Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Como funciona a lista de espera do ProUni para cursos EAD?

Entenda como funciona a lista de espera do ProUni para cursos de graduação a distância (EAD).

O ProUni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudos parciais e integrais em instituições de ensino privadas, válido para cursos de graduação presenciais e a distância. O programa contém instituições de ensino superior (IES) de todo o país. Além disso, as faculdades precisam oferecer bolsas nos cursos de todas as áreas do conhecimento.

Para participar do programa é preciso atender alguns requisitos socioeconômicos, como estar dentro da faixa de renda estabelecida pelo edital do programa. A edição de 2022.01 será a última em que alunos não bolsistas de escolas particulares estarão impedidos de participar do programa.

Isso porque o presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou uma Medida Provisória (MP) que prevê a aceitação de estudantes não bolsistas do Ensino Médio no Prouni, desde que o candidato atenda ao critério de renda previsto no edital.

lista espera prouniAlém disso, para se inscrever no ProUni, é preciso ter feito a edição mais recente do Enem, com nota média igual ou maior que 450 pontos e nota acima de zero na redação.

Os candidatos são selecionados pela nota do Enem para as vagas e os aprovados são convocados em duas chamadas regulares em cada edição. Quem não é convocado nas chamadas regulares ainda pode participar da lista de espera.

Veja a seguir como a lista de espera do ProUni funciona para cursos na modalidade a distância!

Mudança no Prouni: Bolsonaro libero acesso a alunos de escola privada

Qual é a diferença entre Prouni, Fies, Sisu e Quero Bolsa?

Como funciona a lista de espera do ProUni para EAD

A lista de espera do ProUni é única, ou seja, inclui tanto cursos a distância quanto presenciais. A lista de espera serve para distribuir as vagas que sobram após as duas chamadas regulares de cada edição.

lista espera prouniAcontece que alguns candidatos aprovados nas chamadas regulares do ProUni acabam por não fazer a matrícula na faculdade, seja por desistência, perda de prazos ou problemas com a documentação.

Os candidatos da lista de espera têm acesso a essas vagas, de acordo com a ordem de classificação.

Vamos supor que um candidato se inscreveu para um curso que tinha 40 vagas e ficou classificado na posição 41, após a segunda chamada regular.

Se esse candidato se inscrever na lista de espera, ele pode conseguir uma vaga caso um candidato aprovado na segunda chamada regular não realize a matrícula.

+ Veja quais são os melhores cursos EaD, segundo o Guia da Faculdade 2021

Como participar da lista de espera do ProUni

Para participar da lista de espera, é preciso manifestar interesse dentro do prazo estipulado em cada edição. A manifestação de interesse é feita na página do ProUni, marcando a opção correspondente no acompanhamento da inscrição.

O prazo para demonstrar interesse em participar da lista de espera geralmente começa 15 dias após o resultado da segunda chamada regular em cada edição.

Os prazos são previstos no edital. O edital do Prouni 2022.01 deve ser publicado em meados de fevereiro.

+ Posso usar a nota do Enem para fazer um curso EaD?

Resultado da lista de espera

lista espera prouniO resultado da lista de espera do ProUni costuma ser divulgado em até três dias após o término do prazo para manifestar interesse em participar (da lista de espera).

É possível consultar o resultado da lista de espera na página oficial do ProUni e diretamente com a instituição na qual o candidato está concorrendo à bolsa.

Após a divulgação do resultado da lista de espera, os candidatos têm em média três dias para comparecer à instituição de ensino e comprovar informações para garantir o recebimento da bolsa.

Como organizar a rotina de estudo em um curso EaD

Como ganhar bolsa para cursos EaD sem ProUni

lista espera prouniQuem não foi aprovado para receber uma bolsa de estudos pelo ProUni, mesmo participando da lista de espera, não precisa desistir do sonho de cursar uma boa faculdade particular a distância!

Uma solução simples e que muita gente desconhece é o chamado ingresso direto com a nota do Enem.

Funciona assim: o candidato utiliza a nota do Enem para entrar direto em uma faculdade EaD, sem precisar prestar o vestibular interno. O melhor é que várias instituições dão bolsas de estudos de até 100% para quem escolhe essa modalidade de seleção.

+ Prova EaD: como funcionam as avaliações no ensino a distância?

Mas, o que é preciso para aproveitar essa facilidade? Em geral, os únicos requisitos para o ingresso direto em cursos EaD são: ter feito alguma edição do Enem a partir de 2010, com nota média das provas a partir de 300 pontos, sem ter zerado na redação.

Basta entrar em contato com a faculdade, apresentar seu boletim de desempenho do Enem (que é simples de obter pela internet, de graça), finalizar sua matrícula e começar a estudar a distância!

Fui mal no Enem, e agora?

Se você foi mal no Enem, não adianta desanimar nem desistir de conseguir uma bolsa de estudo. Isso porque existem sites que oferecem bolsas de até 80% em mais de 1.200 mil faculdade de todo o país. E, o melhor: não precisa utilizar a nota do Enem nem comprovar renda para ter o desconto!

Para conseguir a bolsa de estudo é necessário selecionar a oferta e seguir as instruções que estão no site. Veja onde estudar.

+ Qual é a diferença entre o Prouni e a Quero Bolsa?

+ Bolsa de estudo: a Quero Bolsa é confiável? Como funciona?

Onde estudar

Conheça agora algumas faculdades a distância autorizadas e bem avaliadas pelo MEC onde você pode usar sua nota do Enem para entrar direto e ganhar uma bolsa de estudos integral ou parcial:

Saiba mais:

Nota do Enem: entenda como funciona a TRI

+ Confira 4 dicas de como conseguir uma bolsa de estudo

Depois de ver como funciona a lista de espera do ProUni para cursos a distância,  conta para a gente nos comentários: qual faculdade você quer fazer?

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!