Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Faculdade a distância: Como ingressar em uma boa?

Deseja conquistar um diploma universitário estudando na modalidade EAD? Veja o que fazer para ingressar em uma boa faculdade a distância!

Se você acha que ingressar em um curso EAD é difícil, fique tranquilo pois o processo seletivo não é um bicho de sete cabeças. Estudar em uma faculdade a distância é muito mais fácil do que você imagina.

Continue lendo para saber como fazer a inscrição, descobrir como acontecem as aulas online e onde estudar a distância!

Como ingressar em uma faculdade a distância

Para estudar em uma boa faculdade EAD você pode escolher uma das formas de ingresso abaixo:

Vestibular tradicional ou agendado

Processo seletivo geralmente composto por duas provas —  uma objetiva e uma discursiva — que podem ser realizadas em um dia, hora e local preestabelecidos pela faculdade ou agendado no melhor dia e horário para o candidato.

A primeira avaliação normalmente é formada por questões objetivas sobre tópicos das disciplinas que você estudou no ensino médio (Português, Literatura, Física, Química, Biologia, História e Geografia).

Já a segunda prova é a famosa redação. A faculdade propõe um tema e você precisa redigir um texto seguindo as orientações que constam no exame.

Para participar, inscreva-se no site da faculdade, pague a taxa de inscrição e compareça ao local da prova no dia e horário marcados.

Nota do Enem

Muitas faculdades a distância permitem que você use a nota do Enem para ingressar e ser dispensado de realizar as provas objetiva e discursiva.

Para usar essa forma de ingresso, basta se inscrever no site da faculdade EAD, informar no processo de inscrição que vai usar a nota do Enem, apresentar o Boletim de Desempenho Individual no Enem e aguardar o resultado do processo seletivo.

Prouni ou Fies

Candidatos aprovados nessas iniciativas do Governo Federal também podem ingressar em uma faculdade a distância. Basta seguir as orientações do Ministério da Educação e da faculdade durante o processo seletivo de cada programa.

Transferência externa

Quem está matriculado em um faculdade, pode solicitar transferência para outra instituição que oferece graduação a distância. Para isso, basta se inscrever no site da faculdade EAD e seguir as orientações da instituição.

Como acontecem as aulas de uma faculdade a distância

O modelo de aulas depende do curso que você pretende fazer. Algumas graduações são oferecidas de modo semipresencial e outras completamente a distância. Saiba mais sobre essas opções:

Graduação Semipresencial

Cursos que unem o ensino a distância com aulas presenciais semanais. O aluno precisa realizar as atividades online na plataforma de estudos e deve comparecer ao campus ou polo EAD de 1 a 2 vezes por semana para assistir a algumas aulas, participar de atividades práticas e realizar as avaliações do semestre.

É uma boa alternativa para quem deseja ter flexibilidade de estudo sem abrir mão da vivência com professores e colegas de turma em sala de aula.

Graduação Online

Cursos oferecidos totalmente online. O estudante deve comparecer ao polo de apoio presencial poucas vezes por semestre, apenas para realizar as avaliações obrigatórias.

É a escolha certa para quem deseja liberdade para estudar, adequando o curso à sua rotina sem a necessidade de comparecer à faculdade diariamente.

Como saber se uma faculdade a distância é boa?

Basta pesquisar no e-MEC. Essa base de dados oficial do Ministério da Educação disponibiliza informações sobre a regularização e qualidade dos cursos de uma faculdade a distância (e presencial também).

Antes de se matricular, faça uma busca para descobrir se a faculdade e o curso receberam a nota 3 (bom/satisfatório), 4 (ótimo) ou 5 (excelente) na avaliação do MEC.

Veja como fazer essa pesquisa:

  1. Acesse o site do e-MEC
  2. Clique na aba “Consulta Avançada”
  3. No item “Buscar por”, selecione “Instituição de Ensino Superior”
  4. No campo “Nome ou Sigla da Instituição”, digite o nome da faculdade que você deseja estudar
  5. No item “Tipo de Credenciamento”, selecione “EAD – Superior”,
  6. Digite o código de verificação exibido na página
  7. Clique em “Pesquisar”
  8. Aguarde o resultado ser exibido
  9. Veja as notas de ICG e CI da faculdade, que devem ser 3, 4 ou 5
  10. Selecione o nome de uma das faculdades
  11. Na nova janela que abrir, clique na aba “Graduação”
  12. No campo “Pesquisar Curso”, digite o nome do curso
  13. Clique em “Buscar”
  14. Selecione o nome do curso exibido nos resultados da pesquisa
  15. Verifique as notas de CPC e CC, que devem ser 3, 4 ou 5

Boas faculdades para estudar a distância

Você pode estudar a distância em uma das faculdades listadas abaixo. Essas instituições são reconhecidas pelo MEC e proporcionam uma boa formação aos seus alunos, além de terem preços bem acessíveis para cursos a distância:

Veja também:

É possível conseguir uma bolsa de estudos para o EAD?

Descubra as faculdades a distância que aceitam Enem

10+ dicas para estudar a distância

Agora que você está por dentro do funcionamento de uma faculdade a distância, deixe o seu comentário dizendo para a gente qual curso pretende fazer!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário