718Views 0Comentário
Educação a distância vale a pena?
O ensino a distância no Brasil começou a ter destaque no fim do século XIX, mas foi somente no século XX que ele passou a ganhar adeptos e a ser reconhecido. De acordo com o último Censo do Ensino Superior, há mais de um milhão de alunos matriculados em cursos superiores no País!
A qualidade do ensino superior EAD pode, muitas vezes, superar o ensino presencial. Um exemplo disso são os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), onde os alunos do ensino a distância tiveram melhor nota em áreas como Física, Pedagogia, Ciências Sociais, Turismo, Biologia, Matemática e Administração.
Apesar do desempenho excelente do ensino a distância, muita gente ainda tem dúvidas sobre como essa modalidade funciona e se vale a pena apostar em um curso superior EAD. Por isso, preparamos o guia a seguir para ajudá-lo a se decidir. Confira!
O que é EAD?
O EAD é uma modalidade de aprendizado em que a comunicação se dá em tempos e locais distintos. Devido a isso, são necessárias tecnologias avançadas para atender às necessidades de alunos, professores e tutores.
O EAD facilita a especialização de grande maioria das pessoas que dispõem de pouco tempo livre e desejam aperfeiçoar seus conhecimentos. Saiba alguns dos benefícios dessa modalidade de ensino que mostram como ela vale a pena:
Acessibilidade
O ensino a distância promove a ampliação dos métodos de ensino e reduz as barreiras de acesso a cursos superiores, pois alunos que não possuem instituições de ensino superior em suas cidades podem fazer um curso sem necessidade de deslocamento.
Flexibilidade
O aluno estuda no horário que for melhor para ele. Além disso, pode decidir estudar onde julgar mais apropriado. O estudante evolui ao longo do curso EAD de acordo com o seu ritmo de aprendizagem, facilitando assim a sua compreensão e o seu melhor desempenho.
Redução dos custos
Os cursos a distância eliminam os gastos de locomoção que o aluno teria em um curso presencial e, em geral, são mais baratos que os presenciais.
Inclusão social
A EAD promoveu uma democratização do ensino ao romper as barreiras sociais, culturais e econômicas. Os alunos de cursos a distância têm uma formação adaptada à atualidade, com a utilização de tecnologias e recursos multimídia para promover o ensino.
Faculdades EAD reconhecidas pelo MEC
Antes de se matricular em um curso superior a distância, verifique se a faculdade tem a autorização do MEC pra funcionar. Essa é a garantia de que o diploma terá validade!
Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos a distância:
Universidades Privadas:
- Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)
- Universidade Estácio de Sá (UNESA)
- Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
- Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
- Universidade de Franca (UNIFRAN)
- Centro Universitário Distrito Federal (UDF)
- Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
Universidades Públicas:
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
- Universidade de Brasília (UNB)
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
- Universidade Federal do Pará (UFPA)
- Universidade Federal do Piauí (UFPI)
Veja também:
Conheça as vantagens do ensino a distância
Qual sua opinião? Vale a pena fazer um curso a distância? Conte para a gente nos comentários!