Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Melhores faculdades de Educação Física EAD

Se fazer exercícios físicos e estudar sobre o corpo humano é muito mais que um hobbie para você, a faculdade de Educação Física pode ser uma ótima opção de ensino superior. Seja cursando licenciatura ou bacharelado, ao se formar o educador físico encontra um vasto mercado de atuação, podendo lecionar em escolas ou atuar em academias, clubes e hotéis.

Um dos objetivos gerais da graduação de Educação Física é formar profissionais capacitados a promover, prevenir e reabilitar a saúde de indivíduos através da prática de atividades e exercícios físicos. E sim, é possível realizar o curso presencialmente ou à distância.

Ficou curioso para descobrir como é a faculdade de Educação Física EAD? Continue lendo esse artigo, que vamos contar todos os detalhes e de quebra vamos te contar quais as melhores faculdades de Educação Física EAD de acordo com o MEC, o Ministério da Educação.

É possível fazer faculdade de Educação Física EAD?

Muita gente tem dúvidas se é possível fazer faculdade de educação física na modalidade EAD, afinal de contas o curso aparenta ter bastante movimentação física. A verdade é que, não só é possível realizar o curso à distância, como existem faculdades muito bem avaliadas pelo Ministério da Educação que oferecem tanto a licenciatura, quanto o bacharelado.

Entretanto, é preciso ressaltar que o MEC requer certo grau de aprendizagem prática e  exige que parte da carga horária do curso seja realizada presencialmente. Sendo assim, apenas as matérias teóricas são feitas online, em uma plataforma digital com acesso liberado pela instituição. Nela os professores publicam as aulas ao vivo ou gravadas, materiais para estudo e atividades que podem ser realizadas individualmente ou em grupo. A interação com outros alunos e tutores também é feita virtualmente. Já as avaliações tendem a acontecer no polo – unidade da instituição – mais próximo do universitário.

Quais as melhores faculdades de Educação Física EAD?

O Ministério da Educação utiliza diferentes métodos para avaliar os cursos e instituições de ensino brasileiras, a fim de garantir a qualidade da educação no nível superior. Os principais indicadores de qualidade são: o Índice Geral de Cursos (IGC), o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), utilizado para avaliar cursos por instituição. Este foi o indicador utilizado para realizarmos a lista de melhores faculdades de Educação Física EAD abaixo:

Instituição de Ensino

Grau

Nota (CPC)

Centro Universitário Internacional (Uninter)

Bacharelado

5

Centro Universitário Claretiano (Ceuclar)

Licenciatura 4
Universidade Federal de Juiz de Fora  (UFJF) Licenciatura

4

Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Licenciatura 4
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) Licenciatura

4

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Licenciatura 4
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui) Licenciatura

4

O que se estuda na faculdade de Educação Física EAD?

Seja presencial ou EAD, a matriz curricular da faculdade de Educação Física é focada em matérias das Ciências da Saúde, portanto nas aulas teóricas os alunos deverão se aprofundar em uma série de estudos sobre o corpo humano. Veja a seguir algumas das matérias estudadas nesta graduação:

  • Anatomia humana;
  • Fisiologia;
  • Nutrição;
  • Biologia Celular;
  • Prevenção de Lesões;
  • Primeiros Socorros;
  • Metodologias Recreativas;
  • Biologia dos Tecidos e desenvolvimento;
  • Bioquímica Geral e Metabólica;
  • Desenvolvimento Motor;
  • Cinesiologia;
  • Psicologia do Esporte
  • Recreação e Lazer
  • Teoria e Prática de Esportes
  • Metodologia da Ginástica
  • Metodologia da Natação
  • Metodologia das Lutas e Artes Marciais
  • Metodologia do Atletismo
  • Metodologia da Musculação;
  • Treinamento Esportivo.

Qual a diferença entre licenciatura e bacharelado em Educação Física?

Ao escolher a graduação de Educação Física, logo de cara é preciso decidir entre licenciatura e bacharelado. Esta escolha é importante, pois definirá em quais áreas o profissional poderá atuar futuramente. Veja a seguir:

Licenciatura

A licenciatura é um curso superior focado na formação do profissional que conhece o movimento do corpo humano, que entende os diferentes esportes e que os ensina de forma didática. Por isso, a licenciatura é o tipo de graduação mais indicada para quem deseja atuar como professor. Veja abaixo onde este profissional pode trabalhar:

  • Ensino básico em escolas: O profissional de Educação Física licenciado pode lecionar em escolas do ensino básico, nos níveis fundamental ou médio da rede pública ou privada.

Desenvolvimento de projetos: Também é possível trabalhar desenvolvendo projetos ligados à Educação Física, como programas sociais para combater o sedentarismo em escolas, postos de saúde e etc.

Bacharelado

Já a formação do tipo bacharelado, oferece muito mais opções de atuação que a anterior. As disciplinas abordadas nesta graduação se aprofundam em campos de trabalho não escolares como academias, clubes, recreação em navios, iniciação esportiva, etc. Veja abaixo todas as possibilidades que o bacharelado oferece:

  • Lazer e recreação: para o bacharel, há a oportunidade de trabalhar com lazer e recreação como monitores em colônia de férias, instrutores de exercícios em parques, coordenar atividades físicas recreativas para crianças, jovens e adultos nos mais diversos ambientes.
  • Esportes: Dependendo dos objetivos do educador físico, há como auxiliar atletas profissionais e treinar equipes de diversas modalidades como natação, futebol, judô, basquete, etc…
  • Ginástica laboral: A fim de evitar os danos causados por movimentos repetitivos e pelas longas horas de trabalho, muitas empresas contratam profissionais de Educação Física para instruir seus colaboradores a realizarem exercícios adequados.
  • Cuidados com a Saúde: Como falamos anteriormente, as disciplinas de Educação Física fazem parte das Ciências da Saúde, portanto o profissional pode atuar como instrutor em academias a fim de ajudar pessoas a perder peso, ganhar massa magra, fortalecer os músculos, realizar avaliações, indicar treinamentos. Enfim, são muitas possibilidades.

Reabilitação: O bacharel pode, também, atuar em parceria com fisioterapeutas na área de reabilitação de pacientes com condições crônicas ou que sofreram acidentes.

Como entrar para as melhores faculdades de Educação Física EAD?

Agora que você já sabe quais as melhores faculdades de Educação Física e sabe tudo sobre esse universo, deve estar se perguntando como se faz para ingressar no ensino superior, não é mesmo?

Na lista apresentada acima, temos tanto faculdades públicas quanto privadas. Ambos os tipos aceitam o Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, como método avaliativo. Para as faculdades públicas, é possível se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU) e escolher uma das opções disponíveis na modalidade EAD.

Já para as universidades privadas, o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) são as melhores opções. O Ingresso Direto também é uma ótima alternativa para quem quer começar a estudar sem enfrentar a burocracia dos programas governamentais citados anteriormente. No Quero Bolsa é possível encontrar bolsas de estudo em diversas faculdades para cursar Educação Física EaD.

Onde estudar Educação Física EAD?

Seja sua escolha o bacharelado ou licenciatura, instituição pública ou privada, ao escolher sua faculdade de Educação Física verifique se a mesma é certificada pelo Ministério da Educação (MEC) como as universidades citadas acima.

Caso queira conhecer mais instituições que oferecem o curso de Educação Física EAD, a lista completa pode ser encontrada no site e-mec. No entanto, listamos abaixo mais algumas ótimas faculdades, reconhecidas pelo MEC nas quais você pode começar a cursar Educação Física EAD sem complicações e com ótimas condições:

Veja também:
Qual é a melhor faculdade EAD?

Gostou de saber um pouco mais sobre as melhores faculdades de Educação Física e quais oportunidades o mercado oferece para esse profissional? Conte para a gente aqui nos comentários qual área você gostaria de seguir!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!