Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba tudo sobre a faculdade de Engenharia Ambiental EAD

Nunca se falou tanto sobre desenvolvimento sustentável – porque, de fato, não há outra saída para a continuidade da vida na Terra.

Como alimentar quase oito bilhões de humanos? Como manter a biodiversidade do planeta? Como garantir um futuro para as próximas gerações?

As respostas a esses problemas virão com a ajuda de profissionais de diferentes áreas, mas especialmente dos engenheiros ambientais.

Essa é, sem dúvidas, uma das profissões mais importantes do século!

Quem se interessa por atuar na área encontra um mercado de trabalho carente de profissionais. E o melhor: dá para estudar a distância!

A seguir, saiba tudo sobre a faculdade de Engenharia Ambiental EAD e onde encontrar os melhores cursos!

A faculdade de Engenharia Ambiental

A fórmula que aponta o caminho entre equilíbrio ambiental e desenvolvimento econômico é bastante complexa, e, para isso, a ciência conta com a contribuição de profissionais especializados no tema.

Esse é o caso do engenheiro ambiental.

Ele tem o desafio de elaborar, implantar e acompanhar a aplicação de projetos voltados ao uso racional dos recursos naturais.

Portanto, é uma figura essencial em práticas que visam nada menos que a garantia da subsistência humana no planeta.

Por exemplo, é dele a responsabilidade por projetos de reciclagem, destinação correta de resíduos industriais e médicos, tratamento de água e esgotos, sistemas de controle de emissão de gases poluentes, monitoria de nascentes a efluentes, reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, extração de recursos e por aí vai.

O curso é um bacharelado com cinco anos de duração. A atividade tem um perfil bastante científico e tecnológico – por isso, para se dar bem, é preciso ter afinidade com essas áreas do conhecimento.

Engenharia Ambiental vai desenvolver no aluno o olhar crítico e as habilidades necessárias para pensar soluções para o meio ambiente.

O curso mistura os conhecimentos da engenharia, da química e da biologia para analisar o impacto das ações humanas sobre o espaço em que vivemos.

Requer bastante dedicação por parte dos alunos porque os conteúdos se aprofundam em muita química, matemática, física, estudos de solo, ar e água – tudo isso levando em conta o ambiente urbano e rural.

É um curso com uma carga considerável de atividades práticas, em laboratório e ao ar livre. Nelas, os futuros engenheiros ambientais vão aprender como lidar com sistemas de controle de poluição, analisar sistemas de extração, recuperação de áreas, características dos solos, vegetação, relevo, clima, geoprocessamento, saneamento e manejo de recursos naturais.

O campo de trabalho para o engenheiro ambiental é bem interessante e variado. Dá para atuar no agronegócio, empresas de gestão ambiental, em consultorias de certificação ambiental (ISO 14000), em centrais de abastecimento de água, centros de pesquisa, órgãos públicos de fiscalização e controle ambiental, organizações não governamentais, vigilância sanitária, na construção civil e em centros de pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Para atuar como engenheiro, o formado em Engenharia Ambiental precisa fazer registro junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) de sua região.

Estudar Engenharia Ambiental a distância

O curso de Engenharia Ambiental tem a facilidade de poder ser feito também na modalidade a distância.

Se você está se perguntando como um curso com perfil tão prático pode acontecer pela internet, a gente mata a charada: na verdade a formação é semipresencial.

Ou seja, uma parte dos conhecimentos é apresentada pela internet e a outra parte – as atividades práticas – acontece nos polos de apoio ou nas unidades das faculdades que oferecem o curso. Isso é importante para manter a qualidade da graduação, que traz em sua grade curricular muitas dinâmicas em laboratórios (veja mais detalhes no próximo tópico).

A frequência dos encontros presenciais pode mudar de acordo com a faculdade. Algumas chegam a ter aulas duas vezes por semana, enquanto em outras elas acontecem a cada quinze dias. Verifique esse detalhe junto à faculdade onde você quer estudar.

Na parte EAD, os conteúdos mais teóricos ou complementares do curso são apresentados em uma plataforma digital com funcionalidades tecnológicas interessantes, como sistema de acompanhamento de desempenho, aulas em vídeo, bibliotecas virtuais, simuladores, chats, fóruns e contato direto com professores e tutores.

É um tipo de curso muito procurado por quem tem afinidade com tecnologia ou tem um dia a dia atribulado e precisa de uma certa flexibilidade para realizar os estudos.

De qualquer forma, o formato EAD vai exigir tanta dedicação e comprometimento quanto qualquer outro curso tradicional de Engenharia.

O formato tem reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), o que significa que o diploma é válido no mercado de trabalho.

O que se estuda na faculdade de Engenharia Ambiental EAD

As faculdades de Engenharia normalmente dividem os cursos em dois ciclos. No primeiro, são apresentados os conteúdos gerais da área, para solidificar conhecimento em matemática, química e física.

A partir da metade do curso os alunos vão aprofundando o conhecimento em bioquímica, ecologia, monitoramento ambiental, entre outros.

Veja abaixo algumas das disciplinas que você provavelmente vai encontrar no seu curso de Engenharia Ambiental EAD:

  • Cálculo Diferencial e Integral
  • Desenho Técnico
  • Física Geral e Experimental
  • Química Aplicada
  • Mecânica Geral
  • Avaliação de Impacto Ambiental
  • Ecologia Aplicada
  • Modelos Probabilísticos
  • Resistências dos Materiais
  • Geologia e Pedologia
  • Certificações e Auditoria Ambiental
  • Gestão de Áreas Degradadas
  • Gestão de Resíduos
  • Topografia
  • Poluição e Monitoramento Ambiental
  • Gestão de Projetos Ambientais
  • Planejamento Energético
  • Poluição Atmosférica
  • Tratamento de Efluentes
  • Direito Ambiental
  • Hidráulica Geral
  • Hidrogeoquímica
  • Licenciamento Ambiental

Onde estudar Engenharia Ambiental EAD

O curso de Engenharia Ambiental a distância pode ser encontrado em mais ou menos 30 faculdades pelo país, quase todas na rede privada de ensino.

Não é um número muito expressivo, por isso é importante saber escolher com sabedoria.

Procure sempre instituições que sejam reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. São essas que rendem diplomas valorizados no mercado de trabalho.

A gente separou algumas sugestões para você conhecer:

Veja também:

Confira os melhores cursos de Engenharia a distância

E aí, o que achou de Engenharia Ambiental EAD? É sua praia? Conte para a gente nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário