Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Descubra se existe faculdade de Odontologia a distância

O crescimento da procura por cursos a distância fez com que a demanda das opções de graduações oferecidas crescessem cada vez mais, incluindo cursos na área da saúde.

Porém, para que um curso exista no formato EAD, ele precisa ser aprovado pelo MEC, que possui muitos critérios para validar um tipo de graduação, especialmente os que envolvem a área da saúde.

Mas afinal, existe faculdade de Odontologia a distância? A resposta mais rápida para essa pergunta seria não, mas existem muitos motivos válidos para isso.

Se você quer entender mais sobre o curso de Odontologia e descobrir formas mais acessíveis de realizar o sonho de ser dentista, confira nosso conteúdo abaixo!

Por que ainda não existe faculdade de odontologia a distância?

O principal motivo do porque não existe faculdade de odontologia a distância é porque esse tipo de graduação exige uma série de atividades práticas que, no momento, só podem ser feitas presencialmente, como aulas em laboratório, por exemplo.

Apesar do curso de odontologia também possuir uma parte teórica, essa não é suficiente para garantir que se forme um profissional da saúde, uma vez que o MEC exige, no momento, carga horária presencial para a conclusão desse curso.

No entanto, os cursos EADs estão expandindo cada vez mais rápido, assim como a tecnologia, o que pode permitir, em um futuro não tão distante, que o ensino de odontologia a distância seja possível.

Fique de olho nas atualizações do mercado, mas não se esqueça de que, por enquanto, não existe faculdade de odontologia a distância.

Quais são as opções de mercado para Odontologia?

Mesmo que por enquanto não exista uma faculdade de Odontologia a distância, é importante entender como funciona esse curso e as possibilidades que ele oferece.

Além de ser um das graduações mais renomadas na área da saúde, a Odontologia garante muitos empregos no mercado de trabalho além do de dentista.

Você pode, por exemplo, se tornar professor ou viver da vida acadêmica, dando palestras sobre diversos temas relacionados ao universo odontológico. Outra possibilidade também é se especializar em cirurgia bucomaxilofacial e trabalhar em hospitais.  

Outras especialidades encontradas na Odontologia são:

  • Clínica geral: responsável por limpezas, restaurações e extrações de dentes, entre outros procedimentos mais gerais;
  • Odontologia do trabalho: responsável por identificar, tratar e acompanhar qualquer doença odontológica relacionada com o trabalho;
  • Prótese dentária: responsável por projetar e criar próteses para substituir dentes danificados;
  • Dentística: usa de correção estética e clareamentos para recuperar a forma e a função dos dentes;
  • Estomatologia: essa especialização foca em doenças presentes na cavidade oral, como doenças autoimunes;
  • Implantodontia: responsável por executar a cirurgia da colocação de próteses;
  • Odontogeriatria: focado em cuidar de pacientes idosos;
  • Odontologia em saúde coletiva: responsável por montar planos de saúde dental,  programas de assistência odontológica ou cooperativas;
  • Radiologia: foca em usar radiografias como meio para descobrir doenças da boca e do rosto;
  • Endodontia: trata doenças relacionadas com a polpa e a raiz do dente;
  • Ortodontia: esse profissional cuida da correção da posição dos dentes e outros problemas por meio de aparelho;
  • Periodontia: foca em doenças relacionadas com o tecido de sustentação dos dentes, como a gengiva;
  • Odontologia legal: esse profissional trabalho junto com a perícia analisando na identificação de cadáveres através da arcada dentária.

    Existe algum curso relacionado a essa área que eu poderia fazer a distância?

    Hoje em dia é possível encontrar algumas extensões universitárias e pós-graduações na área de odontologia que podem ser aplicadas a longa distância, mas antes, é preciso já conter o diploma na área.

    O principal objetivo das extensões é somar horas e atividades extracurriculares, sendo ideais para complementar a graduação de odontologia em si. A média de duração desses cursos são de 100 horas/aula e oferecem certificação digital.

    Veja abaixo algumas dos cursos extracurriculares que você pode encontrar:

    • Curso de saúde bucal;
    • Curso de Odontologia na Estratégia da Saúde da Família;
    • Curso de Lesões Bucais na Infância;
    • Curso sobre Hepatites Virais e HIV na Área Odontológica;
    • Curso de Estética do Tratamento Periodontal.

      Já as pós-graduações a distância na área de odontologia podem ser encontradas em diferentes faculdades, dependendo da especialidade escolhida. Porém, vale lembrar: fique esperto para saber se a faculdade escolhida para a sua pós-graduação a distância é aprovada pelo MEC, senão a certificação não vale nada no mercado de trabalho!

      Conheça as faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem Odontologia

      Por ser uma das faculdades mais tradicionais e procuradas na área da saúde, é importante ter certeza de que a faculdade escolhida para estudar odontologia é certificada pelo MEC. Confira algumas das principais instituições que oferecem esse curso:

      Todas as faculdades citadas oferecem condições acessíveis de pagamento, como convênios, programas de bolsas parciais, FIES, parcelamento de mensalidades e descontos. Além disso, as instituições também aceitam programas e incentivos do governo, como o Prouni.

      Veja também:

      Os cursos que são e os que não são oferecidos a distância

      Quais são as faculdades a distância mais bem conceituadas

      E você? Acha que não existe faculdade de Odontologia a distância ainda, mas existirá em um futuro próximo? Ou acha que esse tipo de curso só deveria ser presencial? Conta para a gente nos comentários!

      Mostrar ComentáriosFechar Comentários

      Deixe um comentário