Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Licenciatura EAD para bacharéis: Saiba como é e onde fazer

Apesar das dificuldades, há quem diga que trabalhar como professor é uma delícia. E não é difícil encontrar pessoas que já tem nível superior que pensam em trabalhar em sala de aula.

Mas hoje em dia só quem tem um curso de licenciatura consegue lecionar, tanto no Ensino Fundamental como Ensino Médio, independente da área do conhecimento.

A boa notícia é que quem já é bacharel pode fazer um curso de complementação chamado de Formação Pedagógica.

A Formação Pedagógica é um curso em que o aluno que já é portador de diploma (bacharéis e tecnólogos) faz somente com as disciplinas relativas à Pedagogia – eliminando as disciplinas que não são técnicas – com o objetivo de ensinar na rede pública ou particular.

O curso pode ser feito na modalidade presencial ou EAD e não é necessário prestar vestibular, apenas apresentar a documentação exigida pela instituição.

Como é a licenciatura EAD para bacharéis?

A diferença entre uma licenciatura EAD para bacharéis e a tradicional é que na modalidade a distância existe a flexibilidade de horários, ou seja, o aluno não precisa fazer as aulas num horário predeterminado.

Ele pode estudar no momento que lhe for mais conveniente, independente do lugar que se encontre.

Outra curiosidade é que toda a comunicação durante o curso — entre alunos, professores ou tutores — é feita online. E o mais legal é que o aluno pode revisar as aulas sempre que quiser, pois como são gravadas ficam disponíveis na plataforma.

Outra característica dessa modalidade de curso é que a sala de aula é bem diferente da que estamos acostumados.

Esqueça as salas tradicionais, com alunos sentados na carteira e o professor ensinando à frente da turma.

No lugar disso o aluno tem acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma digital considerado o campus virtual da universidade.

É nesse ambiente que o aluno assiste aulas, tira dúvidas com os professores, conversa com os colegas, acessa a biblioteca virtual e ainda fala com a coordenação do curso.

Além disso, o valor da mensalidade de uma licenciatura EAD é bem mais em conta que a presencial e, no caso da licenciatura EAD para bacharéis, o tempo para conclusão é de apenas 12 meses.  

Tutoria

Todas as universidades que oferecem licenciatura EAD para bacharéis também disponibilizam para os alunos polos presenciais.

Esses polos são distribuídos por região e ajudam alunos que precisam de apoio presencial para tirar dúvidas com o professor, por exemplo.

Também existem alguns cursos de licenciatura EAD que são semipresenciais, ou seja, o aluno deve comparecer no polo uma ou duas vezes no ano para assistir aula ou fazer provas. No local também o aluno tem à sua disposição laboratórios de informática, biblioteca e salas de videoconferência.

Ao longo de todo o curso a pessoa pode contar com o trabalho dos tutores, que ajudam o professor com os alunos durante o semestre. Os tutores ficam em contato constante com os alunos, tirando dúvidas e dando o suporte da plataforma AVA.

Apesar do professor também conversar com os alunos, são os tutores que ficam à sua disposição e com tempo disponível para atendê-los.

Isso é necessário para que o professor se concentre em preparar aulas e elaborar avaliações.

Entre as disciplinas disponíveis para o curso de licenciatura EAD estão Biologia, Geografia, História, Letras-Português, Letras-Inglês, Matemática, Sociologia entre outras.

Documentação necessária

Para fazer a matrícula no curso de licenciatura EAD para bacharéis a maioria das universidades pedem os seguintes documentos:

  • RG e CPF
  • Foto 3×4
  • Histórico escolar da primeira graduação
  • Diploma da primeira graduação
  • Certidão de nascimento ou casamento

O material didático adotado em todas as disciplinas pode ser impresso ou online, dependendo do curso e do professor.

Mesmo sendo um curso de licenciatura EAD o aluno precisa fazer estágio supervisionado. No estágio ele terá que dar algumas aulas que serão assistidas pelo professor da escola.

Essas aulas serão elaboradas pelo tutor e pelo professor da universidade, com planos de aula e estratégias de aulas adotadas.

É importante dizer que o diploma de uma licenciatura EAD tem a mesma validade que uma presencial no mercado de trabalho, desde que seja reconhecida pelo MEC. O bacharel licenciado poderá lecionar em qualquer ano da Educação Básica, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, em escola pública ou particular.

Universidades credenciadas

No Brasil, encontramos algumas instituições credenciadas para o curso de licenciatura EAD para bacharéis.

A seguir listamos para você duas boas opções que serão importantes na hora de decidir onde estudar.

Pronto. Agora você tem todas as informações para fazer uma licenciatura EAD para  bacharéis. Já sabe qual delas vai fazer? Conta aqui pra gente nos comentários!

Veja também:

Licenciatura para bacharéis: descubra como é e onde fazer

Descubra como é e onde fazer uma licenciatura curta

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário