Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Existe curso de Direito a distancia? Descubra

Veja as opções de cursos e especializações para quem deseja estudar direito e busca uma graduação na modalidade a distância.

Atualmente, o curso de Direito é, ainda, um dos poucos cursos superiores que não possuem a uma versão na modalidade de ensino a distância reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Isso significa que, até o momento, para conquistar o diploma de bacharelado em Direito, no Brasil, é preciso fazer um curso presencial.

Apesar disso, para quem deseja melhorar o currículo, e busca possibilidades de formação a distância, há algumas alternativas, entre elas, por exemplo, a opção por um curso de tecnólogo EAD ligado a alguma área específica do Direito, ou então uma pós-graduação na mesma modalidade de ensino, que pode ser cursada por quem já possui um diploma de curso superior.

O curso de Direito

O curso de Direito é um dos cursos superiores mais tradicionais e procurados do Brasil. Dados oficiais apontam que atualmente há mais de mil universidades oferecendo esta graduação presencial com reconhecimento do MEC.

O mercado de trabalho para quem se forma em direito oferece muitas possibilidades de atuação. O estudante formado em Direito tem a possibilidade de atuar tanto em empresas do setor público, privado ou terceiro setor, como também pode atuar como autônomo montando seu próprio escritório de advocacia, ou então seguir uma carreira jurídica no setor público. Isso tudo sem contar as diversas áreas do direito e as múltiplas possibilidades de atuação que cada área oferece.

A graduação em direito é um curso que exige do aluno muito estudo e dedicação à leitura. Com duração média de 5 anos, e uma carga horária extensa, espera-se dos alunos que concluam a graduação conhecendo o conhecer o teor das leis previstas pela constituição.

Além disso, após o término da graduação, todos os alunos que desejam exercer a profissão devem passar pelo Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Somente os aprovados nesse exame poderão exercer a profissão.

Conheça opções EAD relacionadas a Direito

Se você deseja atuar em algum campo da área do direito, mas precisa cursar uma faculdade na modalidade EAD,  saiba que há algumas opções de caminhos se opções de formação na modalidade de ensino EAD para você.

A primeira opção é cursar um curso superior de tecnologia na área do Direito. Esses cursos costumam ter duração mais curta que o bacharelado. Esta graduação leva, em média, dois anos.

Com um diploma de tecnólogo é possível participar de concursos públicos e demais outros processos seletivos. Este diploma também permite ao aluno que continue seus estudos, cursando uma pós-graduação. Confira abaixo algumas opções de cursos de tecnólogo EAD relacionados à área de Direito:

  • Serviços Penais: o foco deste curso é a gestão de serviços penitenciários e a inserção social do preso, internado ou egresso. Pode ter ainda concentração na área de gestão, execução ou assistência penal.
  • Gestão Ambiental: O tecnólogo formado nesta área realiza atividades como análises de impacto ambiental, regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, avaliação de conformidade legal. É preparado também para a elaboração de laudos técnicos e pareceres.
  • Segurança Pública: Esta formação é direcionada ao estudo de dispositivos administrativos, penais e processuais relacionados à segurança pública. A graduação enfatiza uma ou mais atividades da área: segurança e ordem pública, segurança comunitária, defesa civil, polícia técnico-científica e polícia investigativa.

Uma segunda opção de formação na área de Direito na modalidade EAD, para quem já possui um diploma de graduação, é cursar uma especialização. Você pode optar por um curso superior de tecnologia EAD e, na sequência, fazer uma pós também a distância. A duração destes cursos varia bastante – eles podem ter entre 360 e 500 horas.

Abaixo, confira algumas opções possíveis:

  • Direito Administrativo
  • Direito Agrário
  • Direito Ambiental
  • Direito Aplicado aos Serviços de Saúde
  • Direito Bancário
  • Direito Civil
  • Direito Comercial
  • Direito Constitucional
  • Direito Criminal
  • Direito de Família e Sucessões
  • Direito do Consumidor
  • Direito do Trabalho
  • Direito Eleitoral
  • Direito Esportivo
  • Direito Médico
  • Direito Municipal Brasileiro
  • Direito Público
  • Direito Tributário

Diploma EAD vale no mercado?

O diploma de cursos EAD tem a mesma validade no mercado de trabalho que os de cursos presenciais. A questão que vai determinar se um diploma é válido, ou não, é o reconhecimento do MEC. Não importa se o curso é presencial ou a distância.

Por isso, no momento de optar por um cursos superior, seja qual for sua área de interesse,verifique se o curso e a instituição da sua escolha são reconhecidos pelo MEC.

Opções para estudar Direto a distância

A seguir, confira opções de faculdades bem avaliadas pelo MEC que oferecem cursos Tecnólogos na área do direito, e também especializações relacionadas à formação:

Veja também:

Como funciona uma faculdade a distância?

Agora que você já conhece caminhos para se formar em direito e atuar no mercado de trabalho, deixe nos comentários um recado contando qual será o seu curso!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário