Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Conheça as melhores faculdades a distância em São Gonçalo

Iniciar uma graduação é o sonho de muitos brasileiros, entretanto essa tarefa não é nada fácil. Além de ser necessário se preparar para o processo de seleção, os interessados em fazer um curso superior precisam escolher o que estudar e onde.

Apesar da escolha da instituição ser uma questão sobre a qual poucos param para pensar, ela é também fundamental. A escolha de uma boa faculdade é o que garantirá o recebimento de uma educação de qualidade e de um diploma válido no mercado de trabalho.

Além disso, outra decisão a ser tomada nesse momento diz respeito à modalidade de ensino. Será melhor fazer um curso presencial ou a distância?

A maioria das pessoas opta pela modalidade presencial, principalmente, quem acabou de sair do ensino médio e ainda não trabalha. Porém, quem já possui um emprego pode encontrar certa dificuldade em estudar presencialmente, afinal a correria do dia a dia, o trânsito e o horário apertado do trabalho podem impedir a chegada na faculdade.

Neste caso, a solução pode ser a graduação EAD. Com mesmo conteúdo e certificado, os cursos a distância oferecem mais flexibilidade de horários e mensalidades mais baixas.

E vale dizer: o ensino a distância é uma excelente opção não apenas para aqueles que têm a rotina agitada, mas também para quem não pode pagar caro ou possui alguma dificuldade de locomoção, seja por morar longe ou por possuir alguma deficiência que dificulte a ida até a universidade.

Pensando nisso, criamos um ranking com as melhores faculdades a distância em são Gonçalo. Confira agora e faça sua escolha!

Melhores faculdades a distância em São Gonçalo

Você não terá grandes dificuldades em encontrar uma boa faculdade EAD em São Gonçalo. Além da região contar com boas instituições, a modalidade EAD tem crescido bastante na cidade — e no Brasil todo!  

Conheça as instituições que separamos para você:

Como escolher uma faculdade a distância em São Gonçalo?

Tirando alguns cursos da área da saúde, todos os demais cursos podem ser oferecidos na modalidade presencial ou EAD. Porém, seja em qual modalidade você escolher estudar, é fundamental fazer uma pesquisa para descobrir se a instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Apenas faculdades reconhecidas pelo MEC podem emitir certificado válido no mercado de trabalho. Não adianta nada fazer 4 anos de faculdade e acabar com um diploma sem validade, não é mesmo? É claro que o conhecimento é a parte mais importante de se fazer um cursos superior, porém o certificado é a única forma de comprovar que você possui, de fato, determinadas habilidades.  

Além de pesquisar se a instituição é reconhecida pelo MEC, também é importante verificar se ela possui polos de apoio na região em que você mora ou trabalha, pois, mesmo o curso sendo EAD, será preciso comparecer em algumas aulas presenciais.

Também vale a pena ir até o polo da faculdade em que você pretende estudar, antes de efetuar a matrícula, para verificar se a infraestrutura está de acordo com o que você espera. Fique de olho: caso seu curso exija aulas práticas, é importante que a instituição ofereça laboratórios bem-equipados.

Observando atentamente todos esses detalhes, com certeza você será capaz de escolher uma boa faculdade a distância em São Gonçalo.

Como funciona e quais são os benefícios de se fazer uma faculdade a distância?

A modalidade EAD está mais popular do que nunca, porém ainda é relativamente nova e causa certa apreensão e desconfiança, além de gerar muitas dúvidas. Mas podemos garantir que estudar nessa modalidade de ensino não é nenhum bicho de sete cabeças, pelo contrário, tende a facilitar ainda mais o processo de estudo.

A única diferença entre um curso EAD e um curso presencial é a forma como o aluno tem acesso às aulas. O diploma — que gera tantas dúvidas — tem a mesma validade, independente da modalidade de ensino escolhida, mesmo porque não tem nada no documento que indique que a formação foi feita na modalidade presencial ou a distância.

Como já dissemos, mesmo em cursos a distância, o aluno deve comparecer ao polo de apoio para algumas aulas presenciais. Estes encontros servem para a realização de provas e aulas práticas, além de discussões em grupos. Sem falar no TCC (trabalho de conclusão de curso), que também deve ser defendido presencialmente.

As aulas online são disponibilizadas no ambiente virtual, onde o aluno também encontra os materiais de apoio e tem acesso a canais de comunicação com os tutores do curso, responsáveis por sanar eventuais dúvidas.

Como estudar em faculdades a distância em São Gonçalo pagando menos?

Acima, citamos alguns critérios que você deve avaliar antes de escolher uma universidade para estudar. Com base neles, selecionamos mais algumas opções de boas faculdades EAD em São Gonçalo, porém selecionamos apenas as que possuem mensalidades mais acessíveis.

Além de mensalidades mais baratas, todas elas oferecem programas próprios de bolsas e programas de descontos, acessibilizando ainda mais a realização do curso superior e o pagamento das mensalidades.

Também aceitam a nota do Enem como forma de ingresso, portanto se você fez o exame, não precisa fazer o vestibular da instituição. Mas se você não fez, fique tranquilo, elas oferecem o vestibular para quem não realizou o Enem.

Elas ainda participam do ProUni e do FIES e, claro, são reconhecidas pelo MEC, possuem polos de apoio em locais de fácil acesso e oferecem uma excelente estrutura. Confira!

Vale ressaltar que para ingressar em uma das faculdades acima, você pode fazer o vestibular da própria instituição ou usar a pontuação do Enem.

Veja também:

É possível conseguir uma bolsa de estudos para o EAD?

4 características essenciais para alunos de cursos a distância

Com nossas dicas, vai ficar bem mais fácil escolher uma entre as melhores faculdades a distância em São Gonçalo. Comece agora mesmo sua busca, afinal ter uma boa formação é essencial para crescer profissionalmente. Aproveite e comente abaixo qual curso pretende fazer, estamos curiosos para saber!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário