Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Quando sai a nota do Enem?

A liberação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos momentos que gera mais ansiedade nos milhões de alunos que fizeram a prova. Afinal, a nota do Enem 2021 vai ser decisiva no momento de batalhar por uma vaga no ensino superior gratuito ou privado no ano de 2022.

Veja também: Encontre bolsas de estudo de até 80%

Portanto, se você quer saber quando sai a nota do Enem 2021, continue a leitura deste conteúdo com informações sobre a data e como fazer para acessar o resultado individual oficial. A gente reuniu todas as respostas que você procura.

O que é a prova do Enem?

O Enem é uma prova que funciona como a principal entrada dos estudantes no ensino superior no Brasil, seja ele público ou privado. Funciona como um grande vestibular nacional e ao contrário do que o nome diz, não se limita aos estudantes que estão cursando o Ensino Médio. Aqueles que já concluíram o Ensino Médio – independente do ano da conclusão – e sonham em fazer uma faculdade também podem realizar a prova.

A prova do Enem conta com 180 questões de múltipla escolha e uma redação, divididos em dois dias. No primeiro domingo de prova os candidatos respondem a 90 questões de Ciências Humanas e Linguagens e suas Tecnologias, além da redação. Já no segundo domingo, é dia de resolver as 90 questões de Ciências da Natureza e Matemática.

O Exame é, portanto, a principal porta de entrada para o ensino superior público através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e para obtenção de bolsas em instituições privadas através do Programa Universidade para Todos (Prouni). As notas são usadas também no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para ingressar em instituições portuguesas que possuem convênio.

A liberação das notas, então, é um dos momentos que gera mais ansiedade nos milhões de alunos que fizeram a prova, já que seu desempenho no Enem pode ser o passaporte para realizar o sonho do curso superior.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) utiliza um formato único de avaliação das notas, por meio de um sistema chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI), que dá pesos diferentes para cada questão conforme a dificuldade de resolução. O valor do peso de cada resposta certa é calculado apenas na correção.

Por isso, é impossível saber a sua nota apenas com o gabarito das questões. E, considerando que várias pessoas sequer levam o caderno de questões para casa após a saída dos locais de provas, já que não é algo obrigatório, fica ainda mais difícil ter uma ideia clara sobre o resultado.

Mas temos uma boa notícia: a data em que o resultado individual oficial será publicado já foi divulgada! Confira a seguir.

Quando sai a nota oficial do Enem 2021?

Os estudantes que realizaram o Enem em 2021 saberão o resultado da prova no dia 11 de fevereiro de 2022. Essa data foi confirmada pelo Inep, responsável pela realização do exame, e não deve sofrer alterações.

Apenas nesta data os candidatos poderão realizar consultas no seu boletim com as notas individuais em cada uma das provas realizadas nos dois dias de exame. E como a prova do Enem é composta por diversas questões que são distribuídas em cinco áreas do conhecimento, cada uma delas possui sua própria nota: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza, matemática e redação.

Vale lembrar que em dia de liberação do resultado individual oficial, o site do Enem costuma passar por forte instabilidade no período da manhã, devido ao grande número de pessoas acessando ao mesmo tempo. 

Como acessar o resultado do Enem 2021?

N dia 11 de fevereiro de 2022, os candidatos que realizaram a prova devem acessar o site oficial e procurar pelo resultado do Enem 2021 por meio da área do participante, no site do Inep, e finalmente ter acesso às tão esperadas notas finais.

Na tela, será possível ver a pontuação das quatro provas objetivas e também da redação, uma das notas que geram maior expectativa entre os candidatos. Assim, no total são cinco as notas do Enem que compõem o resultado final:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias.
  • Redação

Quando sai nota do Enem? - EAD

A nota nesses cinco quesitos pode ir de zero (nota mínima) até mil (nota máxima). Basta somar essas notas das categorias, dividir por cinco e você terá sua média final.

A nota mínima exigida para conquistar uma vaga varia para cada curso e instituição de ensino, em função da concorrência. Ou seja, as faculdades mais concorridas possuem notas de corte maiores.

É importante destacar que o espelho da redação, com todos os detalhes da correção do seu texto, só fica disponível para consulta alguns meses mais tarde. 

Confira o passo a passo para conferir o seu desempenho:

Passo 1: acesse a Página do Participante;

Passo 2: Clique na opção de entrar com o gov.br e preencha os dados de CPF e senha. Se você esqueceu a sua senha ou precisa redefini-la, clique em “Esqueci minha senha”. 

Uma outra forma de você verificar as suas informações e acessar a Página do Participante é baixar o aplicativo Enem. Ele está disponível na Apple Store e no Google Play. Será necessário informar o seu CPF e senha pessoal para fazer o login.

Onde estudar com a nota do Enem?

Quando o resultado do Enem 2021 finalmente sair, você terá muitas oportunidades de ingresso no Ensino Superior. Diversas faculdades públicas e privadas utilizam a nota no exame em substituição ou complemento ao vestibular. Por isso, não é difícil encontrar a vaga desejada em uma instituição de qualidade perto de você, seja ela pública ou privada.

O Enem é, assim, o principal vestibular do país, pois com ele é possível utilizar a sua nota para ingressar em instituições públicas ou privadas tanto no Brasil quanto no exterior.

Antes de realizar suas escolhas, é essencial verificar se as faculdades são reconhecidas pelo MEC. Somente estas são autorizadas a emitir o diploma de conclusão em um curso de graduação que o mercado de trabalho tanto valoriza. 

Para te ajudar, separamos algumas faculdades que têm esse reconhecimento garantido. Elas contam com cursos de todas as áreas do conhecimento. Clique para conhecer:

Os programas do governo criados para facilitar o acesso dos cidadãos ao ensino superior de qualidade também utilizam a nota do Enem como forma de seleção dos beneficiários. Conheça:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu): você concorre a vagas no ensino superior público, ou seja, universidades e institutos federais e estaduais;
  • Programa Universidade Para Todos (Prouni): oferece bolsas de estudo de 50% e 100% para quem deseja ingressar em instituições de ensino superior privado;
  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): usando sua nota, você pode ingressar no ensino superior privado por meio do financiamento parcial ou integral das mensalidades.

E aí, o que você achou das provas desta edição? Ansioso para o resultado? Conte para a gente aqui nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!