Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Conheça ótimas faculdades a distância no Rio de Janeiro

Se você está pesquisando por faculdades a distância no Rio de Janeiro, vai perceber o quanto é fácil encontrar uma boa instituição. Isso porque os cursos de especialização e graduação EAD vem se tornando cada vez mais comuns no país, e no Rio de Janeiro não é diferente.

Durante muito tempo, moradores de regiões afastadas dos grandes centros encontraram dificuldades para cursar a graduação em uma faculdade reconhecida. Com o EAD, o processo se tornou mais fácil, já que os alunos podem estudar onde e quando quiserem, economizando tempo e dinheiro.

Sem a necessidade de se deslocar diariamente, dada as possibilidade de conciliar os estudos com o trabalho e as tarefas domésticas, além de oferecer um diploma reconhecido no mercado, as faculdades a distância se tornaram uma opção vantajosa para milhares de pessoas no Brasil.

Vantagens das faculdades a distância

Mensalidade acessível e economia de gastos são duas das principais vantagens de se optar por ingressar nas faculdades a distância no Rio de Janeiro. Porém, não são as únicas.

A flexibilidade para estudar no horário e local desejados facilita a vida de quem precisa conciliar os estudos com outras atividades, garantindo a chance de se graduar com sucesso. Como sabemos, quem possui um diploma do ensino superior tem muito mais chances no mercado de trabalho, correndo menor risco de desemprego.

As faculdades EAD autorizadas pelo Ministério da Educação oferecem cursos do tipo tecnológicos, licenciaturas e bacharelados em todas as áreas do conhecimento: Humanas, Exatas, Sociais e da Saúde, com a garantia de um diploma reconhecido no mercado.

Quais são as boas faculdades a distância no Rio de Janeiro?

Quem mora no Rio de Janeiro e quer fazer um curso EAD, vai encontrar ótimas faculdades bem avaliadas pelo MEC. Selecionamos algumas delas para você conhecer:

Como escolher uma boa faculdade a distância no Rio de Janeiro?

A única diferença entre a faculdade a distância e a presencial é a modalidade de ensino. Dito isso, ao analisar as faculdades a distância no Rio de Janeiro, é importante se manter atento a alguns critérios para não errar no momento de escolher onde estudar.

Em primeiro lugar, o mais importante: reconhecimento do MEC. Como apenas as faculdades reconhecidas pelo Ministério da Educação são autorizadas a emitir diplomas válidos, você deve checar se a instituição cumpre esse requisito.

Em segundo lugar, pesquise os polos de apoio. Por lei, todo curso a distância deve reservar pelo menos 20% da carga horária total para atividades presenciais, como aulas em laboratórios e apresentação de trabalhos. Assim, é importante verificar se a faculdade oferece polos em regiões próximas ao seu trabalho ou residência.

Além disso, vale a pena conhecer pessoalmente as instalações do seu polo presencial antes de fazer a matrícula. Avaliar se a faculdade oferece uma boa infraestrutura em suas instalações evitará futuras dores de cabeça.

Por fim, você deve conferir se, além de autorizada, a faculdade e o curso a distância escolhidos são bem avaliados pelo Ministério da Educação.

Como o MEC avalia a graduação a distância?

Avaliação da faculdade

Regularmente, o MEC realiza uma avaliação completa das instituições de ensino superior no Brasil. Para isso, o órgão leva dois quesitos em consideração: o CI (Conceito Institucional) e o IGC (Índice Geral de Cursos). Eles funcionam assim:

  • O CI é calculado após uma visita dos especialistas do MEC à faculdade e avalia a infraestrutura, nível dos professores e organização da faculdade.
  • O IGC é calculado a partir das notas de todos os cursos oferecidos pela faculdade e avalia a qualidade do ensino.

Avaliação do curso

Já a avaliação dos cursos é feita de maneira similar, levando em conta três indicadores:

  • CC – Conceito do Curso: avalia a infraestrutura do curso, desde instalações físicas até o nível dos professores.
  • CPC – Conceito Preliminar do Curso: avalia os recursos didático-pedagógicos, quadro de professores e desempenho dos alunos.
  • ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes: prova realizada com calouros e formandos de um mesmo curso. Avalia a evolução no desempenho dos alunos.

As notas variam de 1 a 5, de acordo com a seguinte classificação:

  1. Péssimo
  2. Insuficiente
  3. Bom/Satisfatório
  4. Ótimo
  5. Excelente

Todos esses dados são públicos e, para conferi-los, você deve acessar o portal do MEC, a fim de pesquisar pela faculdade e curso que pretende estudar.

Diploma do curso EAD

É muito frequente que alunos que buscam por faculdades a distância tenham dúvidas a respeito do diploma. Como a modalidade EAD é reconhecida pelo MEC, não há nenhuma diferença entre os diplomas emitidos pelos cursos presenciais ou a distância. Ambos possuem a mesma validade para comprovação de título.

Além disso, não consta no documento a informação sobre em qual modalidade o curso foi concluído. Assim, não há porque ter receio do seu diploma não ser aceito pelo mercado.

Bolsas e benefícios oferecidos pelas faculdades a distância no Rio de Janeiro

Alunos que precisam de ajuda para bancar um curso a distância têm à disposição algumas boas opções de apoio financeiro nas faculdades EAD presentes no Rio de Janeiro.

Uma das principais alternativas é o Programa Universidade para Todos – ProUni, maior programa de bolsas de estudo integrais e parciais do Brasil.

Disponível tanto para cursos presenciais quanto EAD, o ProUni é voltado para quem ainda não tem diploma de nível superior. Para concorrer, o candidato deve ter feito o Enem mais recente, obtido pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero na redação e se encaixar nos critérios de renda e escolaridade exigidos. As inscrições para o ProUni abrem duas vezes ao ano, no início de cada semestre.

Aqueles que, por algum motivo, não conseguirem bolsa pelo ProUni, podem tentar obter ainda outros benefícios oferecidos pelas instituições a distância. A faculdade Cruzeiro do Sul Virtual, por exemplo, conta com diversos programas de bolsas e descontos. Entre eles:

  • Bolsa de estudos proporcional à pontuação do ENEM (acima de 450 pontos).
  • Bolsa para alunos maiores de 60 anos.
  • Desconto para funcionários de empresas conveniadas.
  • Desconto para mensalidades pagas em dia ou antes do vencimento.
  • Desconto para alunos que estão na segunda graduação.
  • Desconto para alunos transferidos de outras faculdades.

Além disso, também há a possibilidade de solicitar um financiamento estudantil, total ou parcial, que pode ser concedido após aprovação da instituição pretendida. O financiamento mais conhecido é o FIES, concedido pelo Governo Federal. Outra opção são os financiamentos oferecidos pelas próprias faculdades a distância.

Veja também:

Saiba como fazer uma faculdade a distância de graça

Conheça os cursos a distância disponíveis no RJ

Agora que você já conhece as boas faculdades a distância no Rio de Janeiro, conte para a gente nos comentários qual delas escolheu!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário