Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Conheça a lista de profissões para estudar EAD e exercê-la

Cursar o ensino superior é o desejo de muitas pessoas que querem se destacar no mercado de trabalho e conquistar boas oportunidades. Porém, no momento de escolher um curso é comum ficarmos confusos, afinal, são tantas opções, não é mesmo?

Tem ainda o fato de que a rotina corrida de muitos pode ser um impedimento para que se frequente as aulas presenciais. Além de que há  vários tipos de cursos de graduação (tecnológico, bacharelado e licenciatura), o que pode confundir ainda mais a cabeça de quem acabou de começar a pensar no assunto.

E aí, começam as dúvidas: Qual curso devo fazer? É melhor cursar o bacharelado ou o tecnológico? Será que as faculdades oferecem o curso que eu pretendo fazer na modalidade EAD?

Para lhe deixar muito bem informado, nesse artigo vamos solucionar todas essas questões. Também separamos uma lista de profissões com todos os cursos oferecidos EAD. Confira!

Diferença entre os tipos de cursos de graduação

Quase sempre, ao consultarmos o site de uma universidade vemos as seguintes informações junto aos cursos: grau tecnológico, grau bacharelado ou licenciatura.

A partir dessa informação, fica mais fácil deduzir que apesar de todos os cursos oferecidos por tal universidade serem de nível  superior, existem alguma diferença entre eles.

Mas na prática, você sabe, de fato, qual é a diferença? Basicamente, o curso de grau bacharelado oferece uma formação mais ampla e generalista, tendo, portanto, uma carga horária teórica bem extensa.

O curso tecnológico já é mais focado em uma única área e oferece, como o próprio nome já diz, uma formação mais técnica do que teórica.

Já os cursos superiores de licenciatura são destinados àqueles que desejam dar aulas.  Também, é interessante saber quais são as opções de cursos disponíveis na modalidade EAD. Para lhe dar um suporte, partilhamos neste post uma lista de profissões para você escolher. Fique de olho!

Lista de profissões para quem deseja estudar EAD

Não é novidade que a modalidade de ensino a distância já conquistou credibilidade entre os alunos e empregadores e tem crescido cada vez mais no país.

Agora, considere que, apesar da modalidade ser muito eficiente para o ensino da maioria dos cursos, ainda é um pouco difícil encontrarmos uma grande oferta de cursos EAD na área da saúde.

Isso acontece devido a grande quantidade de aulas práticas que esses cursos exigem. Portanto, cursos como Psicologia, Medicina Veterinária, Enfermagem, Medicina, por exemplo, não são oferecidos nessa modalidade.

Mas, mantenha as boas expectativas se você possui pouco tempo disponível e deseja iniciar a graduação, os cursos de todas as outras áreas podem ser oferecidos tanto na modalidade presencial como na EAD.

Verifique abaixo as opções disponíveis na nossa lista de profissões que separamos por área de atuação.

Lista de profissões para seguir

Separamos as principais profissões do mercado atual e quais cursos você pode fazer para iniciar nessa carreira!

Setor corporativo

Profissões:

Administrador de empresas, gestor, contador, economista, setor de finanças, profissional de RH, profissional de comércio exterior, gerente, supervisor, coordenador de projetos, setor público, bancário e consultor de empresas, secretária, gestor hospitalar e gestor público e negócios.

Opções de cursos:

Administração; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comércio Exterior; Empreendedorismo; Gestão de Qualidade; Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Processos Gerenciais, Gestão Comercial, Gestão da Produção Industrial, Secretariado, Gestão Hospitalar, Gestão de Segurança Privada e Logística.

Comércio internacional

Profissões:  

Agenciador de carga, analista de mercado, consultor, profissional de cotação, gestor de equipes e projetos, especialista em logística e mercadólogo internacional.

Opções de cursos:

Comércio Exterior, Administração, Marketing e Economia.

Setor Gastronômico

Profissões:

Chef de cozinha, consultor, cozinheiro; desenvolvedor de produtos, docente, gestor de negócios, padeiro, confeiteiro, pâtissier, personal chef e segurança alimentar.

Opções de cursos:

Gastronomia

Setor ambiental

Profissões:

Consultor, certificador, educador ambiental, planejador de técnicas não poluentes e recuperador de áreas degradadas.

Opções de cursos:

Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental.

Profissões:

Administrador rural, consultor, controle de qualidade, profissional de cultivo e produção, desenvolvedor de produtos, planejador de produção, desenvolvedor de políticas públicas e vendedor de equipamentos e insumos ao setor agropecuário.

Opções de cursos:

Gestão de Agronegócio

Comunicação

Profissões:

Mercadólogo, publicitário, jornalista, redator e profissional de relações públicas.

Opções de cursos:

Jornalismo, Marketing, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas.

Ciências Biológicas e da Saúde

Profissões:

Biólogo, biólogo forense, biólogo molecular, profissional de meio ambiente, profissional de microbiologia, profissional de zoologia, genética e biotecnologia, professor de Biologia e pesquisador.

Opções de cursos:

Ciências Biológicas

Profissões:

Professor escolar, instrutor de grupos especiais, recreador e profissional de turismo ecológico.

Opções de cursos:

Educação Física

Exatas e Tecnológicas

Profissões:

Desenvolvedor de banco de dados, criador de sistemas informatizados, analista e desenvolvedor de sistemas de informação e desenvolvedor de programas.

Opções de cursos:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados, Ciência da Computação, Ciência de Dados, Gestão de TI, Sistemas de Informação, Redes de Computadores, Engenharia de Software, Engenharia de Computação, Internet das Coisas e Jogos Digitais.

Profissões:

Professor de matemática, matemático industrial, matemático computacional e matemático empresarial.

Opções de cursos:

Matemática

Profissões:

Professor de química, químico ambiental, químico de alimentos, químico forense, químico industrial e gestor de qualidade.

Opções de cursos:

Química

Criação

Profissões:

Decorador

Opções de cursos:

Design de Interiores

Profissões:

Animador, desenhista industrial, designer digital, designer de embalagens, designer gráfico, designer de joias, gestor de produto, programador visual e desenvolvedor de produto.

Opções de curso:

Design de Produto e Design Gráfico

Humanas e Sociais

Profissões:

Curador, escultor, professor de educação artística, organizador de eventos de arte, organizador de exposições em galerias, restaurador, pintor e desenhista.

Opções de cursos:

Artes Visuais

Profissões:

Pesquisador, desenvolvedor de material didático, professor, tutor de cursos EAD.

Opções de cursos:

Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Pedagogia e Teologia.

Onde estudar para fazer um dos cursos da nossa lista de profissões?

Após escolher o curso, é hora de pensar na instituição que você vai estudar. Nesse momento, é importante considerar alguns pontos para fazer a escolha certa.

É imprescindível que a faculdade seja reconhecida e bem avaliada pelo MEC. Dado que, uma observação mais criteriosa a respeito das universidades, evita problemas futuros, pois algumas delas não são autorizadas pelo órgão e não podem emitir certificados válidos.

Além disso, é interessante escolher uma faculdade com as seguintes características:  

  • Possua mensalidades acessíveis
  • Ofereça programas de bolsas e descontos em mensalidades
  • Aceite a nota do Enem como forma de ingresso, mas também tenha vestibular próprio para aqueles que não realizaram o Enem
  • Ofereça tanto cursos presenciais, como EAD
  • Participe dos programas ProUni e Fies
  • Tenha localização de fácil acesso e em vários Estados do Brasil

Para dar um empurrãozinho, separamos abaixo algumas opções de faculdades que atendem a todos esses critérios. Fique ligado!

Veja também:

Melhores faculdades EAD

Descubra como funciona uma faculdade a distância

Agora que você se inteirou de nossa lista de profissões, fica mais fácil optar por uma delas. Queremos ver o seu sucesso sendo promovido. Conte  para a gente, nos comentários, qual profissão que você tem mais afinidade!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário