dcsimg

Diploma EAD tem o mesmo reconhecimento que curso presencial?

(3.0 de 3)

Descubra se o diploma EAD tem validade, como são avaliados os cursos a distância e onde encontrar faculdades reconhecidas pelo MEC!

Diploma EAD tem o mesmo reconhecimento que curso presencial?

De acordo com o último Censo do Ensino Superior no Brasil, divulgado em 2013, existem mais de 1,2 mil cursos superiores oferecidos a distância (EAD), que representam mais de 15% de todas as matrículas de de graduação. Por oferecer diversas vantagens, a modalidade a distância vem crescendo em ritmo acelerado. Há dez anos, havia apenas 52 cursos EAD reconhecidos pelo MEC.

Qualquer diploma de nível superior, seja ele de bacharelado, licenciatura ou tecnológico, em formato presencial ou a distância, precisa do reconhecimento do MEC para ter validade.

Certificado do MEC e o Diploma EAD

Pela lei brasileira, todo diploma obtido em curso superior a distância reconhecido pelo MEC tem a mesma validade de um diploma obtido em curso presencial. Ou seja, se você fizer um curso EAD reconhecido pelo MEC, seu diploma de nível superior vale para procurar um emprego que exija nível superior, prestar concurso público e continuar os seus estudos por meio de uma pós-graduação.

Isso porque o MEC utiliza os mesmos rigorosos critérios para avaliar instituições e cursos de nível superior, tanto presenciais como a distância. São eles:

  • Conceito Preliminar do Curso (CPC): avalia o quadro de professores,  a infraestrutura e os recursos didático-pedagógicos. Leva em conta também os resultados do Enade, ou seja, o desempenho dos estudantes. As notas vão de 1 a 5. A nota 3 é considerada “avaliação positiva” e as notas 1 e 2 são insatisfatórias.
  • Conceito do Curso (CC): é uma avaliação presencial, feita por uma equipe do MEC e que enfoca quatro dimensões de um curso: pedagógica, docente, infraestrutura e atendimento aos requisitos legais e normativos. Cursos com CPC acima de três podem optar por não receber a visita dos avaliadores.
  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): é realizado por estudantes do primeiro e do último ano do curso. Avalia o rendimento em relação às habilidades e competências que devem desenvolver. O Enade é aplicado em ciclos. A cada ano, avalia um conjunto de cursos e áreas do conhecimento.

Nos cursos superiores a distância, o estudante pode escolher o melhor horário para assistir à maior parte das aulas, organizando seu tempo de forma a tirar o melhor proveito dessa modalidade de ensino. Apesar de ser a distância, todo aluno de graduação EAD precisa comparecer de vez em quando à sede da faculdade ou a um polo de apoio para realizar atividades presenciais (encontros com o professor, aulas práticas e de laboratório, quando houver), fazer as provas finais e apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Onde encontrar curso superior EAD reconhecido pelo MEC

Para que seu diploma EAD tenha validade, é fundamental que o curso tenha sido reconhecido pelo MEC. Por isso, ao escolher uma instituição, a primeira providência é verificar o credenciamento da faculdade.

O Ministério da Educação tem um portal de consulta gratuita, o e-mec, onde é possível fazer uma busca completa por todos os cursos e faculdades reconhecidos, bem como a nota que obtiveram em cada um dos três conceitos avaliados pelo MEC. Cursos que apresentam um traço (-) como nota provavelmente ainda não foram avaliados naquele conceito. Isso porque a avaliação do MEC acontece em ciclos e muitos dos cursos a distância ainda não receberam nota, apesar de já estarem autorizados a funcionar.

A maior parte dos cursos a distância oferecidos no Brasil está em faculdades privadas.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos EAD:

 

Use a ferramenta de busca Faculdades a distância para encontrar o curso EAD que você deseja.

Você está em busca de um diploma de nível superior? Vai optar por um curso EAD? Deixe aqui seu comentário!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);