Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Confira como é a graduação em Psicologia EAD

Quem ingressa no curso de Psicologia vai se dedicar a um campo de estudos bem amplo: a mente e o comportamento do ser humano. Essa graduação, que está sempre entre as mais concorridas nos vestibulares, só pode ser realizada presencialmente – não está disponível na modalidade a distância.

 

É possível encontrar formações EAD na área de Psicologia, inclusive com o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), mas apenas a partir da pós-graduação. Há várias opções de cursos de especialização a distância em que o estudo da Psicologia se aprofunda para áreas como Humanas, Educação ou Saúde.

 

Psicologia não é o único curso oferecido apenas no formato presencial. Entenda por que isso acontece, conheça as características desta graduação e as principais matérias que fazem parte do currículo. Aproveite para conferir as faculdades onde você pode começar a construir a carreira nesta área!

 

Por que não existe a graduação em Psicologia EAD

O curso de Psicologia só está disponível na modalidade presencial por determinação do Conselho Nacional da Educação (CNE), que é uma instância ligada ao MEC. Essa situação também ocorre com as graduações em Medicina, Odontologia e Direito, por exemplo, disponíveis apenas em faculdades presenciais.

 

Uma explicação possível é que a formação do psicólogo exige que o aluno participe de atividades como aulas, conferências, exercícios em laboratório, observação e descrição de comportamentos, práticas didáticas e estágios, entre outros. Em resumo, o curso de Psicologia tem a parte teórica, mas também muita prática, em que o aluno terá contato com pacientes de diferentes perfis, como crianças, adolescentes, adultos e idosos.

 

O MEC é o órgão responsável por autorizar a oferta dos cursos de graduação no Brasil, presenciais ou EAD. Portanto, se você se deparar com uma graduação em Psicologia EAD, fique de olho, pois certamente a faculdade não tem autorização para funcionar. Dessa forma, o diploma não terá validade legal, o estudante formado não poderá fazer o registro no Conselho Regional de Psicologia e ficará impedido de exercer a profissão.

 

Cursos de pós-graduação EAD na área de Psicologia

Para quem se forma em Psicologia, é muito comum seguir os estudos rumo a uma especialização. É um jeito de se diferenciar no mercado de trabalho. Confira a seguir as possibilidades de carreira que podem ser abrir com um cursos de pós-graduação EAD na área da Psicologia:

  • Psicopedagogia
  • Psicologia do Esporte
  • Psicologia Hospitalar
  • Psicologia Organizacional
  • Psicomotricidade
  • Psico-Oncologia

 

Você pode encontrar alguns desses cursos de pós-graduação a distância autorizados pelo MEC em universidades como:

 

Como funciona a graduação presencial em Psicologia

Psicologia é um curso com duração média de cinco anos, disponível em turno integral ou noturno, em faculdades presenciais de todas as regiões do Brasil. Dependendo da instituição, você pode encontrar o curso em grau de bacharelado (voltado à formação de psicólogos e pesquisa) ou licenciatura (que forma educadores).

 

No começo do curso você terá contato com conhecimentos de Sociologia, Antropologia, Biologia e Fisiologia. Prepare-se para ler bastante sobre as diferentes correntes teóricas, como Teoria Comportamental, Fenomenológica, Psicanalítica e outras.

 

O curso enfoca a Psicologia aplicada a diferentes campos, como escola, mercado de trabalho e sistema de saúde. Por isso, você irá estudar sobre públicos diversos: crianças, adolescentes, atletas, pessoas com deficiência, adultos no mercado de trabalho, idosos, etc. O estudante é incentivado a ter uma postura aberta para entender as características da mente humana nos mais variados estágios e contextos.

 

Na graduação em Psicologia, o aprendizado não se dá apenas na teoria, mas também na prática, através de observações e do contato direto com pacientes. Para isso, os cursos oferecem estruturas que prestam, por exemplo, orientação vocacional e profissional, atendimento individual para pessoas em busca de diagnóstico e apoio psicológico e atendimento em grupos, entre outros serviços à população.

 

Um dos destaques do curso de Psicologia é a parte de estágios. São vários semestres em que o estudante poderá atuar junto a pacientes, sob a supervisão de professores. Os estágios podem ser realizados em postos de saúde, espaços de terapia, projetos em comunidades, escolas ou empresas, por exemplo.

O que se estuda na graduação em Psicologia

O currículo do curso de Psicologia pode variar de acordo com a universidade. Mesmo assim, é possível ter uma noção do que você irá encontrar nessa graduação. Confira alguns exemplos de matérias que costumam ser oferecidas:

  • Análise Experimental do Comportamento
  • Avaliação Psicológica
  • Bases Biológicas dos Processos Psicológicos
  • Diagnóstico e Intervenção
  • Distúrbios do Desenvolvimento
  • Neurofisiologia
  • Psicodiagnóstico
  • Psicologia do Desenvolvimento e Práticas Integrativas
  • Psicologia e Educação
  • Psicologia e Saúde
  • Psicologia e Trabalho
  • Psicologia Social e Comunitária
  • Psicopatologia
  • Psicoterapia
  • Teorias da Personalidade

 

Onde estudar Psicologia

A graduação em Psicologia pode ser encontrada em centenas de universidades em todo o país.

 

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Psicologia na modalidade presencial:

 

Veja também:

Aula EAD – Vale a pena?

 

O que você achou do curso de Psicologia? Vai seguir essa carreira? Conte para a gente aqui nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário