Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Onde fazer doutorado a distância?

Antes da pergunta “onde fazer doutorado a distância”, vem “é possível fazer doutorado a distância?”. Para a segunda, já respondemos de bate pronto: sim, é possível fazer um doutorado na modalidade EAD. Quanto à primeira, responderemos ao longo deste artigo.

> Encontre bolsas de estudo de até 80% para o seu doutorado

A carga horária de aulas de um doutorado é só uma pequena parte do curso. Na maior parte do tempo, o aluno estuda sozinho, dedica-se ao seu projeto de pesquisa e à elaboração de uma tese. O objetivo da maior parte dos alunos de doutorado é seguir a carreira acadêmica, como professores universitários ou pesquisadores.

Doutorado é um momento acadêmico diferente da vida. É o que mais requer demanda dos estudos, ao mesmo tempo que você encontra pessoas que estão atuando no mercado de trabalho. Um eterno equilibrar a balança. 

No modelo presencial, as coisas podem ficar ainda mais puxadas. É por isso que, não só no doutorado, mas como em todos os outros graus de ensino, o EAD aparece para flexibilizar a rotina acadêmica. Trabalhar e estudar é complicado. Absorver o que tudo isso representa é exaustivo.

Conseguir colocar dentro de uma rotina que você consiga montar e estabelecer dentro dos seus limites é crucial, principalmente num momento tão importante quanto o doutorado. O resultado disso é a quebra da barreira acadêmica por questões financeiras e de compreensão. Um modelo que te coloca no comando, mas que não abstém de responsabilidades. 

Além disso, o EAD tornou o ensino mais acessível. Sem a necessidade de arcar com custos de aluguel, despesas como conta de energia, salário de funcionários e manutenção do espaço, o custo para criar um curso EAD é muito menor do que para a criação de um curso presencial. Mas existem suas regras quando estamos falando de doutorado.

Vejamos:

Quando um doutorado a distância é válido?

A primeira informação que você deve verificar ao escolher por um doutorado a distância é se a instituição tem a autorização do Ministério da Educação (MEC) e da Capes para oferecer o curso. 

Essa é a garantia de que você vai obter um diploma válido em todo o país, que poderá ser usado para encontrar um emprego na área, participar de concursos públicos que exijam esse grau de escolaridade ou mesmo continuar no mundo acadêmico.

Além do doutorado a distância, também é possível fazer um mestrado EAD. De acordo com o MEC, para oferecer o doutorado EAD a instituição precisa ter no mínimo nota 4 no IGC (Índice Geral de Cursos).

O IGC é um indicador utilizado pelo MEC para avaliar a qualidade das faculdades. Ou seja, é uma garantia de que aquela instituição oferece não só o doutorado EAD com qualidade, mas também outros cursos. A nota é baseada em um conjunto de parâmetros e varia de 1 a 5. Sendo assim, a nota 4 é considerada bem positiva.

Leia mais: veja quais faculdades a distância são reconhecidas pelo MEC

Fizemos uma seleção com faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que podem te interessar. Além de terem o selo de qualidade do órgão educacional mais importante do Brasil, todas elas contam com programas de descontos, bolsas e financiamentos facilitados. Confira:

> Não perca a oportunidade de encontrar bolsas de estudo de até 80% para turbinar sua carreira!

Como funciona um doutorado a distância?

Além dessa nota do IGC, as instituições de ensino precisam garantir que as pesquisas realizadas em laboratórios, por exemplo, seja feitas presencialmente. Essa regra também se aplica para os seminários que costumam ser realizados durante a formação do doutorado.

Onde fazer doutorado a distância? - EAD

A grande vantagem mesmo é para o estudante que mora longe da sede da instituição de ensino. As universidades que possuem doutorado EAD disponibilizam polos de apoio em cada região do país. A contrapartida é que você perde a rotina de estudos do doutorado e precisará lidar com sua trajetória acadêmica de forma mais autônoma.

Isso significa que você poderá escolher qualquer local do país para dedicar-se ao seu projeto de pesquisa e à elaboração de uma tese. 

Para aderir ao projeto de doutorado a distância é preciso ter em mãos um diploma de outro curso de graduação já concluído. Em muitas instituições, você precisará realizar um teste de aptidão, o que um diploma de um mestrado também agrega bastante ao currículo. 

Qual é a metodologia de ensino aplicada no doutorado a distância?

A metodologia a distância respeita o fato de você ter diversos outros contextos na sua vida, que também precisam ser equilibrados. Qualificação e flexibilidade. Com isso, você ganha tempo. Para que ficar preso por horas no trânsito até se deslocar ao campus? Torna o processo todo menos estressante.

Você irá contar com uma oferta diversificada de formatos de conteúdo, distribuídos em vídeo aulas, fóruns, e-books, materiais didáticos de apoio, biblioteca virtual e arquivos de referência.

Além disso, existem sempre leituras complementares para o desenvolvimento da pesquisa. O doutorado é o estágio acadêmico que mais exige base teórica para conseguir desenvolver um raciocínio e conseguir comparar materiais para gerar algo de valor novo.

Esses serão os canais de comunicação durante o seu doutorado a distância. Você precisará usar essas ferramentas para conversar com professores e outros colegas de pesquisa. É na internet que todo o conteúdo estará disponível para você. 

Tanto as entregas, quanto o compartilhamento de conteúdo e as próprias aulas, vão acontecer nesse ambiente. Acostume-se com os tutores. Eles são fundamentais para você se dar bem no doutorado EAD. 

Sustentar 100% da sala de aula, constantemente, é muito difícil. A vida, uma cidade, pulsa, conta com imprevistos. Quem nunca ficou preso no trabalho, ilhado por conta da chuva ou tomou mais tempo que o devido por conta do trânsito?

A possibilidade de fazer as aulas em horários alternativos, de acordo com o seu ritmo, é com certeza uma das grandes vantagens de fazer um doutorado a distância. 

É aí que você entende que o ensino não é muito sobre imposição e sim sobre você no controle das decisões. Ditando como quer aprender e, sobretudo, compreender aquilo que está acontecendo.

Saiba que, em linhas gerais, por exigência do MEC, todo curso de doutorado a distância precisa ter:

  • Atividades e provas presenciais;
  • Qualificação presencial para a defesa da tese;
  • Apresentação presencial da tese.

Como é o processo seletivo de um doutorado a distância?

Tudo depende da instituição e também da modalidade do doutorado a distância. É bem importante avaliar a grade curricular e as exigências antes de dar sequência na sua decisão.

Além das instituições precisarem ser bem avaliadas pelo MEC para conseguirem oferecer o doutorado EAD, outra coisa não muda: em algumas instituições, é preciso fazer uma prova antes de ingressar no seu doutorado. Mas, de modo geral, o processo seletivo é formado por entrevistas, avaliação curricular e do projeto, bem como do domínio de idiomas estrangeiros.

Onde encontrar doutorado a distância?

É possível consultar uma lista com os cursos de doutorado a distância e presenciais recomendados pela Capes, ou seja, aqueles que tiveram pelo menos nota 3 (a avaliação da Capes vai de 1 a 7). No site da Capes você pode fazer uma pesquisa por área de conhecimento, região, instituição ou nota.

Leia mais: tudo sobre pós-graduação a distância

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário

Descubra a faculdade certa para você!