Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Conheça opções de cursos EAD para TI

Apostar na área de TI é uma ótima decisão. Conheça algumas opções em cursos de graduação a distância nesse campo.

Quando você lê ou ouve algo sobre “as profissões do futuro”, certamente a Tecnologia da Informação (TI) estará nessa lista.

Uma das definições sobre TI é que a área engloba todos os tipos de soluções fornecidas por recursos de computação cujos objetivos são o tratamento, a produção, o armazenamento, a segurança, a transmissão e o acesso a informações.

A era digital ampliou o campo da TI e, hoje, as possibilidades de formação profissional nessa área estão a um clique.

Você pode dar os primeiros passos na carreira por meio de um curso de TI a distância.

Caso você não saiba, o mercado em 2018 está deficiente de profissionais de tecnologia bem capacitados. No mercado mundial, a situação não é diferente. O Canadá, por exemplo, lançou em 2017 um programa de três anos para atrair estrangeiros (incluindo brasileiros) especialistas em TI, pois o país também não está dando conta de sua demanda.

E quais as perspectivas futuras? Só de crescimento. A inteligência artificial avança a passos largos; empresas estão cada vez mais preocupadas em posicionar-se estrategicamente e encontrar soluções para se manterem firmes no mercado; a Internet das Coisas está cada vez mais presente em nosso dia a dia — tudo direciona à tecnologia da informação.

Transformação digital, indústria 4.0, manufatura aditiva, business intelligence, big data, sistemas ciberfísicos e bioinformática são exemplos de termos essenciais aos negócios. Apesar disso, administradores e gestores não são os profissionais que lidam com isso, mas sim os especialistas em TI.

Entendeu o que estamos dizendo? As oportunidades estão aí; basta você dar o primeiro passo, escolher uma universidade e um curso EAD TI e iniciar a sua formação.

Para isso, vamos mostrar algumas opções em cursos EAD para TI e onde você pode estudar:

Cursos EAD em Tecnologia da Informação

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Essa graduação fornece o conhecimento necessário para a criação de sistemas informatizados, como a criação de softwares para melhorias no desempenho dos equipamentos e a programação de computadores.

Desenvolvimento e implantação de banco de dados e administração de redes de computadores também são funções do profissional dessa especialidade.

Banco de Dados

Essa formação proporciona ao profissional o conhecimento para projetar, modelar, implementar, testar e gerenciar bancos de dados. Também é de sua alçada a leitura de dados e a sua transformação em informações, a fim de ajudar a tomada de decisões.

Essa qualificação está diretamente ligada aos conceitos de big data e business intelligence, em que acontece a manipulação de grande volumes de dados, também como forma de facilitar a tomada de decisões corporativas e apoio na gestão empresarial.

Gestão de TI

O curso dá ao profissional uma visão geral da área de TI. Sua formação é mais generalista, por isso ele pode fazer trabalhos de diversas áreas: implementar sistemas de informação, criar e gerenciar de bancos de dados e solucionar problemas de redes, entre outras atividades.

Internet das Coisas

A Internet das Coisas (IoT) é, de forma resumida, uma rede de elementos que têm tecnologia embarcada, circuitos eletrônicos e sensores, além de conexão com a internet. Essa rede é ligada entre si e capaz de fazer coleta, transmissão e troca de dados. Termostatos, automóveis conectados e fechaduras inteligentes são exemplos de ilustram o conceito de IoT.

Jogos Digitais

O mercado de jogos digitais cresceu bastante nos últimos anos e deixou de ser uma área somente infantil. A graduação forma profissionais que podem trabalhar em várias frentes: criação de jogos para entretenimento, educação ou aplicativos diversos.

Lembrando que a gamificação é uma tendência no mundo dos negócios e da educação, então esse campo de trabalho está expandido e com boas oportunidades.

Redes de Computadores

O curso ensina como criar grupos de equipamentos conectados a fim de facilitar a comunicação e o compartilhamento de recursos de software e hardware, como documentos, impressoras e scanners.

Áreas de atuação e mercado de trabalho para especialistas em TI

A tecnologia da informação abre um leque de possibilidades em áreas de atuação. Com o mercado de trabalho mais amplo e aquecido, a área anda na contramão de qualquer instabilidade econômica.

Profissionais de TI podem trabalhar com:

  • Operação de computadores
  • Suporte técnico em informática
  • Análise e administração de redes
  • Desenvolvimento de aplicativos e softwares
  • Montagem e manutenção de computadores
  • Desenvolvimento web

Bons cargos e salários atrativos são algumas características desse segmento, além das boas perspectivas, uma vez que representam as “profissões de agora e do futuro”.

Onde fazer cursos EAD em Tecnologia da Informação

As seguintes instituições de ensino superior oferecem os cursos citados acima. Todos eles são autorizados e reconhecidos pelo MEC:

Ao visitar os sites, faça uma pesquisa detalhada sobre cada curso. Lá você consegue todas as informações pertinentes a respeito do ingresso na graduação, bolsas de estudos, convênios e financiamentos.

Você já pode, inclusive, inscrever-se para um curso e garantir todas as vantagens que o ensino a distância proporciona, como praticidade, flexibilidade e autonomia sobre seu aprendizado.

Você pode gostar desta leitura:

Quanto ganha um profissional de TI?

Descubra que notas você precisa tirar no Enem em cada curso

Essa é uma área muito promissora, não? Você já escolheu o curso e a universidade? Conte para a gente nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário