acesso às aulas e atividades.

Nos dois casos, é importante lembrar que as provas finais são sempre feitas presencialmente. Isso significa que o aluno precisa estar fisicamente em uma sede ou pólo da escola para fazer as provas e receber o certificado de conclusão.

Algumas escolas aplicam provas mensais ou bimestrais por correspondência ou pela internet, outras exigem que o aluno vá até a escola para fazer essas avaliações.

Com relação ao modelo das aulas, cada escola tem sua própria metodologia. Algumas só exigem a presença do aluno nas provas finais, outras têm aulas presenciais semanais, com apoio de professores, tutores ou grupos de estudo.

Cuidados que você precisa tomar ao escolher um supletivo a distância

Antes de se matricular em um curso supletivo EaD, é fundamental se atentar a alguns pontos muito importantes:

  • A escola precisa ser credenciada e reconhecida pela secretaria de educação do seu estado para que o certificado tenha validade;
  • As provas finais precisam ser sempre presenciais. Essa é uma exigência do MEC. Se alguma escola oferecer provas finais a distância, ou cobrar para emitir o diploma sem precisar fazer as provas, seu diploma não terá validade;
  • O MEC exige que cada série do supletivo seja completada em pelo menos 6 meses. Desconfie de cursos que oferecem duração menor;
  • Peça para ver um exemplo do material didático e pergunte como são as atividades do curso. Tem exercícios? Provas mensais? Acompanhamento de professor ou tutor?
  • Pergunte que tipo de ajuda a escola oferece: tem plantão de dúvidas? Grupos de estudo? Tutores e monitores para apoiar seu aprendizado?

Supletivo EaD: Gratuito ou Particular?

No Brasil, existem cursos de supletivo a distância tanto gratuitos quanto privados. A maior oferta de cursos está em escolas privadas, que cobram taxa de matrícula e mensalidades, mas existem cursos gratuitos em instituições como o Senai e o Sesi, por exemplo.

Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC

Se você obteve um certificado de ensino médio válido, seja ele via supletivo ou curso regular, poderá seguir seus estudos em uma faculdade e assim aumentar ainda mais as chances de encontrar uma boa colocação no mercado de trabalho.

E se você pretende estudar a distância, fique de olho em um detalhe: seu diploma só terá validade se a faculdade for reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e autorizada a oferecer o curso a distância.

Separamos algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode estudar com a tranquilidade de ter seu diploma aceito. Além disso, oferecem muitos benefícios a novos alunos, como descontos e bolsas de estudo:

E você? Já fez ou pretende fazer supletivo EaD? Se já fez, o que achou? Conte para a gente como foi!

Veja também:

Novo Enem: tudo o que você precisa saber sobre a prova

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!