Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Descubra se existe faculdade de Serviço Social a distância

Se estar por dentro de novas maneiras para ajudar os necessitados já faz parte da sua rotina, com certeza você já ouviu falar sobre a faculdade de Serviço Social.

O curso é oferecido em formato de bacharelado e foca, principalmente, em auxiliar famílias, grupos ou indivíduos em situação de risco a ter acesso aos direitos básicos, como educação e saúde. As oportunidades para graduados no mercado vêm crescendo continuamente.

Além de tudo, uma das maiores vantagens é que existe faculdade de Serviço Social a distância, deixando muito mais fácil a vida de quem não tem tempo disponível para se locomover todos os dias a uma instituição.

Criamos um guia completo para ajudar você a entender mais sobre essa profissão e o curso de Serviço Social EAD. Confira!

Antes de tudo, o que exatamente faz um assistente social?

O foco do assistente é acompanhar e propor formas de melhorar as condições de pessoas necessitadas, independentemente da idade. Esse profissional pode atuar na área pública ou privada, precisando obrigatoriamente de um registro para exercer a profissão.

Uma de suas principais funções é usar políticas públicas para ajudar pessoas necessitadas ― garantindo, por exemplo, que jovens de baixa renda tenham acesso a bolsas de estudo.

O assistente social costuma trabalhar em abrigo de menores, penitenciárias, programas educacionais e outros ambientes públicos que tenham o foco em oferecer bem-estar e um crescimento saudável para quem precisa de auxílio.

Como é o curso de Serviço Social EAD?

Também conhecido como Serviço Social EAD, o curso a distância tem uma rotina muito similar à versão presencial. Com duração de aproximadamente 4 anos, a graduação é oferecida na modalidade bacharelado e garante diploma de curso superior em sua conclusão.

As aulas acontecem em um ambiente digital, precisando apenas de um dispositivo móvel/computador e internet para assisti-las. O aluno tem acesso também a fóruns, chats, mentores disponíveis para tirar dúvidas e conversa com os outros alunos do curso.

O Serviço Social EAD exige carga horária presencial. Portanto, o aluno precisará comparecer à instituição de ensino para assistir a algumas aulas, fazer provas finais e apresentar trabalhos, dependendo da faculdade escolhida.

A grade curricular pode variar entre as universidades, porém você pode conferir abaixo algumas das matérias presentes na faculdade de Serviço Social a distância:

  • Fundamentos das Ciências Sociais
  • A Questão Social
  • Introdução ao Serviço Social
  • Antropologia Cultural
  • História do Serviço Social
  • Legislação
  • Administração e Planejamento
  • Estatística
  • Criança, Adolescente e Terceira Idade
  • Direito Constitucional
  • Educação Inclusiva
  • Homem e Sociedade
  • Monitoramento e Avaliação em Serviço Social
  • Movimentos Sociais Contemporâneos
  • Políticas Sociais em Saúde, Educação e Habitação

Lembre-se de escolher uma instituição de ensino que seja certificada pelo MEC. Apenas faculdades validadas pelo Ministério oferecerem diplomas aceitos pelo mercado de trabalho.

Como é o mercado de trabalho para formados em Serviço Social?

Para atuar, o profissional precisa não só do diploma na área, mas também de um cadastro no Conselho Regional de Serviço Social (CRSS).

Sobre as vagas, apesar de grande parte das oportunidades estar concentrada na esfera pública, há outros caminhos que um assistente social pode seguir no mercado. Conheça abaixo algumas especializações que o profissional pode seguir:

  • Programas governamentais: aqui, o assistente social costuma atuar desenvolvendo projetos. Ele define o grupo de pessoas que estarão aptas a participar e seleciona as famílias ou os indivíduos que serão beneficiados.  
  • Empresas privadas: normalmente, o assistente social é responsável por desenvolver projetos voltados para o bem-estar, lazer e segurança. Pode dar andamento a programas já existentes em um empreendimento e orientar, individualmente, colaboradores com problemas pessoais ou no ambiente de trabalho.
  • Saúde: o profissional vai atuar em hospitais e clínicas auxiliando pacientes e familiares durante tratamentos médicos. Outra possibilidade é realizar trabalhos de prevenção e combate a doenças.
  • Assistência à criança e ao adolescente: aqui, ele trabalha apenas com crianças e adolescentes carentes, acompanhando, por exemplo, processos de disputa de guarda, projetos de educação e adoção.
  • Implementação de projetos: o assistente social que decide seguir por esse caminho vai criar, implementar e gerenciar projetos em ambientes como asilos, presídios e orfanatos.

O profissional também pode trabalhar em ONGs, desenvolver pesquisas sociais, prestar consultoria e até dar palestras.

Quais institutos oferecem faculdade de Serviço Social a distância?

Agora que você já sabe todas as vantagens e o que é preciso para ser um assistente social, confira as instituições que oferecem cursos de Serviço Social a distância e tem uma boa nota no MEC, tendo reconhecimento no mercado de trabalho:

Veja também:

É possível conseguir uma bolsa de estudos para o EAD?

Faculdades a distância que aceitam o Enem

Você já sabia que existe faculdade de Serviço Social a distância? Pensa em estudar ou conhece alguém que faça o curso? Conta para a gente aqui nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário