Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Descubra quando e como fazer a inscrição para o Enem 2021

Confira todos os detalhes sobre a inscrição no Enem 2021: cronograma, documentos necessários e também onde utilizar a sua nota

Se você pretender fazer sua inscrição na edição 2021 do Enem, é preciso ficar muito atento aos detalhes e datas estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC). A inscrição é o primeiro passo rumo ao sonho da faculdade.

A seguir, vamos tirar as dúvidas mais comuns dos estudantes brasileiros que envolvem o exame, como, por exemplo: o período de inscrição, o valor a ser pago, os documentos exigidos, a data prevista para realização do Enem 2021 e como você poderá utilizar sua nota para ingressar em um curso superior EAD ou presencial.

Se prepare que lá vem uma chuva de informação!

Quando abre a inscrição para o Enem 2021?

As inscrições para o Enem 2021 nas modalidades impressa e digital estarão abertas a partir do dia 30 de junho de 2021. A informação foi divulgada oficialmente pelo Governo Federal no edital das provas publicado no Diário Oficial da União.

A inscrição é realizada somente no site oficial do Enem (enem.inep.gov.br/participante).

O estudante deverá ficar atento para a escolha entre qual prova deseja realizar. O MEC disponibilizou apenas 101.100 (cento e um mil e cem) vagas para o exame digital, preenchidas por ordem de inscrição e disponíveis em apenas algumas cidades maiores dos estados, cada uma com suas vagas limitadas.

A prova impressa continua sendo aplicada sem limites de participantes em diversos municípios do país. É importante lembrar que não há diferença entre os exames, que serão aplicados de forma conjunta.

Quando se encerra a inscrição do Enem 2021?

As inscrições do Enem 2021 serão encerradas no dia 14 de julho de 2021 às 23h59 pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o organizador da prova em todo o país.

Não é recomendado deixar a inscrição para a última hora, pois o site pode sofrer com instabilidades devido ao grande número de acessos e ficar fora do ar durante as últimas horas. O Governo não é obrigado a ampliar o prazo caso este problema aconteça.

Quanto custa a inscrição no Enem 2021?

A edição do Enem 2021 terá uma taxa de inscrição no valor de R$85,00 (oitenta e cinco reais). Ela deve ser paga à vista, por meio do boleto bancário (GRU) emitido pelo Inep após a conclusão da inscrição.

O último dia para pagar a taxa é 19 de julho de 2021. O participante pode pagar a taxa pelo internet banking, caixas eletrônicos, lotéricas e agências dos Correios, observando o horário de funcionamento e recebimento destes locais.

Documentos para se inscrever no Enem 2021

Para se inscrever no Enem 2021, o participante precisa obrigatoriamente ter um CPF (Cadastro de Pessoa Física), emitido pela Receita Federal.

Você precisará digitar no site do INEP outros dados, como nome completo, número do RG, CEP e endereço completo, nome dos pais, dados de contato (telefone e e-mail), sua atual situação no Ensino Médio, escola frequentada, seu gênero, estado civil e nacionalidade.

Também deverá responder a um questionário socioeconômico, escolher se fará a prova de língua estrangeira de Inglês ou Espanhol, o local onde deseja fazer sua prova, se deseja fazer o Enem impresso ou Digital e, por fim, enviar uma foto atual, nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro, sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares).

Todos os dados deverão ser preenchidos corretamente pelo participante, sob pena de exclusão do exame em caso de informações falsas ou incompletas.

Quem pode se inscrever no Enem 2021?

A princípio, a inscrição do Enem 2021 é voltada para os alunos concluintes do Ensino Médio neste ano ou em anos anteriores, como forma de avaliar seu aprendizado e ser um mecanismo de acesso ao Ensino Superior. 

Entretanto, o Exame aceita a participação de estudantes “treineiros”, que ainda não concluíram o Ensino Médio e que desejam testar seus conhecimentos e saber como é participar da prova antes do momento “oficial” ao fim do terceiro ano do Ensino Médio.

Quando será o Enem 2021?

As provas do Enem 2021 serão realizadas em dois domingos, nos dias 21 e 28 de novembro de 2021. Os portões para acesso aos locais de exame são abertos às 12h (meio-dia) e fecham às 13h, horário de Brasília/DF.

O participante só poderá realizar o exame portando um documento de identificação oficial com foto válido, como RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho.

Quando sai o resultado do Enem 2021?

O Ministério da Educação ainda não divulgou qual a data oficial para publicação dos resultados individuais dos participantes no Enem 2021. A nota é divulgada tradicionalmente entre janeiro e fevereiro do ano seguinte.

Já o gabarito oficial do Enem 2021 é publicado em até três dias úteis após a realização da prova no site do Inep. Professores e sites especializados também realizam uma correção extraoficial da prova nas horas seguintes da aplicação.

O que vai cair no Enem 2021

O Enem 2021 seguirá a mesma estrutura dos anos anteriores, com 180 questões de múltipla escolha e uma redação dissertativa-argumentativa. O conteúdo das questões envolvem as seguintes áreas do conhecimento:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia; 
  • Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

No primeiro dia serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Serão 5 horas e 30 minutos de duração máxima do Exame.

Já no segundo dia do Enem 2021, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. O participante terá meia-hora a menos que no primeiro dia, com 5 horas de permanência máxima total.

Onde utilizar a nota do Enem 2021

O Enem se tornou o principal mecanismo para quem deseja ingressar em uma faculdade. 

Ao realizar sua inscrição no Enem 2021 e realizar a prova, você receberá uma nota que é necessária para quem quer tentar uma vaga em instituição de ensino superior públicas e privadas.

Após a divulgação das notas, o Ministério da Educação abre a disputa em dezenas de universidades e institutos federais e estaduais públicos por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

São selecionados para matrícula os estudantes que obtiverem as maiores notas entre os inscritos para cada curso e modalidade (concorrência livre ou cotas).

Alguns programas do governo como o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Programa de Financiamento Estudantil) oferecem vagas e bolsas de estudo de até 100% da mensalidade nas instituições privadas. O sistema também seleciona os estudantes conforme suas notas e requisitos de renda.

Uma outra forma de utilizar sua nota do Enem 2021 para entrar na faculdade é com o ingresso direto. Nesse formato, basta apresentar seu boletim do Enem 2021 e não será necessário realizar um outro vestibular para se matricular no curso desejado.

Faculdades que aceitam a nota do Enem 2021

Se você deseja estudar em uma universidade presencial ou a distância, é preciso verificar primeiramente se ela possui o reconhecimento do MEC para funcionamento.

Este requisito é essencial se você quer um diploma válido e aceito no mercado de trabalho.

Separamos uma lista de faculdades que contam com esse reconhecimento e também aceitam sua nota no Enem 2021 como forma de ingresso direto, sem dificuldades extras:

Além disso, elas contam com condições especiais de financiamento e bolsas de estudo de até 100% do valor da mensalidade. Incrível, né? Não perca tempo e confira os detalhes do curso que você deseja agora mesmo.

Leia também: Descubra quando será a reaplicação do Enem 2021

Conheça as melhores faculdades EaD em 2021

Dúvidas resolvidas? Conte então pra gente se você vai se inscrever no Enem 2021 e qual curso pretende fazer com a sua nota!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!