Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Descubra se existe faculdade de Cinema a distância

Entenda de uma vez por todas se existe ou não faculdade de Cinema a distância e veja os detalhes dessa modalidade!

De acordo com o Censo da Educação Superior 2019, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de matrículas em cursos de graduação EaD superaram 1,5 milhão. 

Seja pelas mensalidades mais acessíveis ou pela possibilidade de flexibilização no horário de estudos, o ensino a distância tem despertado cada vez mais interesse e reflexo disso é uma maior oferta de cursos de graduação nessa modalidade. Entre 2018 e 2019, houve um aumento de 42,6% no número de cursos EaD no Brasil, ofertados em mais de 400 Instituições de Ensino Superior públicas e privadas.

Porém, ainda que esses números sejam altos, nem todos os cursos superiores são oferecidos no modelo a distância. 

De acordo com o site do E-MEC, que possui o cadastro de todas as instituições de ensino e seus respectivos cursos – assim como a situação deles no País – até o momento, não há nenhum registro de cursos de Cinema a distância.

Por que não existe faculdade de Cinema a distância?

O curso de Cinema possui uma carga horária de conteúdos práticos bem alta, o que talvez possa influenciar na decisão das instituições de ensino para oferecer a graduação nessa modalidade. 

Isso porque, para ofertar um determinado curso a distância, a faculdade deve atender às exigências do Ministério da Educação (MEC). No caso de cursos com aulas práticas, as instituições devem disponibilizar locais e uma estrutura adequada para que os alunos possam realizar as aulas. 

A oferta de qualquer graduação presencial ou a distância demanda planejamento e recursos e, antes de investir em uma nova formação, as faculdades normalmente levam em consideração qual é a real quantidade de pessoas interessadas no curso.

Quais são as alternativas para quem deseja cursar Cinema  a distância?

O curso de Cinema capacita profissionais para atuar nas diversas etapas de produção de um filme, documentário, noticiário ou até mesmo propagandas. 

No entanto, cursos como Jornalismo e Rádio e TV. Apesar de não terem o aprofundamento do curso de Cinema, os dois cursos de graduação possuem disciplinas voltadas para a produção audiovisual, que também trabalham aspectos técnicos como roteiro, filmagem e edição. O curso de Jornalismo pode ser encontrado na modalidade a distância, já o de Rádio e TV, no formato semipresencial.

Como funciona o ensino a distância?

No ensino a distância, a maior parte da carga horária acontece no formato online, por meio de uma plataforma virtual conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nela, os alunos podem acessar aulas ao vivo e gravadas, materiais de estudo, atividades, além de poder interagir com professores e colegas de turma, e tirar dúvidas com o tutor.

Diferente do ensino presencial em que a frequência é calculada com base no comparecimento à instituição, no EaD ela é registrada a partir da entrega de atividades. Por isso, é preciso ficar atento às datas de entrega, já que é necessário ter 75% de presença para ser aprovado em uma disciplina.

Embora o curso seja a distância, o estudante precisa comparecer ao polo mais próximo da instituição de ensino com uma frequência que pode variar em cada faculdade. Mas é comum que as provas e aulas práticas sejam realizadas presencialmente.

No curso EaD, a principal diferença está no formato, não no conteúdo, até porque as diretrizes do MEC são as mesmas. Por isso, o estágio é obrigatório, assim como a realização de atividades complementares e, no último ano do curso, a entrega e apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sujeito à aprovação.

Com todos esses materiais entregues e aprovado em todas as disciplinas, o estudante recebe o diploma do curso, o qual é igual ao diploma do ensino presencial. No documento não há qualquer menção sobre qual formato o aluno optou por estudar.

Onde encontrar cursos a distância?

O diploma de um curso de graduação pode aumentar as chances de ingresso no mercado de trabalho, de promoção ou até mesmo de aumento salarial. Segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), um profissional com nível superior pode ganhar mais que o dobro do que aqueles que possuem até o nível médio.

No entanto, antes de efetuar a matrícula em qualquer instituição de ensino é muito importante verificar se o curso é autorizado e reconhecido pelo MEC, porque isso garante que o diploma seja válido em todo o País. 

A seguir, é possível conferir algumas opções de instituições que oferecem cursos EaD com autorização e reconhecimento do MEC. Confira:

Tirou suas dúvidas sobre o ensino a distância na área de Cinema? Responda nos comentários abaixo!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário