Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Enem 2021: tudo sobre o resultado da prova

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é esperado por grande parte dos estudantes na etapa final do ensino básico. Isso porque é uma prova que abre diversas portas para o ensino superior, tanto em instituições públicas quanto privadas. Com a nota do exame, é possível ingressar em faculdades de todo o Brasil e até em algumas universidades do exterior. 

+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

No primeiro dia do Enem, os candidatos resolveram questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Língua Estrangeira, além de produzirem a Redação. No segundo dia do exame, os participantes fizeram a prova de Ciências da Natureza e Matemática.

Se você prestou a prova e quer conquistar uma vaga na faculdade, deve estar interessado em saber as principais formas de usar seu resultado, as datas de inscrição para os programas do governo, como calcular sua nota, e outras informações. Por isso, vamos explicar com detalhes tudo sobre o resultado do Enem 2021.

Leia também:
+ Qual a diferença entre o Enem digital e o impresso?
+ Como funciona o Enem?

Que dia sai o resultado do Enem 2021?

Terminando a prova do Enem, a ansiedade para saber quando sai a nota já aparece. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a divulgação do resultado do Enem está marcada para 11 de fevereiro. Os treineiros receberão a nota 60 dias depois. 

As datas dos principais programas do governo também podem te interessar. Então, anota na agenda:

  • Inscrições para o Sisu 2022: 15 a 18 de fevereiro;
  • Inscrições para o Fies 2022: 8 a 11 de março;
  • Inscrições para o Prouni 2022: 22 a 25 de fevereiro.

Como ver o resultado do Enem?

O resultado do Enem pode ser consultado por meio da Página do Participante, basta realizar as seguintes etapas:

  1. Acessar a Página do Participante;
  2. Selecionar gov.br como opção de entrada;
  3. Preencher os dados de CPF e senha; caso você não se lembre da sua senha e precise redefini-la, clique em “esqueci minha senha”;

Outra forma de conferir suas notas do exame é utilizando o aplicativo do Enem. Nessa opção você precisará baixar o aplicativo, que está disponível na Apple Store e no Google Play, gratuitamente. Após fazer o download, é só informar seu CPF e senha pessoal para fazer o login.

Como a nota do Enem é calculada?

A nota do Enem é calculada de uma forma complexa. Somente o Inep, órgão responsável pela prova, consegue dar o resultado de forma exata.

Porém, quem não aguentar a ansiedade de esperar pelo resultado oficial, pode procurar por um simulador de notas na internet e estipular quais vão ser suas médias em cada programa do governo. Essa é uma forma de ter ideia de como foi seu desempenho e de quais faculdades você terá condições de passar.

Para calcular a nota do Enem, há a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Resumidamente, a TRI é uma forma de verificar o conhecimento do candidato e identificar os “chutes” e a coerência dos acertos do participante. Assim, a pontuação do Enem não é a mera soma das questões acertadas, como nos vestibulares mais comuns.

A redação, por sua vez, é corrigida por pelo menos dois professores, a partir de 5 critérios, que são chamados de “competências”. Cada uma das competências valem 200 pontos; a soma de todas elas pode chegar a 1.000 pontos; e a nota final vai ser a média aritmética das notas totais dadas pelos professores.

Quando o resultado do Enem é divulgado, é preciso saber que há duas formas de calcular sua nota:

  • Média simples: é obtida a partir da soma da nota das cinco provas; então, divide-se o montante encontrado por 5; pronto, esta é sua nota!
  • Média por pesos: essa é um pouco mais complicada e vai depender do peso que a instituição de ensino estabelece para cada área do conhecimento. Mas, basicamente: primeiro, descobre-se o peso que a instituição dá para cada nota (peso 1, peso 2 e peso 3); multiplica-se cada nota pelo peso atribuído; então soma-se todos os resultados; enfim, divide-se o número encontrado pela soma do valor dos pesos; é isso, você chegou na sua nota!

Veja também:
+ Descubra o que fazer com a nota do Enem
+ Saiba quando acontecerá o Enem 2022

O que fazer com a nota do Enem?

Com a nota do Enem, é possível concorrer a vagas em instituições de ensino superior públicas e privadas de todo o país e até do exterior. Veja em quais programas do governo federal você pode se inscrever com a nota do Enem:

  • Prouni: O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa que visa incluir mais estudantes de baixa renda no ensino superior. Ele oferece bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) em instituições privadas. Para concorrer a uma bolsa de estudo no Prouni é preciso se encaixar em critérios socioeconômicos. Alguns dos requisitos são: ter estudado todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista em escolas particulares; ter renda per capita de 1,5 salário mínimo para bolsas integrais e de até 3 salários mínimos para bolsas parciais; ter atingido a média de, pelo menos, 450 pontos, sem zerar a redação; entre outros critérios;
  • Sisu: O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa muito procurado pelos estudantes, porque ele oferece vagas em instituições públicas do país todo, como universidades e institutos federais. A concorrência é alta, logo, quanto melhor for sua nota no Enem, maior sua chance de entrar na faculdade pelo Sisu. As inscrições para o programa ficam abertas por 4 dias e é possível acompanhar sua classificação durante esse período;
  • Fies: O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa que possibilita a entrada de estudantes em instituições particulares, financiando parcialmente ou integralmente as mensalidades. O financiamento oferecido pelo Fies possui condições especiais, como juros abaixo do mercado e longo prazo para quitar a dívida, sendo que o estudante pode começar a pagar depois de formado. Para ser um beneficiado pelo programa é preciso cumprir requisitos socioeconômicos, além de ter atingido notas mínimas no Enem. 

Além dos programas governamentais, a nota do Enem pode ser utilizada de outras formas, tais como:

  • Entrar direto numa faculdade particular: muitas instituições privadas aceitam a nota do Enem no lugar do vestibular. Dessa forma, o estudante não precisa encarar outra prova. É válido consultar a instituição de ensino de interesse para ver se ela oferece a possibilidade;
  • Ingressar numa faculdade internacional: algumas instituições de ensino do exterior aceitam a nota do Enem como processo seletivo. Em Portugal, por exemplo, existem universidades que oferecem essa possibilidade, mas cabe ao aluno arcar com todos os custos dessa escolha, como inscrição, viagem, etc;
  • Melhorar sua nota em vestibulares: algumas instituições aceitam a nota do Enem como um complemento da pontuação alcançada no vestibular. Dessa forma, as chances do aluno ser aprovado ficam maiores.

Algumas faculdades que são reconhecidas pelo MEC e também aceitam a nota do Enem são: 

Saiba mais:
+ Como funciona a lista de espera do Prouni para cursos EaD
+ Veja os cursos EaD disponíveis no Sisu 2022

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!