Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Conheça tudo sobre o curso de formação de professores EAD

Professores sempre serão necessários, não importa o cenário político, econômico nem a evolução das tecnologias.

É uma profissão que faz parte da formação humana, seja aqui ou em qualquer outra parte do mundo.

Não é à toa que atividade está sempre em alta, com demanda em todas as regiões do país.

De uns tempos pra cá, muita gente que quer trabalhar com ensino tem buscado formação a distância.

O formato é um sucesso e oferece cursos em diversas áreas.

A seguir, conheça tudo sobre o curso de formação de professores EAD!

O curso de formação de professores EAD

Na verdade, não há apenas um curso EAD de formação de professores, há vários!

As licenciaturas estão entre os cursos superiores mais procurados. No momento há 800 mil matriculados em cursos online de formação de professores por todo o país.

A proximidade com as tecnologias de ensino facilitou bastante a migração das graduações tradicionais para o modelo a distância.

Hoje, temos mais de uma centena de cursos de licenciaturas no formato EAD.

Veja alguns:

  • Artes
  • Artes Cênicas
  • Artes Visuais
  • Ciência da Computação
  • Ciências Biológicas
  • Ciências da Natureza
  • Ciências Sociais
  • Educação Física
  • Educação Indígena
  • Filosofia
  • Geografia
  • História
  • Informática
  • Letras (várias opções de idiomas)
  • Matemática
  • Música
  • Normal Superior
  • Pedagogia
  • Psicopedagogia
  • Química
  • Teatro
  • Tecnologia Educacional
  • Teologia

As licenciaturas EAD podem durar entre 3 e 4 anos. Em todos os cursos os alunos aprendem os fundamentos básicos da área escolhida e conteúdos relativos à atuação dos professores: didática, prática de ensino, psicologia da educação, educação de pessoas com necessidades especiais, legislação, etc.

Outros cursos de formação de professores EAD

Em algumas situações, dá para estudar para ser professor sem necessariamente ter de fazer um curso completo de licenciatura.

Esse é um belo estímulo para quem tem já tem formação de nível superior e busca a oportunidade de ensinar.

Para isso é preciso atender a alguns requisitos básicos.

Conheça algumas opções de formação alternativa de professores EAD:

Segunda Licenciatura – Quem já é formado em alguma licenciatura pode fazer outra em menos da metade do tempo. Os programas de segunda licenciatura têm se tornado comuns em faculdades de todo o país. O objetivo é ampliar a atuação do professor, que, depois de formado, pode ensinar mais de uma disciplina. Geralmente tem um ano de duração, o suficiente par ao aluno aprender os fundamentos da área escolhida: Biologia, Letras, Matemática, etc.

Pedagogia para licenciados – Quem é formado em qualquer licenciatura que não seja Pedagogia pode buscar uma formação como pedagogo rapidamente. Em um ano, os professores aprendem a dominar os principais fundamentos pedagógicos: metodologias e práticas de ensino infantil, administração de ambientes escolares, didática e afins.

Formação de professores (R2) – Esse tipo de curso de formação de professores é voltado a bacharéis e tecnólogos de determinadas áreas, como, por exemplo, Biologia, Psicologia, Engenharia, Matemática, etc., que também querem atuar como professores em sua área de trabalho. Tem duração aproximada de dois anos e é voltado para as práticas e metodologias de ensino da área em questão.

Como são os cursos de formação de professores EAD

Há diversas formas de fazer um curso de formação de professores no EAD.

A maioria das disciplinas pode ser feitas de casa, sem necessidade de se deslocar até a faculdade ou ao polo de apoio, tudo por meio de uma plataforma virtual de aprendizagem.

Nesse espaço digital os alunos podem acessar aulas em vídeo, livros digitais, bibliotecas virtuais, trocar ideias e bater papo com alunos e tutores, tirar dúvida com professores e acompanhar seu desempenho.

Tudo é feito pela internet, de qualquer lugar que tenha uma conexão. É uma excelente pedida para quem curte tecnologia e está determinado a aprender – sim, cursos EAD exigem comprometimento por parte dos alunos.

Os encontros presenciais são obrigatórios em qualquer graduação EAD. Na maioria das licenciaturas eles acontecem poucas vezes por semestre.

Mas tem para todos os gostos. Há também aqueles que equilibram aulas presenciais e a distância, para quem curte um formato mais híbrido de aprendizagem.

Nesse caso, os encontros são mais frequentes do que nos totalmente a distância, às vezes com aulas até duas vezes por semana.

O Ministério da Educação (MEC) reconhece diferentes formatos e, com isso, os diplomas têm validade no mercado de trabalho.

Licenciatura é uma área que valoriza a formação dos seus profissionais. Por isso muita gente é estimulada a buscar pós-graduações depois da formatura.

Quanto custa fazer um curso de formação de professores EAD

Além da praticidade de poder estudar de qualquer lugar e da altíssima disponibilidade, os cursos de formação de professores EAD também são bem econômicos.

Em média, os valores dos cursos vão de R$ 250 a R$ 400, dependendo da faculdade e da frequência de encontros semestrais.

Onde fazer um curso de formação de professores EAD

Os cursos de licenciatura EAD podem ser encontrados em quase mil faculdades pelo país. É uma oferta e tanto!

O mercado de trabalho para professores é amplo, com oportunidades tanto na rede pública quanto na particular. Mas para ter mais chances é recomendável ter um diploma emitido por uma instituição conceituada no mercado educacional.

Por isso, verifique sempre a qualidade da faculdade e do curso junto ao MEC.

Abaixo a gente tem algumas sugestões para você:

Veja também:

Saiba como fazer uma segunda licenciatura EAD gratuita

Curtiu os cursos de formação de professores EAD? Qual deles é o seu preferido? Conte para a gente!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário