Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Existe faculdade de Direito a distância?

Direito é um dos poucos cursos superiores que ainda não ganharam uma versão na modalidade de ensino a distância reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), pois a modalidade ainda não foi autorizada pelo MEC e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para ser bacharel em Direito, no Brasil, é preciso fazer um curso presencial.

Mas se você prefere estudar a distância, não desanime! Há alternativas interessantes para quem pretende seguir carreira na área. É possível optar por um curso de tecnólogo EAD ligado a alguma especialidade do Direito e também cursar uma pós-graduação na mesma modalidade de ensino, depois de obter um diploma de curso superior.

Saiba quais são as alternativas de formação a distância na área de Direito e onde encontrar universidades que oferecem opções para construir sua carreira!

Como é o curso de Direito?

Vamos detalhar um pouco a formação em Direito para você sentir se é mesmo a sua praia.

O Direito é um dos cursos superiores mais tradicionais do Brasil. São mais de mil universidades que oferecem esta graduação com reconhecimento do MEC, todas de forma presencial. O mercado de trabalho é bastante concorrido, mas também oferece muitas oportunidades. Sem falar que os salários dos advogados e juízes estão entre os mais altos do País!

Estudar Direito não é fácil. O curso presencial exige cinco anos de muita dedicação. O curso de Direito capacita profissionais a cuidar da aplicação das leis e normas jurídicas de um país ou região. A carga horária é puxada, os alunos precisam ler muito e desenvolver seu poder de argumentação. Ao final do curso, devem conhecer o teor das leis que regem o País e estar preparados para assegurar os direitos e o cumprimento de deveres de indivíduos e instituições.

O profissional formado em Direito pode trabalhar em empresas do setor público, privado ou terceiro setor. Também pode atuar como autônomo ou montar seu próprio escritório de advocacia.

O que se estuda em Direito?

A grade curricular do curso de Direito é composta pelos eixos de Formação Fundamental, que relaciona o Direito com outras áreas do conhecimento; Formação Profissional, que reúne os diversos ramos do Direito; e Formação Prática, que compreende as atividades complementares, estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Confira algumas disciplinas do curso: Antropologia e Direito; Ciência Política e Teoria Geral do Estado; Conciliação, Mediação e Arbitragem; Direito Administrativo; Direito do Trabalho; Direito Empresarial; Direito Financeiro e Tributário; Direito Internacional; Direito Penal; Direito Processual Civil; Direito Processual do Trabalho; Direitos Humanos; Economia e Direito; Filosofia Geral e Jurídica; História do Direito e do Pensamento Jurídico; Processo Constitucional; Ética das Profissões Jurídicas.

Quais as opções de formação em Direito EAD?

Se o seu sonho é atuar na área de Direito, mas precisa estudar a distância, conheça as seguintes opções de formação na modalidade de ensino EAD:

1 – Tecnólogos EAD na área de Direito

O curso superior de tecnologia tem duração mais curta que o bacharelado. A graduação leva, em média, dois anos. Com um diploma de tecnólogo você garante formação em nível superior para participar de concursos públicos ou outros processos seletivos. Este diploma também permite a continuação dos estudos com uma pós-graduação, por exemplo. Confira alguns cursos de tecnólogo EAD relacionados à área de Direito:

  •  Serviços Jurídicos, Cartorários e Notariais: Forma profissionais que poderão trabalhar em cartórios judiciais e extrajudiciais, ou prestar apoio em escritórios de advocacia, de contabilidade e outras organizações que necessitem de assistência na área.
  • Gestão Ambiental: O tecnólogo formado nesta área realiza atividades como análises de impacto ambiental, regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal. É preparado também para a elaboração de laudos técnicos e pareceres.
  • Segurança Pública: Esta formação é direcionada ao estudo de dispositivos administrativos, penais e processuais relacionados à segurança pública. A graduação enfatiza uma ou mais atividades da área: segurança e ordem pública, segurança comunitária, defesa civil, polícia técnico-científica e polícia investigativa.

Esses cursos podem ser encontrados em faculdades como a Anhanguera, por exemplo.

2 – Especializações EAD na área de Direito

Outra opção de formação na área de Direito na modalidade EAD é cursar uma especialização após obter um diploma de curso superior em alguma área. Grande parte das universidades não exige que os candidatos aos cursos de pós-graduação sejam bacharéis em Direito. Então você pode optar por um curso superior de tecnologia EAD e, na sequência, fazer uma pós também a distância. A duração destes cursos varia bastante – eles podem ter de 360 a 500 horas. Veja algumas opções:

  • Direito Administrativo
  • Direito Agrário
  • Direito Ambiental
  • Direito Aplicado aos Serviços de Saúde
  • Direito Bancário
  • Direito Civil
  • Direito Comercial
  • Direito Constitucional
  • Direito Criminal
  • Direito de Família e Sucessões
  • Direito do Consumidor
  • Direito do Trabalho
  • Direito Eleitoral
  • Direito Esportivo
  • Direito Médico
  • Direito Municipal Brasileiro
  • Direito Público
  • Direito Tributário

O diploma EAD vale no mercado?

Sim. A validade de um diploma de curso superior no Brasil depende do reconhecimento do MEC. Não importa se o curso é presencial ou a distância. Os diplomas dos alunos são todos iguais, sem referências à modalidade cursada.

Na hora de se inscrever em algum curso, você deve checar se a universidade de sua escolha é reconhecida pelo MEC. Isso é o que vai fazer a diferença!

Onde estudar Direto a distância

Tecnólogos: Existem diversos cursos de tecnólogo a distância reconhecidos pelo MEC no Brasil, com currículo relacionado à área de Direito. A maioria deles é oferecida em faculdades privadas. Conheça as principais:

Veja também: Como funciona uma faculdade a distância?

Pretende seguir carreira em Direito? Em qual área? Conte para a gente nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário