Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Descubra se existe graduação em Direito a distância

Quer se tornar um advogado? Descubra as opções de cursos de Direito e como funciona o mercado de trabalho!

O curso de Direito continua no topo do ranking das graduações mais disputadas, além de ainda ser uma das mais tradicionais e respeitadas formações.

Infelizmente, até o momento não há formações em Direito reconhecidas pelo MEC na modalidade EAD.

Por isso, fica um alerta: caso você se depare com faculdades oferecendo cursos de Direito EAD, é melhor evitá-las. Instituições que não são aprovadas pelo MEC não têm seus diplomas reconhecidos formalmente.

Há outros cursos a distância na área do Direito?

Agora, se você estava em busca de um curso de Direito EAD, não desanime! Dependendo de sua área de interesse, é possível encontrar outras alternativas de formação que tão boas ou até melhores para o mercado de trabalho.

Os cursos superiores de tecnologia, conhecidos também como tecnológicos ou tecnólogos, são graduações de nível universitário mais específicas, focadas em determinados setores do mercado de trabalho, e que contam com jornadas de aprendizado mais ágeis.

Além de oferecerem a possibilidade de o aluno ingressar rapidamente no mercado de trabalho, essas formações trazem como diferencial uma grande empregabilidade para os graduados.

Apesar de não existir curso de Direito a distância no grau tecnológico, há cursos voltados a pessoas que desejam trabalhar com leis, investigação e justiça.

Confira opções de cursos EAD com esse perfil em várias faculdades do Brasil:

  • Gestão Ambiental: com duração de dois anos, o curso forma profissionais para o planejamento, gerenciamento e execução de medidas de proteção do meio ambiente. O gestor pode coordenar equipes de licenciamento ambiental, elaborar, implementar e avaliar políticas e programas de educação, realizar perícias e vistorias e emitir laudos.
  • Investigação e Perícia Judicial: dura três anos e prepara investigadores e peritos para atuar nos setores de inteligência e investigação, trabalhando com a identificação e prevenção de fraudes e crimes por meio de vistorias e perícias técnicas. Esses profissionais também são responsáveis pela emissão de laudos e pareceres que servirão de base para a Justiça.
  • Serviços Penais: os formados em Serviços Penais gerenciam serviços penitenciários, implementam políticas públicas e elaboram estratégias de prevenção e reintegração social. Fazem também vistorias e perícias, além de emitirem laudos e pareceres técnicos. O curso dura dois anos.
  • Segurança Pública: também com duração de dois anos, o curso forma profissionais para planejar e gerenciar ações de segurança pública e comunitária, manutenção da ordem e defesa civil. Outro campo é a atuação junto ao departamento de polícia técnico-científica, em vistorias, perícias e emissão de pareceres e laudos técnicos.

Quais especializações EAD você pode fazer na área do Direito?

Se você já é formado e busca um curso de especialização ou pós-graduação, há diversas opções. Veja algumas:

  • Direito Ambiental
  • Direito Civil
  • Direito Comercial
  • Direito Constitucional
  • Direito Criminal
  • Direito do Consumidor
  • Direito do Trabalho
  • Direito Esportivo
  • Direito Médico
  • Direito Público
  • Direito Tributário

Onde estudar Direito presencial

Atualmente, é possível obter um diploma reconhecido e validado pelo MEC em diferentes estados do Brasil. Entre as faculdades reconhecidas pelo órgão, estão:

Nessas faculdades, além da graduação em Direito, também existem opções de especializações e cursos de pós-graduação EAD na área do Direito. Vale a pena dar uma pesquisada!

Outra vantagem dessas instituições é que nelas você pode contar com incentivos como o FIES, o ProUni, bolsas de estudos, convênios, descontos e parcelamento das mensalidades.

O mercado de trabalho

Há diferentes caminhos profissionais que o profissional do Direito pode tomar. A carreira oferece a opção de trabalhar em escritório próprio, em grandes corporações ou no setor público.

Para os interessados na carreira jurídica ou em cargos públicos, há várias possibilidades, entre elas os concurso públicos, que permitem o ingresso como juiz, desembargador, delegado, promotor ou procurador.

Você também poderá atuar como advogado em alguma das áreas de conhecimento do Direito, seguir uma carreira jurídica ou até mesmo prestar consultoria.

O exame da OAB

Um passo fundamental, e também um desafio que todos os estudantes de direito terão que enfrentar é o exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Trata-se de uma prova obrigatória realizada no final da formação. Sem a aprovação nesse exame, o bacharel fica impedido pela lei de exercer a advocacia.

Mas, fique tranquilo! Apesar do exame ser temido por todos os estudantes, cursar uma boa faculdade e ter empenho e dedicação com os estudos é o passo que garantirá à você o resultado desejado no teste.

Veja também:

Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC

É possível conseguir uma bolsa de estudos para o EAD?

O que achou das sugestões de cursos EAD na área do Direito? Você pensa em tentar um bacharelado presencial ou sonhava apenas com a modalidade EAD? Conte tudo para a gente aqui nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário