Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Descubra como é e onde fazer uma faculdade EAD

Estudar na modalidade EAD tem sido a escolha de muitas pessoas. Você também está pensando nessa possibilidade? Então confira onde e como fazer o curso EAD na faculdade!

Realizar um curso EAD na faculdade pode ser a solução para muitas pessoas que desejam cursar uma graduação, mas não possuem tempo disponível para isso. Pode ser que você trabalhe no mesmo horário das aulas ou tenha filhos e, justamente, no período do curso eles estejam em casa e precisem de você.

Às vezes você possui tempo disponível, mas gostaria de estudar por um preço mais acessível e esta é mais uma vantagem que o curso a distância oferece, menor valor nas mensalidades. Outro motivo que leva muitos a escolherem essa opção é a distância entre suas casas e a faculdade. Seja qual do seu motivo pelo qual decidiu estudar EAD, nesse artigo vamos tirar todas as suas dúvidas sobre a modalidade.

Como são as aulas EAD na faculdade

Quando você estiver cursando a graduação EAD na faculdade terá que criar uma rotina de estudos de acordo com os seus horários e adaptá-la aos dias de entrega de atividades. Você assistirá as videoaulas por meio do ambiente virtual de aprendizagem e nele serão postadas todas as atividades e as datas em que elas devem ser entregues. Nesse ambiente também acontecerão debates e é o local onde você poderá enviar suas dúvidas ao tutor.

Além das videoaulas e atividades que você terá acesso por meio da internet, é necessário ir ao polo de apoio algumas vezes durante o semestre para encontros integradores com os professores e colegas de classe. Para realizar a prova final você também deverá ir até o polo e, caso seu curso seja na área da saúde, você precisará ir até esse polo mais vezes por semestre para participar de aulas práticas em laboratórios.

Em algumas universidades esse encontro acontece no máximo três vezes no semestre, sendo o primeiro encontro para as apresentações, o segundo para um encontro integrador e o último para realizar a prova. Em outras instituições você deverá ir uma vez por mês, e quando o curso possui aulas práticas geralmente a universidade cobra que o aluno vá uma vez por semana. Para saber quantos encontros você terá é importante consultar o site da faculdade de sua escolha.

Benefícios de realizar um curso EAD na faculdade

Flexibilidade de horários

Um dos principais motivos que levam muitos alunos decidirem por esse tipo de graduação é a flexibilidade de horários que a modalidade proporciona. Nem sempre é possível ter tempo disponível para estudar exatamente no horário do curso presencial, e durante muito tempo esse foi motivo de muitas pessoas ficarem sem uma formação acadêmica.

Com a popularização dos cursos a distância você pode estudar quando e onde quiser. Sendo assim, o dia que você tiver mais tempo para estudar é importante adiantar algumas atividades, para que no dia com menos horas disponíveis as disciplinas não fiquem atrasadas. Caso você tenha apenas uma parte de manhã para estudar, tente compensar no final de semana. Percebe como o curso EAD é totalmente adaptável?

Menos gasto mensal

Conforme já dito acima, o curso EAD costuma ser bem mais em conta do que a graduação presencial. Isso acontece, pois, a faculdade tem um gasto menor com infraestrutura, já que quase 90% do curso é realizado por meio da internet, na casa do aluno.

Como os encontros presenciais acontecem poucas vezes durante o semestre, quando você estuda a distância o gasto com transporte e alimentação é quase inexistente, outro fator que colabora para que você tenha menos gasto mensal.

Disciplina

Estudar a distância não é tarefa fácil. Nesse período você deverá adquirir, caso ainda não tenha, uma boa dose de disciplina para programar sua rotina. Você deve agendar dias e horários para assistir as videoaulas e ler os materiais de apoio disponibilizados pela universidade, anotar todas as dúvidas e enviar ao tutor, separar horários para revisar os conteúdos e participar dos debates no ambiente virtual de aprendizagem.

Tudo isso terá que ser feito por você, pois não há um professor cobrando produtividade. Toda a força de vontade, foco e disciplinas terá que vir de você.

Diferenças entre os cursos a distância e semipresenciais

Nos cursos a distância o aluno faz a faculdade totalmente online, com poucos encontros presenciais no polo de apoio, que podem variar entre uma vez por mês e duas vezes no semestre. Já nos cursos semipresenciais o aluno deve participar de mais aulas presenciais, podendo chegar até duas vezes na semana.

Devo estudar EAD em qual faculdade?

As graduações a distância estão em alta e praticamente todas as universidades possuem uma grade de cursos EAD, portanto não será tarefa muito difícil encontrar uma instituição na sua cidade para estudar. Mas atenção, sempre escolha instituições de ensino que sejam reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Selecionamos algumas universidades que oferecem cursos EAD e são reconhecidas pelo órgão. Confira!

Todas as opções apresentadas acima oferecem cursos em todas as áreas de atuação. Para ingressar na universidade você pode optar pelo vestibular da instituição ou usar a nota no Enem. O Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA), a Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e a Universidade de Franca (UNIFRAN) possuem, ainda, a opção de vestibular agendado. Nessa opção você agenda o melhor dia e horário para realizar o vestibular.

Você sempre desejou realizar um curso superior, mas nunca foi possível por algum dos motivos citados neste artigo? Então chegou o momento de realizar esse sonho. Sabemos como é importante ter formação superior, pois o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Os cursos EAD possibilitam que mais pessoas tenham acesso a educação superior, são bem aceitos pelas empresas, ao final do curso você recebe o certificado igual ao do curso presencial e vem recebendo boas notas no MEC.

Você poderá gostar também de:

Saiba tudo sobre o curso de Enfermagem Online

Saiba tudo sobre o curso de Matemática online

Estudar por meio da modalidade EAD na faculdade pode ser muito vantajoso dependendo da sua rotina. Agora que você já sabe como é estudar a distância e onde realizar sua graduação, conte para nós qual curso deseja fazer!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário