dcsimg

As Vantagens do Ensino a Distância

Atualizada em 11/11/2014 12:52

(0.0 de 0)

Existem várias vantagens em fazer um curso EAD, é mais fácil gerir o tempo disponível, conciliar os estudos e trabalhos, e ainda sobra tempo para a vida social. Com essa oportunidade, qualquer um é capaz de estudar, mesmo se a pessoa mora muito longe da Instituição ou se ela parou de estudar há muito tempo.

vantagens-ead

São inúmeras as vantagens que possui alguém que cursa o Ensino a Distância, as que mais se destacam estão logo abaixo:

Conciliar tarefas

No Ensino a Distância os pais podem cuidar dos filhos e ainda acessar a internet quando estiverem disponíveis para estudar. Um aluno que trabalha pode fazer seu horário de estudo levando o trabalho sem prejudicar a vida acadêmica ou a profissional. Pessoas que viajam a negócios podem acessar as aulas online de qualquer lugar do mundo para estudar.

Você faz seu ritmo

Como o conteúdo está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, os alunos podem assistir as aulas nos seus ritmos, por exemplo: não precisam assistir 3 horas de aulas seguidas, podem fazer quantos intervalos quiserem, e optar por assistir as aulas só no momento em que se encontrarem despertos e atentos ao que o professor tem a dizer. O aluno pode ler, reler e comentar os assuntos das aulas.

Facilidade de expressão, mesmo para os mais tímidos

Conversando por detrás da tela do computador em um ambiente virtual, todos podem se expressar melhor, e não apenas o mais desinibido, como acontece muitas vezes nas salas de aula (presenciais), tirando de questão a possibilidade de alguém sair do ambiente virtual com uma dúvida em mente.

Perguntas elaboradas

Estudantes não fazem um comentário sem pensar, eles têm mais tempo para pensar e não perder a linha do raciocínio, podendo desenvolver uma pergunta ou resposta melhor elaborada.

Ambiente de descontração

Como não há o contato direto dos estudantes, as instituições costumam oferecer ambientes virtuais de bate-papo para descontração, onde os alunos falam sobre si e conversam sobre o que querem, assuntos geralmente informais. Assim os alunos podem estabelecer um vínculo entre eles talvez mais forte do que se o curso fosse presencial, isso se dá ao fato de não há discriminação e todos são mais desinibidos falando por trás de uma ferramenta de comunicação.

Flexibilidade de Horário

Os alunos se encontram para realizar trabalhos ou grupos de estudo no próprio ambiente online, e isso dá uma flexibilidade de horário que exclui a possibilidade de existirem horários incompatíveis entre os integrantes do grupo.

Proximidade com os Professores

Esta modalidade de ensino também faz o contato com os professores ser mais próximo, pois os alunos podem falar com os professores sempre que estiverem disponíveis, por meio de e-mails, chats online ou conferências de vídeo, não há um horário pré-determinado de expediente para os professores.

Biblioteca online disponível

O acervo da biblioteca nunca terá o risco de estar indisponível para alguém, o material de toda a biblioteca é todo online para os alunos usarem quando bem entenderem.

Adquirir habilidades necessárias para o mercado de trabalho

O ato de assistir aulas online faz os alunos se acostumarem a organizar melhor seu tempo e a cumprir uma obrigação sem precisar ter um envolvimento direto com alguém lhe pressionando, se acostumam também com tecnologias como a web e se habituam a fazer pesquisas e, assim, adquirem habilidades importantes para o mercado de trabalho como proatividade, disciplina e organização.

Facilidade de estudar, mesmo para quem mora longe

Mesmo quem mora muito longe de alguma instituição de ensino superior ou está a muito tempo sem estudar agora pode se graduar ou ter uma formação técnica ou tecnológica, basta ter um computador básico, ter entendimentos básicos de informática e ter uma conexão de banda larga.

Economia

Quem estuda a distância gasta menos dinheiro. Geralmente os cursos a distância são mais baratos, pelo fato principalmente de não usar um lugar físico da Instituição, poupando-a assim de gastos com energia, água, aluguel ou qualquer gasto do tipo. Sem falar de não precisar gastar nada para se deslocar até a Instituição de Ensino para ter aulas.

Conforto

E por último, é o meio mais confortável de se estudar: na hora que quiser e sentado em uma cadeira confortável em sua própria casa.

[Ache o curso ideal para você. Estude Onde e Quando Você Puder!]

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro