Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba tudo sobre programas de bolsas de estudo em cursos EAD

Quer saber quais programas de bolsas de estudo existem para cursos EAD? Então descubra agora! 

Entrar em uma faculdade é o sonho de grande parte dos jovens brasileiros, porém muitas vezes isso não se torna uma realidade, pois muitos estudantes não conseguem arcar com os valores de um curso de graduação, principalmente na modalidade presencial. 

Já no curso EAD as mensalidades são mais baixas, o que facilitou a vida de muita gente. Contudo, ainda existem pessoas que não conseguem manter nem essas mensalidades reduzidas e precisam recorrer à tentativa de conseguir uma bolsa de estudo.

Veja agora alguns programas de bolsas de estudo para cursos EAD e onde estudar! 

Quais programas de bolsas de estudo existem para cursos EAD? 

Não são todos os programas de bolsas que disponibilizam vagas para cursos EAD. Então, para te ajudar, trouxemos algumas opções de programas disponíveis para esse tipo de modalidade. Confira!

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é o único programa do governo federal que disponibiliza bolsas de estudo para cursos EAD.

Essas bolsas podem ser parciais, garantindo ao estudante 50% de desconto na mensalidade, ou integrais, assim o estudante não paga nada durante toda a formação.

O primeiro critério para se inscrever no ProUni é ter realizado a última edição do Enem e ter obtido nota mínima de 450 pontos nas provas objetivas e não ter zerado a prova de redação. 

Quanto maior for a sua nota, mais altas são as chances de conseguir ser beneficiado com uma sua bolsa de estudo do ProUni.

Para participar desse processo seletivo, também é necessário cumprir uma das exigências abaixo: 

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral da própria escola.
  • Ter cursado uma parte do ensino médio em escola pública e uma parte em escola privada como bolsista integral.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino concorrendo a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura (nesse caso não há necessidade de comprovar renda mínima).

Além das regras acima, o ProUni exige que o estudante comprove a sua renda, de acordo com o tipo de bolsa que desejar. Por isso, confira os critérios de renda para cada tipo de bolsa: 

  • Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deverá ser de no máximo três salários mínimos por pessoa. 
  • Para as bolsas integrais (100%), a renda familiar bruta mensal deverá ser de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa. 

As inscrições para o ProUni ocorrem duas vezes ao ano, no primeiro e segundo semestre. 

Ingresso direto pelo Enem 

Uma outra forma de conseguir uma bolsa de estudo em um curso EAD é através do ingresso direto pelo Enem. 

Com o ingresso direto, você não precisa realizar nenhum vestibular para entrar na faculdade. A única exigência é ter realizado alguma edição do Enem, desde 2010, e não ter zerado a redação e nenhuma das provas.

Dessa forma, você ainda concorre a bolsas e descontos e ainda pode financiar toda a sua graduação diretamente com a instituição com menos burocracia caso a instituição tenha algum programa de financiamento.

Para se inscrever, é só acessar o site da faculdade que aceita essa forma de ingresso, preencher os seus dados indicando a nota obtida no Enem e aguardar o resultado, que sai em até 48 horas geralmente. 

As inscrições para entrar em uma faculdade através do ingresso direto pelo Enem podem ser feitas em qualquer época do ano, pois as instituições que aceitam esse processo para os cursos EAD sempre estão com turmas novas, em formação.

Onde estudar com bolsas do ProUni e ingresso direto?

Trouxemos uma lista com algumas instituições reconhecidas pelo MEC que, além de terem mensalidades baixíssimas em seus cursos EAD, participam do ProUni e dispõem do ingresso direto pelo Enem.  

Essas faculdades também têm outros programas de bolsas de estudo, descontos e financiamentos próprios. Confira:

Veja mais:

Fies vale para EAD?  

Tem Sisu para curso a distância? 

Já sabe qual curso EAD vai fazer? Conte para a gente aqui nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário