Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Confira como é a graduação em Direito EAD

Fazer um curso de Direito é abrir portas para muitas carreiras promissoras – na advocacia ou em cargos públicos, como delegado, promotor e juiz. No entanto, a graduação em Direito não está disponível na modalidade a distância.

 

Se você prioriza a formação a distância, irá encontrar apenas cursos superiores de tecnologia (tecnólogos) que têm alguma ligação com o mundo das leis e pós-graduações da área jurídica – não exatamente o curso de bacharelado em Direito.

 

Agora, se essa é realmente a graduação de seus sonhos, não desanime. Direito é o curso com maior oferta de turmas no Brasil. Por isso, é grande a chance de você encontrar perto de casa uma faculdade que atenda às suas necessidades.

 

Confira as graduações tecnológicas e as pós-graduações EAD na área jurídica. Veja também como funciona o curso presencial de Direito: principais matérias, duração e onde estudar!

 

Graduações tecnológicas EAD relacionadas ao Direito

Para quem quer fazer uma graduação a distância e ao mesmo tempo procura uma formação próxima da área jurídica, vale conferir as opções de cursos superiores de tecnologia, ou tecnólogos.

 

Os cursos de tecnólogo são graduações mais curtas (2,5 anos em média) e focadas em áreas específicas do mercado de trabalho. Confira algumas possibilidades de carreira que você pode seguir a partir de um curso tecnológico:

  • Gestão Ambiental: atua com licenciamento e políticas de gestão ambiental. Vistoria, faz perícia, avalia e emite laudos sobre gestão ambiental.
  • Gestão de Recursos Hídricos: realiza planos de gestão do uso e da qualidade da água. Elabora e aplica critérios para outorga de direito de uso de recursos hídricos. Modera e arbitra conflitos de uso da água.
  • Gestão Pública: faz o diagnóstico do cenário político, econômico, social e legal da gestão pública. Planeja e implanta programas de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento local e regional.
  • Gestão da Segurança Pública: planeja e implanta ações preventivas e corretivas para garantir a segurança comunitária.
  • Investigação e Perícia Judicial: atua na área de inteligência, investigação e identificação de crimes e fraudes.
  • Serviços Penais: gerencia serviços penitenciários. Planeja soluções para minimizar o risco do confinamento, garantir assistência social e reintegrar o preso à sociedade.

 

Pós-graduação em Direito EAD

Os cursos de especialização são pós-graduações com duração de dois anos, em média, que aprofundam o conhecimento aprendido na faculdade. Para ingressar em uma delas é obrigatório ter o diploma do curso de Direito.

 

Confira cursos de especialização em Direito que são oferecidos na modalidade EAD:

  • Direito Administrativo
  • Direito Ambiental
  • Direito do Consumidor
  • Direito do Trabalho

 

Na hora de escolher uma especialização, vale ter o mesmo cuidado da graduação: verificar se o curso é autorizado pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Confira algumas instituições que atendem aos requisitos do MEC para oferecer pós-graduação a distância na área jurídica:

 

Como funciona a graduação em Direito

A graduação em Direito é um bacharelado com duração de cinco anos. Como dissemos, só está disponível na modalidade presencial. É possível encontrar turmas nos períodos da manhã, tarde e noite.

 

Quanto aos conteúdos, uma coisa é certa: prepare-se para ler bastante ao longo de todo o curso. Afinal, você deverá conhecer a legislação brasileira, que é complexa e abrangente. Você vai passar obrigatoriamente pela Constituição Federal, pelos direitos dos cidadãos, pelas definições de crime e contravenção, pelas leis sobre o funcionamento de empresas, entre muitos outros assuntos.

 

O curso de Direito também apresenta atividades práticas. Algumas universidades oferecem escritórios-modelo, para os alunos prestarem atendimento em casos reais, sob a supervisão de professores.

 

Outras têm em seu programa um tempo reservado para estágios, que o estudante pode realizar em escritórios de advocacia e órgãos públicos. É uma oportunidade de conhecer o dia a dia das diferentes áreas do Direito.

 

Para se formar é preciso apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Muitos estudantes no último prestam também o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – que não é um requisito para obter o diploma, mas é obrigatório para os bacharéis que pretendem advogar.

 

O que se estuda na graduação em Direito

A grade curricular do curso de Direito pode variar de acordo com a universidade. Mas é comum que nos primeiros anos do curso o estudante tenha contato com matérias básicas, como Ética, Economia, Filosofia, História, Português, Sociologia e Psicologia.

 

Ao longo de toda a graduação você vai estudar as diferentes áreas do Direito, como por exemplo:

  • Administrativo
  • Ambiental
  • Civil
  • Constitucional
  • Eleitoral
  • Empresarial
  • Internacional
  • Penal
  • Trabalhista
  • Tributário

 

Onde encontrar a graduação em Direito

A graduação em Direito está disponível em cerca de mil universidades em todo o país. Confira algumas instituições credenciadas pelo MEC para oferecer o curso de Direito na modalidade presencial:

 

Veja também:

Diploma EAD tem o mesmo reconhecimento que curso presencial?

Pretende fazer a graduação em Direito? Ou se interessou por algum curso tecnológico na área? Conte para a gente aqui nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário